7 de setembro de 2010

A mídia e os blogueiros

Eu mesmo não achava que a blogosfera fosse ser tão influente nessas eleições. Para mim, ela teria importância em dar coesão política e ideológica aos núcleos de opinião, como de fato faz, mas não que pautasse e, pior (ou melhor), que intimidasse a grande mídia, como tem acontecido.

Ontem, para vocês terem uma idéia, Ricardo Noblat, que já foi o principal blogueiro político do país, possui coluna no jornal Globo e tem suas opiniões sempre publicadas em destaque no site do jornal, bateu boca com esse humilde blogueiro. Explico melhor.

Noblat publicou um post intitulado: "Dilma cai em pesquisa interna do PT". E divulgou-o no Twitter.

Todo mundo que segue o Noblat foi lá conferir. O título era sensacionalista, o conteúdo era mentiroso. Publico apenas o trecho inicial:

Acendeu a luz vermelha dentro do comando da campanha de Dilma Rousseff.

Pesquisa para consumo interno registrou uma queda de 10 pontos da candidata entre os chamados "formadores de opinião".

Nada a ver com políticos ou jornalistas. Mas com pessoas que dentro de seus grupos sociais costumam influenciar a opinião dos outros.

Eu li aquilo e até acreditei que pudesse ser verdade. Já expliquei que não trabalho na base do "acredito" ou "não acredito". Uso apenas meu bom senso e julgo se a notícia é verossímil ou não. Sou extremamente escaldado com esse mundinho da política e não descarto nada. Cheguei a comentar no Twitter que podia ser verdade, depois de tantos factóides.

Alguns minutos depois, porém, o presidente do PT surge no Twitter desmentindo enfaticamente a mensagem de Noblat, que também rebateu de pronto:


Irritou-me um pouco a arrogância de Noblat, de pretender conhecer melhor as "pesquisas internas" do PT do que o próprio presidente da legenda e me manifestei:


Disse uma mentira? Afinal o Noblat pode até ter conseguido informação sigilosa (termo perigoso hoje em dia) de algum petista ou pseudo-petista, mas deveria ter a sensatez, ou honradez, de divulgar que o próprio presidente do PT negava a pesquisa. Ora, o presidente do PT estava ali, dando uma informação, disposto mesmo a ser entrevistado e consultado. O que faz Noblat?: esnoba a fonte mais importante do PT, que é seu presidente, para dar crédito à uma história anônima, cuja origem ou fonte ele não dá sequer a mais remota pista.

Mesmo assim, ele, Noblat, se dá ao trabalho de me responder. E a conversa logo descambou para um semi-barraco virtual:






Ora, eu não sou burro. Eu sei que um dirigente partidário sofre restrições políticas. Isso é óbvio. Ele não pode falar mal do próprio partido, nem dar informações constrangedoras, do tipo: ontem fulaninho do PT encheu a cara de cachaça numa festa, ou sicrano do PT foi internado por overdose de cocaína, ou beltrano do PT foi traído pela mulher, enfim, não pode, por razões de fidelidade partidária ou mesmo por simples lealdade entre amigos, revelar fatos negativos de seus companheiros.

A informação de Noblat, porém, tem poder de influenciar as eleições. Noblat deveria, no mínimo, ter tentado confirmar isso, e, no caso de negativa, ter informado, no mesmo post, que a pesquisa não fora confirmada. Ou então, após a manifestação de Dutra, poderia ter publicado, em seu blog, que o dirigente negava aquela pesquisa. Isso sim seria ético. Ora, se o presidente do PT afirma que a informação acerca de uma pesquisa interna não procede, um jornal deve, no mínimo, dizer isso a seus leitores: tal informação é negada pelo presidente da legenda. Afinal, é uma pesquisa interna do partido.

