13 de setembro de 2010

Para Globo, trabalhar no governo é crime


Claro que os raros que tiverem saco de ler as reportagens irão encontrar argumentos cabulosos que tentam pintar o "filho de ex-braço direito de Dilma" como alguém feio e mau, mas concentre-se apenas nessa manchete. Não tem algo de humor nela? Primeiro pela precariedade conceitual do título: trabalhar no governo não é crime, de maneira que a pessoa que ver a manchete na banca de um jornal não entenderá nada. Uma manchete tem que ser minimamente explicativa, mas as denúncias de Veja & cia se tornaram tão bizantinas e misteriosas que os editores perderam as poucas noções de linguística que pareciam possuir. Depois reclamam que a massa ignara não entende os escândalos. Ora, eu sou leitor de Faulkner e não entendo porra nenhuma do que esses caras estão falando.

A obsessão de vincular Dilma a qualquer fato negativo produz esse tipo de bizarrice. Se você ler a matéria, verá que a coisa está mais para a seguinte situação: "amigo do filho da ex-secretária de Dilma atuava como lobbista". Ou seja, eles estão desesperados tentando encontrar um factóide qualquer para prejudicar a candidatura petista. O Globo hoje (como sempre) tem apenas manchetes negativas para Dilma. Maravilha. Quanto mais o Globo abraça Serra, mais o tucano afunda e arrasta os platinados. Trata-se de um lindo e romântico passeio de mãos dadas, na direção do brejo. É como se eles houvessem combinado o seguinte: é agora ou nunca! A capa está aí em cima. Vejam abaixo as outras manchetes da seção política.

Página 2:



Noblat cria teorias mirabolantes em torno de alguns tweets de Andre Vargas, secretário de Comunicação do PT. Deve ser legal ser blogueiro e colunista do Globo. Há liberdade total para imaginação. É melhor do que ser escritor, porque eles pagam um bom salário. Que eu me lembre, apenas o Jorge Amado teve uma vida boa assim, ele ganhava salário do Partido Comunista para escrever seus romances.

Página 3:


Se você ler a matéria, coisa que, imagino, nem todos devem fazer, encontrará boas respostas de Dilma, mas as manchetes são explicitamente acusatórias à ministra. A matéria abre com repercussões do último factóide da Veja, dada como fonte fidedigna e legítima. "Segundo a Veja" se tornou uma espécie de mantra sagrado da imprensa. Checar fatos? Conferir veracidade ou mesmo verossimilhança das notícias? Não precisa perder tempo com isso. Publica-se qualquer absurdo e se tasca no final um "segundo a Veja", de maneira que, se a matéria for desmentida posteriormente, a culpa é da Veja, que se tornou uma espécie de boi de piranha ou bucha de canhão da mídia corporativa.

Na página 4, ainda repercutindo o debate de ontem na Rede TV, mais dinamite na Dilma. Ao menos na manchete. Se você ler a matéria, encontrará um conteúdo razoável.


Página 5 traz anúncio de página inteira de carro.

Na página 6, começa a seção de Opinião do jornal. Traz um artigo interessante do folclórico filósofo gaúcho, o direitão Denis Rosenfeld. Nada como uma boa derrota para deixar o sujeito mais humilde e um pouco mais sábio, não é? Pinço alguns trechos:

Os prognósticos são de uma vitória avassaladora da aliança governamental, capitaneada pelo PT e pelo PMDB. A eleição presidencial está praticamente decidida, salvo se houver algum fato novo que prejudique seriamente a candidatura de Dilma. O episódio da Receita Federal, embora grave do ponto de vista da cidadania, não terá efeito eleitoral forte se não atingir um grão-petista diretamente envolvido na campanha presidencial. Não parece ser esse o caso mais provável.

(...)O PT e a base aliada, capitaneada por Lula, estão dando um espetáculo de competência.

(...)Mesmo para a conservação do seu pior lado, a democracia representativa deve ser preservada. Quero dizer com isto que o PMDB poderá vir a exercer um importante papel de moderação no próximo governo, compondo com o PT e com as oposições. E da renovação dessas últimas, dependerá a consolidação da democracia no país.

