24 de setembro de 2010

É hora de intensificar a campanha

Segundo o Ibope divulgado há pouco, Dilma ainda vence com folga no primeiro turno (50 X 28), mas sua vantagem sobre os demais candidatos diminuiu de 14 para 9 pontos. Em vista disso, andei pensando: acho mais prudente prepararmos o espírito para a possibilidade de segundo turno. Ou antes, temos de redobrar os esforços de contenção de danos dos ataques midiáticos, que devem recrudescer nos próximos dias, e intensificar a campanha junto a conhecidos, amigos e parentes, dentro e fora de casa, para tentar recuperar o terreno perdido. Usemos essas pesquisas para reanimar a militância pró-Dilma. Ainda temos uma semana de luta intensa. Armem-se com as armas de Jorge e sigam em frente!

Entretanto é necessário desde já iniciar uma operação de blindagem psicológica. Não podemos deixar que um eventual segundo turno soe como derrota. Num eventual segundo turno, Dilma mantém uma liderança isolada (54 X 32) e sua campanha tem tido um desempenho muito superior a de seu principal adversário. Teríamos mais algumas semanas de luta, sofridas, mas quanto mais difícil a vitória, mais saborosa e mais digna ela é.

Acredito numa vitória no primeiro turno. Dilma tem 55% dos votos válidos, ou seja, tem ainda bastante gordura para queimar. Lembrem-se contudo que o governo Dilma começa apenas em janeiro de 2011. Tanto faz ganhar no início ou no final de outubro.

22 comentarios

Clique aqui para ver o video disse...

Eu estou animado para o segundo turno, se houver, o povo idem, a população vai assumir a candidatura de Dilma com entusiasmo

Como o cordelista Bule Bule nesta homenagem a Dilma
http://www.youtube.com/watch?v=x3NGX30SXOE&feature=player_embedded

Layla disse...

não vai haver segundo turno... a diferença pró Dilma ainda é grande 9 pts percentuais sobre a soma dos demais candidatos..em 7 dias ela perdeu 1 ponto...teria que perder agora 1 pt por dia, para outro candidato qq...

Dilma vence no primeiro turno!

Miguel do Rosário disse...

layla, dei uma guaribada no texto. acho que ficou melhor agora.

X-MAN disse...

Por outro lado temos que nos preparar para um cada vez mais possivel segundo turno em sp.

ALEX disse...

ENQUANTO ISSO, AQUI EM SAMPA, FOLHA MATA O SENADOR TUMA. POR ENGANO!


Folha “mata” o senador Romeu Tuma, depois de assassinar o jornalismo

publicada sexta-feira, 24/09/2010 às 20:23 e atualizada sexta-feira, 24/09/2010 às 20:53

A noticia saiu, pouco depois das 19h, no twitter da “Folha Poder” – aquele mesmo que andou batendo boca com leitores dias atrás.
# Folha Poder folha_poder


#FLASH Senador Romeu Tuma morre em São Paulo
# 40 minutes ago via web

Poucos minutos depois, havia mais de 100 retuitadas, ou seja, a notícia se espalhara – a tal ponto que os assessores do senador em Brasilia e o filho dele (que fazia campanha no interior de São Paulo) tiveram que ligar pra capital paulista, pra saber se era verdade ou não.

E não era. A morte do Tuma é como a ficha falsa da Dilma: não podia ser confirmada, mas também não podia se descartada.

Pelo sim, pelo não, a “Folha” preferiu matar o Tuma.

O Antônio Arles envia-me pelo twitter a prova cabal de que a barrigada também foi parar na página principal do site da Folha. Está aqui: http://twitpic.com/2rlymv. Iso é que dá concentrar esforços pra fazer campanha pro Serra, em vez de apurar notícia.

A “Folha Poder” precisa mudar o nome para “Folha Phoder”.

A “Folha” já havia assassinado o jornalismo. Agora, tentou matar o Tuma.

Deve ser para expiar os pecados, por ter apoiado a ditadura e emprestado carros à turma da repressão, com a qual Tuma também tinha ligações…

E agora: a pesquisa do DataFolha também é como a morte do Tuma? Tudo falso, menos a data

(tá no Blog Escrevinhador, do Rodrigo Vianna)

Eason Nascimento disse...