A informação de Noblat logo virou chacota no Twitter. Eu mesmo respondi o seguinte a uma pergunta de um amigo sobre o democrata cristão Eymael, candidato a presidente da república:



Pois bem, depois das peraltices de Noblat ontem, nesta terça-feira foi a vez do indefectível Merval atacar a blogosfera, no texto-xarope "Lula rebaixa a cidadania". Leiam um trecho:

Há também o raciocínio segundo o qual como apenas 40 milhões de brasileiros declaram o Imposto de Renda, a imensa maioria dos eleitores não estaria preocupada com o assunto.

Para se ter uma noção do que esse raciocínio perverso embute, dos 130 milhões de eleitores, cerca de 60% são formados por analfabetos, analfabetos funcionais ou pessoas que não completaram o ensino fundamental.

Ora, a esta altura dos acontecimentos, todo cidadão de boa-fé e minimamente informado sabe que os dados colhidos em diversas instâncias da Receita Federal, em várias partes do país, estão espalhados em diversos documentos que circularam no comitê da candidata oficial Dilma Rousseff.

Não foram usados formalmente, nem nunca seriam, pois trata-se de material ilegal. Mas estão sendo espalhados há muito tempo em diversos blogs e continuam sendo usados com insinuações contra as vítimas dos atentados.

É muito cara-de-pau. Ele volta a bater na tecla, de forma implícita, de que só analfabetos funcionais apóiam Lula e votarão em Dilma.

Ora, eu tenho duas empresas. Por enquanto não ganho quase nada com elas. Só pago imposto. Uma delas, que não está no Super Simples, tem me consumido milhares de reais nos últimos anos, apenas em impostos misteriosos dos anos 90 e início dos anos 2000. Eu pago tudo certinho, mas sempre aparece mais. E, no entanto, não estou nem aí para esse escândalo do sigilo. Quer dizer, acho um absurdo e tal e também quero que a Polícia Federal desbarate as quadrilhas que violam sigilo dos outros, mas não estou preocupado a ponto de isso alterar minhas posições políticas. Sei que são coisas que poderiam ter acontecido nos governos Itamar, Collor ou FHC.

E sou um sujeito extremamente bem informado. Leio muito mais jornais do que eu deveria. Não fosse essa tensão horrível de ver o noticiário manipulado diariamente, eu poderia fazer coisas mais agradáveis e úteis a meu bem estar psicológico, como escrever poesia ruim, ou financeiro, como estudar para meu mestrado e virar professor. Mas não, aqui estou eu lendo vários jornais, dezenas de blogs, enfiado no Twitter o dia inteiro, e vem esse infeliz, esse golpista canalha, dizer que "todo cidadão de boa-fé e minimamente informado sabe que os dados colhidos em diversas instâncias da Receita Federal, em várias partes do país, estão espalhados em diversos documentos que circularam no comitê da candidata oficial Dilma Rousseff".

Cidadão de boa-fé? Esse não seria um sinônimo para "homens bons da pátria", conceito tão querido a nosso heróico e retumbante Professor Hariovaldo? "Minimamente informado"? Esses não seriam os tolinhos que lêem exclusivamente O Globo e que, a meu ver, são as pessoas mais melancolicamente desinformadas do mundo?

Por fim, Merval ataca os blogs com uma mentira e uma calúnia odiosas:

Não foram usados [os dados colhidos na Receita] formalmente, nem nunca seriam, pois trata-se de material ilegal. Mas estão sendo espalhados há muito tempo em diversos blogs e continuam sendo usados com insinuações contra as vítimas dos atentados.