Rosenfeld sugere que a oposição ao governo da Dilma ficará a cargo do PMDB. É uma tese muito plausível, e creio que a partir de 2011 a mídia tentará de tudo para separar PT e PMDB, produzindo e maximizando as divergências entre os dois grandes partidos.

Na página 8, há artigos de opinião não relacionados ao momento político ou eleitoral. Por acaso, são artigos bem interessantes, um de Sergio Besserman sobre o problema da desigualdade no Brasil, outro de uma pianista brasileira, Simone Leitão, sobre a explosão do uso do piano na China, e uma resenha de Paul Schweitzer sobre o novo livro do famoso físico inglês Stephen Hawkings, onde se afirma que a teoria do Big Bang não precisa de Deus. Segundo a física quântica, o mundo pode ter perfeitamente surgido do nada absoluto.

A página 9, onde se publicam as cartas dos leitores, é integralmente ocupada por missivas anti-Dilma. Tem umas que são clássicas, vale a pena até reproduzir:


Sem comentários, né? Essa é a pirraça mais comum entre os serristas. Acho válido desconfiar de pesquisas, mas daí a falar que "nenhum conhecido seu" foi entrevistado, é demais. O Brasil tem 190 milhões de habitantes. Um instituto pode passar muito bem uns três séculos fazendo pesquisa sem entrevistar ninguém do círculo dessa senhora... mas ela não consegue entender... Depois de revelar tamanha ignorância, ainda se jacta de fazer parte dos 40% que "conseguem ver a triste realidade de ter Dilma como presidente."

Página 9, mais ataques que beneficiam Serra:


O engraçado é que os parentes de tucanos são todos envolvidos em grandes negociatas. A filha do Serra tinha uma firma para facilitar "licitações" e abriu uma empresa similar ao Serasa através da qual obteve e quebrou o sigilo bancário de 60 milhões de brasileiros, mas a mídia só está interessada no filho da secretária da ministra. Lendo a matéria do Globo, no entanto, tive dificuldade em localizar o que o filho da Erenice fez de errado. Quer dizer, a matéria dá a entender que alguma coisa ele fez de muito errado - e nos sentimos até inclinados a acreditar - mas não sabemos muito bem o que é. Nepotismo? Lobby? Tráfico de influência? A gente pode usar a imaginação: Erenice articulou para "dar um emprego" ao filho, Israel Guerra na Anac. E ele usou o seu parentesco com uma poderosa de Brasília para fazer lobby. Mas o lobby mesmo não é explicado; ao contrário, tem sido negado por todas as fontes mencionadas na reportagem da Veja.

Na página 10, mais chicotada no lombo da vovó Dilma.


A denúncia aqui, porém, é bem meia boca, porque envolve valores irrisórios e igualmente não trazem nenhuma prova de crime. O fato de um parente de Erenice prestar um serviço qualquer a uma autarquia federal, por um valor pequeno, não tem nada de estranho. A luta contra o nepotismo não pode se tornar uma coisa tão draconiana a ponto de uma pessoa com emprego público se tornar uma desgraça na família, impedindo qualquer um de prestar qualquer mínimo serviço ao principal empregador do país, os governos.

Página 11, anúncio de página inteira. Na página 12, mais granada na campanha de Dilma:

Publico abaixo um fácsímile ampliado dessa página, para vocês observarem bem a mimosa (e tradicionalóide) ilustração à matéria:


Na página 13, matéria sobre a prisão do governador do Amapá e na página 14 entrevista com um candidato do Rio de Janeiro. Fim da seção política. Fim de linha para o jornal Globo. A vitória de Dilma Rousseff terá um sabor especial para nós que, como blogueiros ou leitores de blogs, estamos de saco cheio da prepotência e radicalização ideológica do Globo. Poderíamos simplesmente ignorá-lo, mas vivemos cercado de gente repetindo como papagaios o que se imprime por ali. Não há saída, portanto, senão trabalhar para desconstruir as mentiras sistemáticas desse periódico medíocre e ultraconservador. É muito bom, portanto, que o Globo se associe de maneira tão orgânica à campanha de Serra, pois nos permite matar dois bezerros com uma cacetada só e no mesmo dia: 3 de outubro.