Sei que podemos ganhar no segundo turno, mas algo me diz que não seria bom se isso acontecesse. Quero me livrar logo dessa angústia. Que a vitória venha no dia 3. Sem adiamentos.
http://easonfn.wordpress.com

Douglas Otaviani Tôrres disse...

Tà no blog do Nassif :

Por H. C. Paes
Rastreamento de hoje: Dilma 50, Serra 24, Marina 10. A oscilação de Dilma foi à custa dos indecisos, que foram a 11.
Bom, diante disso, já podemos analisar a teoria dos picos domingueiros do rastreamento da Vox, que já foram notados aqui. Ninguém poderá me acusar de falar em hindsight, pois anteontem postei aqui:
"É provável que Dilma chegue a 49 ou 50 no rastreamento até sexta-feira, e depois recupere terreno no fim-de-semana, chegando a 52 no domingo."
Na segunda-feira (feriado enforcado) seis, Dilma atingiu seu pico de 56%. Naquela semana, ela caiu quatro pontos até a sexta, e recuperou terreno no fim de semana, chegando a 54% no domingo 12. Depois, perdeu mais três pontos, chegando a 51% na sexta 17, e recuperou dois, voltando a 53% no domingo 19.
Pela lógica, era de se esperar que chegasse a 50% hoje. Para celebrarmos a teoria como correta, precisamos esperar os resultados do fim-de-semana.
A maior evidência em favor desse hipótese não é nem a periodicidade quase perfeita das flutuações de Dilma, mas o fato de que as perdas dela têm sido predominantemente concomitantes a um ganho de terreno dos indecisos e de Marina, em menor escala. Serra segue com os mesmos 24% de sempre. Essa é a grande diferença para 2006: a esta altura, Alckmin já ganhara três pontos no IBOPE. Serra não ganhou unzinho que seja, ao menos que consideremos aquele vale de 21%.
Ou seja, o máximo efeito que o bombardeio midiático surtiu foi subtrair a Dilma aquela fração de eleitores tardios que migrou brevemente para ela na primeira semana de setembro, quando ela foi de 51 a 56 pontos. Eram eleitores de baixa convicção, volúveis, que absorveram negativamente o denuncismo vazio das últimas semanas. Parte voltou a ficar indecisa, parte foi para Marina.
Por enquanto, este é o cenário que melhor descreve o comportamento da Vox: uma perda de pouco mais de um ponto por semana de Dilma, no saldo geral, a partir daquele pico de 56%. Esse ritmo é absolutamente insuficiente para garantir um segundo turno, e teria de se acentuar bastante durante a última semana. Marina ganhou exatamente três pontos desde que o rastreamento começou, ou metade do que Dilma perdeu desde o pico.
Ou seja, este fim-de-semana é essencial para averiguarmos o impacto da campanha midiática: se o padrão oscilatório da Vox se mantiver e ela voltar a oscilar positivamente, será sinal de que os únicos eleitores que foram sensibilizados pelo bombardeio eram justamente aqueles que aderiram por último à campanha da petista, provavelmente com menor convicção. Por assim, dizer, eles não fizeram parte daquele longo processo de decisão individual de voto que Marcos Coimbra descreve, mas pularam no vagão bem no fim e depois vieram desembarcando bem devagar.
Agora, se ela apenas se mantiver em 50%, ou se os rivais começarem a oscilar positivamente, ou se ela oscilar para baixo mesmo no fim-de-semana e não aparecer um quarto pico domingueiro como se espera - ou seja, se o suposto padrão oscilatório do rastreamento se quebrar -, aí, e somente aí, poderemos dizer que a campanha de baixaria conseguiu atingir um pouco mais do que a casca de eleitores pouco convictos, e atingiu efetivamente o núcleo eleitoral de Dilma Rousseff, aquele que ela vem cultivando desde o começo da campanha.
Infelizmente, a midiona - sim, o PIG - não vai esperar de braços cruzados que isso aconteça: hoje à noite ou amanhã sai o IBOPE (meu novo palpite: Dilma 49, Serra 27, Marina 11). Tanto esta Vox de hoje como o IBOPE provavelmente convencerão muitos de que o bombardeio está funcionando, e podemos esperar um verdadeiro bestiário para a inominável e o JN de amanhã, bem como para os jornais de domingo e o Fantástico. Dr. Serra, que vimos em rara aparição no debate da Rede Vida, também deverá tomar o elixir e se transformar em Mr. Chirico no debate da Record.