Que safado! Eu desafio esse pilantra a mostrar um blog que tenha publicado "dados colhidos na Receita" de algum tucano. Tudo que se publicou (não no Óleo, mas em outros blogs) são dados disponíveis na internet, ao alcance de qualquer um, em geral trechos de processos administrativos, pedaços de documentos de CPIs antigas, etc. É incrível. Merval finge desconhecer a internet, onde basta você digitar o nome da pessoa no Google para aparecer tudo sobre ela, ainda mais quando se trata de figura pública, que tem seus dados repetidamente publicados em documentos disponíveis em sites de instituições. Vou ensinar ao Merval como se faz:
  1. Entre no Google.
  2. Clique em Pesquisa Avançada
  3. No item "Formato de Arquivo", escolha o formato PDF, que é o mais comum para documentos públicos.
  4. No campo de busca, digite o nome da pessoa e a palavra CPF. Por exemplo: "Eduardo Jorge, CPF". 
  5. O primeiro documento mostrado já lhe mostrará o CPF do Eduardo. Você pode pegar esse CPF, entrar no site da Receita e pesquisar o cadastro do tucano, como eu fiz rapidamente aí abaixo.
  6. Da mesma forma, você pode ter acesso a documentos de processos judiciais, tanto aqui como no exterior. É isso que alguns blogs fazem. Ninguém "viola" dados sigilosos, como você absurdamente acusa. Os blogs são tocados por pessoas simples, civis sem recursos nem especialização em espionagem. Fazem-no por curiosidade, cidadania, diversão, ócio, militância, ou por motivos que não lhe interessam. 

Os jornais publicam dados sigilosos de cidadãos brasileiros há anos, e nunca se levantou uma voz de protesto entre editorialistas e colunistas. Em 2009, por exemplo, a mídia fez uma orgia com os dados fiscais dos diretores da Petrobrás. É só aparecer um dado sigiloso de um tucano (que pelo jeito é mais cidadão que outros) que os jornais passam a caluniar TODOS os seus adversários: Lula, campanha de Dilma, blogueiros. Todos nos tornamos criminosos.

Não tenho estrutura, tempo ou saco para processar Merval Pereira. Deixo, no entanto, um protesto formal contra essas acusações sistemáticas que Merval, imitando José Serra, faz aos blogueiros.

Para cúmulo da hipocrisia, soubemos que no Rio Grande do Sul, um agente de segurança do gabinete da governadora Yeda Crusius, do PSDB, violou dados sigilosos do petista Tarso Genro e até de crianças de oito anos, filhos de parlamentares. E o que fez O Globo, no Jornal Nacional de ontem? Disse que o tal agente espionou também Yeda Crusius! Ora, ele pode até ter acessado os dados da governadora, mas ele era  intimamente ligado à ela! A resposabilidade deve ser imputada à ela, portanto, e ao PSDB!

25 comentarios

Anônimo disse...

Os carcarás, votantes no Serra ou PSDB são:
- Aposentados pelas forças armadas que tem suas filhas solteiras recebendo aposentadorias vitalicia não podendo casar, pois casando perde.
- Políticos por este país afora que recebem aposentadoria por ser prefieto por um dia ou nossas assembléias pelo brasil afora que sempre fizeram lei em benefício próprio.
- Os preconceituosos.
- Os que tem dinheiro guardando em bancos no exterior.
- Jornalistas alinhados "puxa saco" do patrão.
- os que tem residencia e patrimônio fora do Brasil.
-Poder judiciário que tem aposentadorias gorda chegando até 50.000,00 mês.
- etc, etc, etc.
VAMOS ME AJUDE A COMPLETAR ESTA LISTA DE VOTANTES EM SERRA.
Essas pessoas são as que tem medo de perder a boquinha na teta do governo! Por isso votam em serra, as que não estão mamando na teta e que votava em serra estão vendo como o país mudou nestes 7 anos e meio e estão mudando seus votos.
Acordem jornalistas da "grande mìdia paulista e carioca". O povo não é mais tolo.

Anônimo disse...

Nao perco tempo com estes fascistas.
Nas verdade, fico sabendo mais deles, via blogosfera, do q diretamente deles.

Nao os qestiono - qerem mídia, aparecer, bas fond.

E eu, modestamente, qero q se fodam - bem a lá 7 de setembro: em verde e amareleo.