11 comentarios

Anônimo disse...

Parentes em cargos públicos existe desde 1500 quando os portugueses chegaram ao Brasil. No governo lula isso começou a mudar e precisa de fazer concurso para trabalhar em orgão público nada mais justo. O judiciário os juizes facilitam as provas para parentes e não acontece nada!

Renato disse...

Não sei com é a legislação a respeito, mas os regulamentos do serviço público certamente colocam restrições a contratos próximos com parentes idem, e etc. Certamente não se aplica a concursados. Mas, nem mesmo "de acordo com a veja", risos, ou dos jornalões, isso parece ser o caso... É ridículo. Patético. Engraçado. Mas também estressante. Eu já acordo pensando "muito bem, qual é a m* de hoje na capa do Globo (não meu, eu vejo o da vizinha)?".
Haja coração e saco! Como já disse em vários dos blogs: Tô velho pra isso!

Anônimo disse...

miguel,
"dois bezerros" pouco.
é imperativo eleger mercadante em são paulo.
se, a par disso, o psdb for derrotado tambem pelos mineiros,
estará morta a manada toda.

como ajuda humanitária,
deveriam conseguir uma vaga para fhc,
no RETIRO DOS ARTISTAS,
ala dos canastrões,
a ser consruida com recursos do MINHA CASA MINHA VIDA.

emerson57

Unknown disse...

ainda bem que cancelei minha assinatura desta bosta de jornal!!!

Anônimo disse...

O anônimo das 8,40 de hoje diz: Parentes em cargos públicos (sic) existe desde 1500 quando os portugueses chegaram ao Brasil. No governo lula isso começou a mudar e precisa de fazer concurso para trabalhar em orgão público nada mais justo.
Anônimo, te faço uma pergunta. Os 25.000 cargos de confiança criados no governo lulla foram ocupados por gente concursada ou por ptralhas ?
Realmente, seria justo se a ocupação desses cargos tivesse sido feita por gente que foi concursada. Mas a verdade é que tais cargos foram ocupados por gente do pt, por petralhas ou por seus apaniguados. Nem vc nem o Miguel podem contestar.
Mas, o caso não é sobre cargos públicos, é sobre parentes e parceiros que faturam milhões de reais vendendo facilidades. O caso do filho da erenice é classíco, assim como o caso do filho do lulla que era monitor de zoologico e virou milionário.
Em países sérios, dirigidos por gente séria isso seria motivo para demissão da "otoridade" ser defenestrada do cargo. Ou será que só esse "jenios" filhos de "otoridades" conseguem garimpar ouro onde só há pedras ?
O que me espanta é que petralhas acham normal essas falcatruas, mas quando eram oposição bradavam alto contra esse mesmo tipo de crime.
Por essa razão continuo dizendo.
FRALDAS E PETRALHAS ESTÃO SEMPRE ENVOLVIDOS EM MERDA.
Não que políticos de outras siglas sejam honestos, mas os ptralhas passaram dos limites.

VERA disse...

Ao ANÔNIMO das 2:18:
Não julgue as pessoas pelos seus! Procure saber quantos cargos comissionados tem o DESgoverno de SP e vc ficará envergonhado de vir aqui escrever "MERDA"! Acho que esse boçal pretende que os cargos de confiança do governo petista sejam preenchidos com os CORRUPTOS DEMOS-TUNGANOS, tipo: Arruda, Azeredo, Efraim, Yeda, GeRADdo-CDHU, Zé-pinóquio-ASTON, etc. Aliás, é justamente por isso e também pela INCOMPETÊNCIA que foram "defenestrados" do DESgoverno pelo povo brasileiro. E se quer ler loas a seus amiguinhos demos-tunganos, deveria visitar os Maisnadas da vida!