Anônimo disse...

Só sei que temos que trabalhar muito, seja usando os meios eletrônicos (envio de emails) como o corpo-a-corpo

D

Anônimo disse...

Nesta pesquisa do Montenegro o Serra disparou e subiu 3 pontos, vcs acreditam, a custa de que mesmo, das promessas do SM de 600, décimo terceiro para o Bolsa Familia, 10 por cento para aposentados, tenho minhas dúvidas se o povo acredita

Reinaldo disse...

Concordo contigo. Acho que devemos sair do comodismo da internet e ir as ruas, fazer bandeiraços verdadeiros não pagos, disputar voto a voto, perder o purismo, ir para lutar. Não acredito nesta subida do Serra, penso que a Marina é quer deveria ter crescido nas pesquisas, bater e só bater não dar ibope a ninguém sem trocadilhos,
Abraços
Reinaldo

Anônimo disse...

Hããããã??? Faz 1 mes que os votos de todos os candidatos estão consolidados. Não houve mudança alguma. Tudo dentro da margem de erro ou eventualmente 1 ponto a mais ou a menos fora dessa margem. Ninguem mudou o voto em 1 mês, muito menos mudará em 1 semana!! Nem que saia uma Veja por dia e suas capas "polvorosas" ...
Relaxem pessoal.
Aqui em São Paulo o Tsunami Vermelho está atingindo todo o estado. Mercadante vai para o segundo turno e os votos do PT no estado serão recordes. Dilma vai superar os 60% de votos válidos. Será um massacre. Dia 4 a gente volta a conversar...

Anônimo disse...

Concordo, agora é menos conversa e mão na massa


Ana Cláudia

Anônimo disse...

Amigos e amigas, bolei uns passos a serem seguidos para conseguirmos a vitória da Dilma, claro que cada um deve adaptar isso à sua realidade:

Os 7 passos para elegermos Dilma

Amigos e amigas, enquanto o coiso(Zé Serra) parte para a baixaria, vamos seguir estes passos para elegermos Dilma primeira presidenta do Brasil:

1- Distribua centenas de cédulas para seus amigos e membros da sua família, se possível prepare a colinha para que eles levam para o local da votação e não errem o voto.

2- Peça o voto. O pedido do voto é muito importante. A sua opinão sobre Dilma é muito valiosa para seus amigos e familiares. Telefone, mande emails e torpedos. Entre no site da Dilma, copie determinadas matérias e estimule a leitura, o questinomento sobre as eleições, sobre a campanha, debata as propostas da nossa candidata.

3- Participe da corrente do voto consciente. Marque reuniões em sua casa ou no trabalho. A eleição de Dilma é baseada no voto consciente, no debate de propostas para o Brasil e não no terror ou medo.

4- Outro instrumento importante é o visual. Adesive seu carro, a janela da sua casa, o peito, cole cartazes nos cavaletes, na entrada do trabalho ou casa.´Passe no comitê mais próximo e pegue material, bem como através do site www.dilma13.com.br

5- Participe das atividades tais como carrreatas, caminhadas, festas, panfletagem em portas de escolas, em portas de empresas. Consulte a agenda de eventos da candidata na sua cidade. Ajude a divulgar a campanha. Convide seus amigos para as atividades.

6- Pegue material e distribua no seu local de trabalho, e locais de visita. Ande sempre com o adesivo colado no peito. Grave um trecho do programa da Dilma na TV e mostre para os seus amigos no seu celular.

7- É importante você saber e lembrar aos seus amigos e familiares de que nestas eleições, na hora de votar, é obrigatório levar dois documentos: o título de eleitor e o documento de identidade (ou outro documento que tenha foto, como carteira de motorista, de trabalho ou passaporte).