Dilma NAO é a candidata deles.

O PT NAO é o partido q eles qerem no poder. Jamais será o partido deles.

Lula NUNCA foi digerido por essa cambada de idiotas metidos bregas metidos a "high tech".

Twitter + Facebook + ICQ + SMS + fodam-se.

Nem sao urna, nem dao voto, nem falam por candidatos.

A crasse mérdia urbana pasmada sim, essa adora essa tralha pseudo modersnista como "info".

Vade retro.

Coo os imbecís vira latas adoram falar: "é coisa de 1ro mundo" (sc).

Inté,
Murilo

Anônimo disse...

Essa imprensa brasileira me dá nojo.
Tem que ter estomago para acompanhá-la.
Eu o parabenizo por esta nota, que recoloca a verdade.
Globo, Estadão, Folhão, Vejazinha só servem para que a verdade não seja dita.
Uma lei de meios deve vir, para que uma imprensa, arejada possa nascer neste país.
Esses órgãos tem que ter a maior liberdade para fecharem, é uma questão de tempo, apesar da insistência de seus patrocinadores em prolongar a vida dos mesmos.
Esse Noblat é daqueles jornalistas daninhos.

Luis disse...

É só seguir o tracking diário do Vox Populi que acaba logo essa palhaçada. Abs

Bruno Barros disse...

Excelente blog, Miguel.

É impressionante como jornalista pode tudo, inclusive divulgar dados sigilosos de outrem sem ser questionado sobre a origem da informação.

Anônimo disse...

Você percebeu quem é o autor da matéria do Correio Brasiliense sobre diretores da Petrobrás? Pois é, ele mesmo, o indefectível Amaury Jr... Curioso, não?

Rildo Ferreira disse...

Miguel, lendo o seu artigo você me deu uma excelente ideia.

Já pensou se todos nós, de todos os municípios da Federação, numa ação coletiva e pontuada, fizéssemos uma consulta à Receita Federal do CPF do Eduardo Jorge?

A gente prova que qualquer um pode fazer isso, já que eles não querem enxergar isso.

Rildo Ferreira disse...

PS.
Desculpe voltar, mas esqueci de comentar sobre o inigualável Noblá, blá, blá...

Seguindo o raciocínio e a lógica jornalística dele, qualquer outro jornalista blogueiro, se valendo de fontes fidedignas e altamente confiáveis, mas irreveláveis, pode dizer que ele, Noblá, blá, blá, está envolvido na produção de dossiês contra o tucano para culpar petistas. É isso?

VERA disse...

Meu ÓDIO pelos demos-tunganos, por essa mídia nazi-racista e seus lacaios vira-latas a cada dia aumenta mais!

Anônimo disse...

Nossa, é muita cara de pau, até os arapongas da Yeda são coisa da Dilma

Logo logo vão achar uma ficha de filiação ao Pt

Anônimo disse...

Estes meios de comunicação recebera bilhões do governo de SP, por isso amam o SErra

Caripuna disse...

Miguel, a Certidão do TRE mas confunde do que esclarece, sobre a filiação partidária de Atella em relação com sua inscrição de eleitor.

Há equívoco na compreensão dos fatos, uma confusão entre o significado dos atos que o Cartório Eleitoral executa e aqueles que a Secretaria do Partido

Político pratica. São coisas diferentes, que cumprem função simbólica também diferenciada. Servem para representar fatos, que podem ser falsos ou

verdadeiros na sua experiência prática. Exemplo: filiado a partido que não paga a contribuição mensal ou não participa da militância. A ficha de filiação,

aí, é mero ato cartorial de conteúdo informacional falso.

Para entender o que aconteceu no imbróglio acima.