Joao Batista Barbosa disse...

Caro Miguel
Incrivel como essa midia golpista edita tudo contra a Dilma. Com relação ao comentário da carioca, o próprio nome dela já revela que é mais uma "bacana elistista e burguesa": Deborah, com "h" no final. Não é chique? americanizou o nome..kkk. Agora é ridiculo ver o Serra com aquela feiura tentando beijar a menininha..ela está com a cara de assustada na foto..reparou..kkkk

Anônimo disse...

A fábrica de dossiê do Zé Baixaria, cuja área da comunicação social é a Veja, onde o Reinaldo Azevedo é chefe, tem que fechar

#serracaluniador

Esse dossiê fajuto do Zé Baixaria é crime de calúnia, cadeia neste vagabundo e seus arapongas

O #serracaluniador bombou hoje na web, conforme nos relata o blogueiro Rodrigo Vianna/Escrevinhador

Palavras do Rodrigo Vianna:

Renato Rovai, editor da revista Fórum, lembra outra resposta dada por Dilma: A petista diz que ele vive acusando-a de caluniadora, mas que caluniador é ele. A candidata cedeu um direito de resposta ao tucano, mas lhe deu uma bofetada política forte.

O assunto repercutiu no Twitter, “Serra caluniador” foi um dos temas mais comentados e ironizado na rede. Os usuários aproveitaram a resposta da Dilma para relembrar as acusações sem fundamento do candidato

http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/presidenciaveis-fazem-debate-morno-dilma-melhora-e-serra-e-destaque-no-twitter.html


Grato,
IV Avatar

VERA disse...

Essa garotinha que o Zé Baixaria está carregando deve ser pobre. Vcs veem como ele afasta o rosto pra não encostar no da garotinha? Os tunganos têm nojo de pobre!

Anônimo disse...

Nem o Montenegro/IBOPE acredita mais na vitória de Serra:

Montenegro diz que Dilma “quase nocauteou” Serra no debate da Rede TV!
“Até eu que não morria de amores por ela estou começando a gostar”
Do presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, ao Poder Online, sobre o debate de ontem, da Rede TV!/Folha de S.Paulo:“


Foi um debate muito tenso, mas acho que a Dilma Rousseff se saiu muito bem. Melhor do que os outros.
Primeiro, porque todos preferem formular perguntas a ela, e acaba que a candidata do governo tem muito mais exposição que os outros. O debate vira uma grande entrevista da Dilma.
Depois, porque ela soube lidar com as características de cada um dos adversários: brincou com as brincadeiras do Plínio de Arruda Sampaio; foi simpática com a Marina Silva, que é mulher como ela e participou do mesmo governo; e, sobretudo, encarou o José Serra com altivez.
No caso do Serra, a Dilma deu-lhe uma pancada que o deixou até meio desconcertado. Foi na hora em que ele falou do Irã, e ela respondeu que os EUA se deram mal em tratar os árabes com soberba. Ela conseguiu fazer a ligação entre a soberba americana e a soberba do Serra. Acho que ali ele quase foi a nocaute.
Por fim, essa história de quebra de sigilos, denúncias contra a sucessora dela no ministério, ataques sistemáticos… Isso tudo está tornando a Dilma uma vítima das elites. Ela está até ficando mais humana, mais simpática.
Eu mesmo, que não morria de amores por ela, estou começando a gostar. Ela está se mostrando mais preparada do que eu esperava.
E estou começando a sentir pena do cerco que a mídia está fazendo. Parece que esse negócio de democracia só é aceito por determinados setores quando eles estão vencendo…

Autor: Tales Faria


Poder Online iG

FONTE: http://amoralnato.blogspot.com/

Grato,
IV Avatar

Paulo Cavalcanti disse...

Ué, mais o "braço direito" da Dilma, não era o Zé Dirceu? Afinal, quanto braços direitos tem essa mulher?

Postar um comentário