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Equipe Dilma13
Data: 24 de setembro de 2010 10:08
Assunto: Fwd: Internet é usada para difundir mentiras contra Dilma
Para:
Presidente Dilma - Para o Brasil Seguir Mudando
Quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cuidado

Estamos chegando à reta final da campanha. Faltam poucos dias para irmos às urnas eleger Dilma Rousseff presidente. As pesquisas continuam mostrando crescimento da nossa candidata e apontam para uma possível vitória no 1º turno.

Diante desse cenário de vitória, inúmeras mentiras sobre Dilma tem sido inventadas e espalhadas na internet. Chega-se ao absurdo de e-mails com frases, atribuídas a Dilma, que ela nunca disse.

A baixaria também reeditou a tática do medo, utilizada contra Lula em 2002. E espalhou, por exemplo, que o PT seria contra a liberdade de culto e a liberdade de imprensa, o que também não é verdade.

Já vimos este filme. Em 2002, após a bela vitória de Lula, o presidente foi muito feliz ao resumir a situação: "A esperança venceu o medo". E vai ser assim novamente, com a eleição de Dilma presidente.

......

D

Brizola Neto - aqui não é ele mas clique aqui disse...

Postagem do Brizola Neto

http://www.tijolaco.com/27396

Juliano Guilherme disse...

Miguel, não dá para levar fé nesse Ibope. Eles fizeram o mesmo questionário que o Datafraude, ou seja, perguntaram se apesar do braço-direito da Dilma ter pedido propina, você continuaria votando nela. Além do mais desde o início o Ipobe e a Datafraude vem tentando dar "uma força" para o Serra, mas acabam tendo que se ajustar com a Vox e o Sensus. Só dá para confiar nestes últimos. Aguardemos o traking do fim de semana.
Continuo achando que esses escândalos não são a chamada bala de prata. Dependendo da eficiência da bala que o pig tirar da cartola aí sim, acredito, terá segundo turno. Caso contrário, não. Está tudo por enquanto nas previusões do Marcos Coimbra

nilo walter disse...

Estou morrendo de rir . Acaba no primeiro turno.
E se a campanha/Dilma informar ao povo via horário eleitoral da negativa do Serra sobre o caso Erenice... Dilma passará dos 56% dos votos válidos.

Márcio Costa disse...

Piada Miguel!

Vc acredita em Ibope e Data Folha ainda? Não acha que estão ensaiados para inchar Serra e Marina, esvaziar os indecisos para veder uma falsa idéia de segundo turno? Os dois são os exclusivos da Globo. Capiche? Já deram prova para sua confiança? Vai ser assim até o último suspiro. Eles não tem vergonha. Pode ter certeza.

O pessoal não aprende. Parece Síndrome de Estocolmo.

Acredite somnente em Vox e Sensus. Mais nada. Principalmente Vox. Está acertando e com credibilidade desde o começo.

O cenário está estabilizado em 50/51 contra 24/25 e 8/9, e 10 de indecisos que são nossa marca histórica até o dia das eleições.
Nem são indecisos, a maioria destes não gosta é de declarar votos.

Abcs

Anônimo disse...

Os malas querem voltar para fazer com o pre-sal o que fizeram com a Vale

O PIG se fingindo de morto, vem coisa sujeira feia por aí, vacinação em massa já

José Carlos Lima disse...

7 passos para elegermos Dilma primeira presidenta do Brasil:

1- Distribua centenas de cédulas para seus amigos e membros da sua família, se possível prepare a colinha para que eles levam para o local da votação e não errem o voto.

2- Peça o voto. O pedido do voto é muito importante. A sua opinão sobre Dilma é muito valiosa para seus amigos e familiares. Telefone, mande emails e torpedos. Entre no site da Dilma, copie determinadas matérias e estimule a leitura, o questinomento sobre as eleições, sobre a campanha, debata as propostas da nossa candidata.