- Atella realmente se filiou em 20.10.2003. O título de Eleitor era registrado no Cartório Eleitoral de Mauá. A ficha de filiação ao Partido, também foi

feita em Mauá.
- (o PT/Mauá comunicou a filiação ao Cartório/Mauá, remetendo a ficha de filiação e indicando nº de seu título eleitor da 217ª Zona Eleitoral de Mauá).
- O cartório da 217ª conferiu a listagem de eleitor, e confirmou que os dados batiam: registrou a filiação partidária de Atella, incluindo seu nome e dados

no banco de dados.
- A justiça é inerte: Esses dados permanecerão no banco, até que o Partido comunique a Justiça Eleitoral qualquer alteração no estado de filiação (expulsão,

desfiliação ou comunicação de outro partido informando filiação em nova legenda)
- Alteração: em 10.4.2006 Atella transferiu o seu título de eleitor (inscrição e transferência é ato do eleitor, não do partido) para o Cartório da 183 Zona

Eleitoral do Município de Ribeirão Pires. Certamente, ao fazer isso deixou (omitiu-se) de fazer a necessária comunicação da mudança ao Partido a que estava

filiado e/ou ao Cartório onde estava registrada a sua ficha de filiação partidária. Consequentemente, nenhum desses dois sistemas burocráticos (à época sob

o controle da percepção humana) enxergou essa movimentação do registro do titulo de eleitor.
- Três anos se passaram e veio o Recadastramento de Eleitores Filiados a Partido Político, em 2009.
- O Partido faz a Listagem de seus Eleitores, por município ou comarca e a remete para as Zonas Eleitorais respectivas para que o TRE inclua essas listagens

no Sistema de Controle Informatizado de base única. O computador enxerga a todos e cruza todos os dados com precisão matemática binária. Nessa nova fase de

informatização, o sistema enxerga tudo!

- Na secretaria do Partido, o computador percebeu que o nome do cara estava errado, não batia com o que estava no título de eleitor. Conseqüência: retira o

cara da listagem que vai para o TRE
- No TRE, o sistema detecta duas coisas: a) que o nome de Atella não estava na listagem do Partido: b) que o Atela não pertencia mais à 217ª Zona Eleitoral

de Mauá porque tinha transferido seu registro de eleitor para a 183 de de Ribeirão Pires.

E aí, meu?
Onde está a mentira, onde é possível um desmentido? Cada órgão desse cuida de coisa diferente. O TRE cuida de registro de eleitor em sua listagem de

cidadania. O Partido cuida de registro de filiado e tem sua listagem de contribuintes e/ou militantes. O TRE faz controle da listagem de filiados a

partidos, para prevenir lesão de direitos nos conflitos entre filiados e partidos. Mas o computador só inclui filiado se o partido requerer a inclusão no

banco de dados; só exclui do bando de dados, se o próprio eleitor, o partido ou o juiz eleitoral mandar excluir. Se ninguém tomar iniciativa, fica lá para

todo e sempre. Ou até que se faça, novamente, um recadastramento de eleitores, cruzando com a listagem enviada pelo partido, de seus filiados.

O PT de Mauá não incluiu o nome de Atella na listagem do recadastramento, porque o nome estava errado... Qual o problema, isso prova o quê? Que a Dilma é

responsável pela queda do meteoro que extinguiu os Dinossauros?

Aí já é querer folheiar demais...

Adriano Matos disse...

Interessante, anônimo. A matéria da remuneração dos diretores da petrobrás é do Amaury Jr, mesmo. Faltou na matéria uma comparação com a remuneração de diretores de gigantes do setor exclusivamente privado como Coca-cola, Ambev, Pãoo de Açúcar, etc.

Caripuna disse...

Miguel,
A certidão do TRE mais confunde que ajuda a entender o caso da filiação partidária em relação com a mudança do registro eleitoral de Atella, fato que deu causa à exclusão de seu nome do banco de dados de filiados do PT de Mauá.


Há equívoco na compreensão dos fatos, uma confusão entre o significado dos atos que o Cartório Eleitoral executa e aqueles que a Secretaria do Partido Político pratica. São coisas diferentes, que cumprem função simbólica também diferenciada. Servem para representar fatos, que podem ser falsos ou verdadeiros na sua experiência prática. Exemplo: filiado a partido que não paga a contribuição mensal ou não participa da militância. A ficha de filiação, aí, é mero ato cartorial de conteúdo informacional falso.

Para entender o que aconteceu no imbróglio acima.

- Atella realmente se filiou em 20.10.2003. O título de Eleitor era registrado no Cartório Eleitoral de Mauá. A ficha de filiação ao Partido, também foi feita em Mauá.
- (o PT/Mauá comunicou a filiação ao Cartório/Mauá, remetendo a ficha de filiação e indicando nº de seu título eleitor da 217ª Zona Eleitoral de Mauá).
- O cartório da 217ª conferiu a listagem de eleitor, e confirmou que os dados batiam: registrou a filiação partidária de Atella, incluindo seu nome e dados no banco de dados.
- A justiça é inerte: Esses dados permanecerão no banco, até que o Partido comunique a Justiça Eleitoral qualquer alteração no estado de filiação (expulsão, desfiliação ou comunicação de outro partido informando filiação em nova legenda)
- Alteração: em 10.4.2006 Atella transferiu o seu título de eleitor (inscrição e transferência é ato do eleitor, não do partido) para o Cartório da 183 Zona Eleitoral do Município de Ribeirão Pires. Certamente, ao fazer isso deixou (omitiu-se) de fazer a necessária comunicação da mudança ao Partido a que estava filiado e/ou ao Cartório onde estava registrada a sua ficha de filiação partidária. Consequentemente, nenhum desses dois sistemas burocráticos (à época sob o controle da percepção humana) enxergou essa movimentação do registro do titulo de eleitor.
- Três anos se passaram e veio o Recadastramento de Eleitores Filiados a Partido Político, em 2009.
- O Partido faz a Listagem de seus Eleitores, por município ou comarca e a remete para as Zonas Eleitorais respectivas para que o TRE inclua essas listagens no Sistema de Controle Informatizado de base única. O computador enxerga a todos e cruza todos os dados com precisão matemática binária. Nessa nova fase de informatização, o sistema enxerga tudo!

- Na secretaria do Partido, o computador percebeu que o nome do cara estava errado, não batia com o que estava no título de eleitor. Conseqüência: retira o cara da listagem que vai para o TRE
- No TRE, o sistema detecta duas coisas: a) que o nome de Atella não estava na listagem do Partido: b) que o Atela não pertencia mais à 217ª Zona Eleitoral de Mauá porque tinha transferido seu registro de eleitor para a 183 de de Ribeirão Pires.

E aí, meu?
Onde está a mentira, onde é possível um desmentido? Cada órgão desse cuida de coisa diferente. O TRE cuida de registro de eleitor em sua listagem de cidadania. O Partido cuida de registro de filiado e tem sua listagem de contribuintes e/ou militantes. O TRE faz controle da listagem de filiados a partidos, para prevenir lesão de direitos nos conflitos entre filiados e partidos. Mas o computador só inclui filiado se o partido requerer a inclusão no banco de dados; só exclui do bando de dados, se o próprio eleitor, o partido ou o juiz eleitoral mandar excluir. Se ninguém tomar iniciativa, fica lá para todo e sempre. Ou até que se faça, novamente, um recadastramento de eleitores, cruzando com a listagem enviada pelo partido, de seus filiados.

O PT de Mauá não incluiu o nome de Atella na listagem do recadastramento, porque o nome estava errado... Qual o problema, isso prova o quê? Que a Dilma é responsável pela queda do meteoro que extinguiu os Dinossauros?

Aí já é querer folheiar demais...

Caripuna disse...

Miguel,

A certidão do TRE deixa margem à dúvida ao tratar do caso de filiação partidária em relação com a inscrição de eleitor de Atella.

Há equívoco na compreensão dos fatos, uma confusão entre o significado dos atos que o Cartório Eleitoral executa e aqueles que a Secretaria do Partido Político pratica. São coisas diferentes, que cumprem função simbólica também diferenciada. Servem para representar fatos, que podem ser falsos ou verdadeiros na sua experiência prática. Exemplo: filiado a partido que não paga a contribuição mensal ou não participa da militância. A ficha de filiação, aí, é mero ato cartorial de conteúdo informacional falso.

Para entender o que aconteceu no imbróglio acima.

- Atella realmente se filiou em 20.10.2003. O título de Eleitor era registrado no Cartório Eleitoral de Mauá. A ficha de filiação ao Partido, também foi feita em Mauá.
- (o PT/Mauá comunicou a filiação ao Cartório/Mauá, remetendo a ficha de filiação e indicando nº de seu título eleitor da 217ª Zona Eleitoral de Mauá).
- O cartório da 217ª conferiu a listagem de eleitor, e confirmou que os dados batiam: registrou a filiação partidária de Atella, incluindo seu nome e dados no banco de dados.
- A justiça é inerte: Esses dados permanecerão no banco, até que o Partido comunique a Justiça Eleitoral qualquer alteração no estado de filiação (expulsão, desfiliação ou comunicação de outro partido informando filiação em nova legenda)
- Alteração: em 10.4.2006 Atella transferiu o seu título de eleitor (inscrição e transferência é ato do eleitor, não do partido) para o Cartório da 183 Zona Eleitoral do Município de Ribeirão Pires. Certamente, ao fazer isso deixou (omitiu-se) de fazer a necessária comunicação da mudança ao Partido a que estava filiado e/ou ao Cartório onde estava registrada a sua ficha de filiação partidária. Consequentemente, nenhum desses dois sistemas burocráticos (à época sob o controle da percepção humana) enxergou essa movimentação do registro do titulo de eleitor.
- Três anos se passaram e veio o Recadastramento de Eleitores Filiados a Partido Político, em 2009.
- O Partido faz a Listagem de seus Eleitores, por município ou comarca e a remete para as Zonas Eleitorais respectivas para que o TRE inclua essas listagens no Sistema de Controle Informatizado de base única. O computador enxerga a todos e cruza todos os dados com precisão matemática binária. Nessa nova fase de informatização, o sistema enxerga tudo!

- Na secretaria do Partido, o computador percebeu que o nome do cara estava errado, não batia com o que estava no título de eleitor. Conseqüência: retira o cara da listagem que vai para o TRE
- No TRE, o sistema detecta duas coisas: a) que o nome de Atella não estava na listagem do Partido: b) que o Atela não pertencia mais à 217ª Zona Eleitoral de Mauá porque tinha transferido seu registro de eleitor para a 183 de de Ribeirão Pires.

E aí, meu?
Onde está a mentira, onde é possível um desmentido? Cada órgão desse cuida de coisa diferente. O TRE cuida de registro de eleitor em sua listagem de cidadania. O Partido cuida de registro de filiado e tem sua listagem de contribuintes e/ou militantes. O TRE faz controle da listagem de filiados a partidos, para prevenir lesão de direitos nos conflitos entre filiados e partidos. Mas o computador só inclui filiado se o partido requerer a inclusão no banco de dados; só exclui do bando de dados, se o próprio eleitor, o partido ou o juiz eleitoral mandar excluir. Se ninguém tomar iniciativa, fica lá para todo e sempre. Ou até que se faça, novamente, um recadastramento de eleitores, cruzando com a listagem enviada pelo partido, de seus filiados.

O PT de Mauá não incluiu o nome de Atella na listagem do recadastramento, porque o nome estava errado... Qual o problema, isso prova o quê? Que a Dilma é responsável pela queda do meteoro que extinguiu os Dinossauros?

Aí já é querer folheiar demais...

Anônimo disse...

miguel,
"dilma vai ganhar no primeiro turno"
esse é o argumento definitivo.
contra este nem merdal pedreira nem uncle king, nem noblablabla ou assemelhados podem.

MENTIRA quando declarou que não tem insonia,
dilma no primeiro turno,
a verdadeira "dor de cabeça" da direitaça e congêneres.

mas vai ficar pior para eles
depois que MERCADANTE ganhar em são paulo.

emerson57

Soldadonofront disse...

Caro Miguel do Rosário,

Qual "queda de 10 pontos da candidata entre os chamados formadores de opinião", seria esta que se refere blábláblá?

Entre os chamados formadores de opinião (os tradicionais) Dilma nunca subiu, então como poderia ter queda?

!!@v@nte!!

Luiz Monteiro de Barros disse...

MIguel só me esclarece. Desde a ultima postagem no grupo do Google em 30/08 não houve mais carta diarias. É lá que me inscrevi com o hot mail. Vc depois deu intruções sobre uma Carta Premium que linkava para que me inscrevesse pelo Gmail. Fui fazendo mas abortei pois ele pergunta se quero agora adotar o endereço G mail. Fiquei com receio pois o meu hot mail é pelo Windows Live hot mail. Desculpe se não ficou claro. Não publique se quizer

Paulo Nolasco disse...

Isto é internet, eu sigo e leio quem eu quero, e é isto que esta fazendo a diferença.
Até motivo em contrário, entre o que eu leio no blog do Noblat e no seu, com certeza, acredito no seu.

Anônimo disse...

Marcos da Silva.
Ontem no Roda Viva, com Demétrio Magnoli, o pgm bateu no mesmo tema, com se o PT e Dilma fossem os culpados pela violação do sigilo.

zuleica jorgensen m nascimento disse...

Miguel,
O Tijolaço, do Brizola Neto, postou hoje uma matéria sobre quebra de sigilo fiscal no governo FHC. Reproduz, inclusive, uma página da "grande imprensa" tratando do assunto. Ele, o BZ, pergunta o óbvio: será que, na época, a violação do sigilo era também bandidagem do presidente da república?

Patrícia disse...

Olha, em relação ao Merval só posso passar adiante uma idéia que infelizmente não é minha e,lamentavelmente, não lembro onde li.
MERVAL NO SAIA JUSTA. EU APÓIO ESTA IDÉIA.

Miguel do Rosário disse...

Oi Luiz Monteiro de Barros, vou verificar pq você não está recebendo as Cartas Diárias. E te mando email. Abraços.

Anônimo disse...

Oi Miguel, voltei. Estive fora do país por uns dias. Já estou me preparando para ir morar "fora" se a candidata do lulla ganhar.
Tenho lido que o lulla e o dutra estão tentando colocar panos quentes no caso da invasão de privacidade dizendo que isso não é nada. Bem, lembro (era muito jovem mas lembro bem) que esse mesmo lulla e esse mesmo dutra disseram cobras e lagartos acusando a tudo e a todos em 1998 sobre um caso supostamente igual. O lulla tem sorte por não ter surgido na oposição alguem tão raivoso quanto ele, que disse cobra e lagartos de tudo e de todos.
O lulla é um indivíduo de sorte. Pegou o Brasil pronto, com tudo já feito pelo FHC e se apossou de tudo como se alguma coisa tivesse feito.
Pena que o Serra não seja um Carlos Lacerda para mandar o lulla parar de mentir, para desmentir a dilma ao vivo quando ela afirma que fez o que não fez. (outra mentirosa)
Bem, eu sempre disse: O pt E AS FRALDAS TÃO SEMPRE ENVOLTAS EM MERDA.
Tou me preparando para cair fora, não vou suportar um novo governo baseado em mentiras.

Miguel do Rosário disse...

anonimo, a porta da casa é serventia da casa. tchau.

Postar um comentário