3- Participe da corrente do voto consciente. Marque reuniões em sua casa ou no trabalho. A eleição de Dilma é baseada no voto consciente, no debate de propostas para o Brasil e não no terror ou medo.

4- Outro instrumento importante é o visual. Adesive seu carro, a janela da sua casa, o peito, cole cartazes nos cavaletes, na entrada do trabalho ou casa.´Passe no comitê mais próximo e pegue material, bem como através do site www.dilma13.com.br

5- Participe das atividades tais como carrreatas, caminhadas, festas, panfletagem em portas de escolas, em portas de empresas. Consulte a agenda de eventos da candidata na sua cidade. Ajude a divulgar a campanha. Convide seus amigos para as atividades.

6- Pegue material e distribua no seu local de trabalho, e locais de visita. Ande sempre com o adesivo colado no peito. Grave um trecho do programa da Dilma na TV e mostre para os seus amigos no seu celular.

7- É importante você saber e lembrar aos seus amigos e familiares de que nestas eleições, na hora de votar, é obrigatório levar dois documentos: o título de eleitor e o documento de identidade (ou outro documento que tenha foto, como carteira de motorista, de trabalho ou passaporte).

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Equipe Dilma13
Data: 24 de setembro de 2010 10:08
Assunto: Fwd: Internet é usada para difundir mentiras contra Dilma
Para:
Presidente Dilma - Para o Brasil Seguir Mudando
Quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cuidado

Estamos chegando à reta final da campanha. Faltam poucos dias para irmos às urnas eleger Dilma Rousseff presidente. As pesquisas continuam mostrando crescimento da nossa candidata e apontam para uma possível vitória no 1º turno.

Diante desse cenário de vitória, inúmeras mentiras sobre Dilma tem sido inventadas e espalhadas na internet. Chega-se ao absurdo de e-mails com frases, atribuídas a Dilma, que ela nunca disse.

A baixaria também reeditou a tática do medo, utilizada contra Lula em 2002. E espalhou, por exemplo, que o PT seria contra a liberdade de culto e a liberdade de imprensa, o que também não é verdade.

Já vimos este filme. Em 2002, após a bela vitória de Lula, o presidente foi muito feliz ao resumir a situação: "A esperança venceu o medo". E vai ser assim novamente, com a eleição de Dilma presidente.

Anônimo disse...

Caro companheiro blogueiro Miguel,
Prezado Miguel, carioca como eu, cujas matérias publicadas no Óleo do Diabo são sempre reblogadas no BLOG DO SARAIVA, principalmente pela colaboradora Leda Ribeiro.
Ontem, com todo respeito ao amigo, acredito que seu 1º comentário modificado pouco depois, certo que os dois estão no meu blog também com comentários foi precipitado e equivocado. Aliás, esta foi a primeira vez que o amigo não deu tempo para comentar uma pesquisa, cumprindo salientar que se o título e conteúdo da matéria original foi altamente negativa e pessimista e emenda não foi muito melhor do que o soneto.
Receba esta crítica aberta do companheiro de luta de forma construtiva.
Como não meu blo também fizeram comentários tive como obrigação responder, o que fiz nos termos abaixo.
Grande abraço para você e vamos a luta.
Saraiva
Eu estou esperando os debates pra me decidir de vez, a Dilma vai em algum debates ou fugirá de todos ?

24 de setembro de 2010 22:01
Excluir
Blogger SARAIVA13 disse...

Caros comentaristas,
Conforme está bastante claro a matéria que vocês comentaram é do do nosso amigo Miguel do Rosário, do excelente Blog Óleo do Diabo.
Respeito a opinião do Miguel, mas desta vez creio que está equivocado, razão porque concordo com a maioria de vocês no sentido de que não vai haver segundo turno.
Se o IBOPE aponto uma diferença para Dilma sobre todos os candidatos, mesmo os que não pontuaram individualmente (todos ficariam com 1¢)e a pesquisa do Vox Populi no dia anterior dá uma vantagem para Dilma de 15%, também sobre todos demais candidatos no vejo porque falar em 2º turno.
É preciso notar que os dois institutos já absorveram todas as perdas da Candidata Dilma em razão dos supostos escândos na receita, Casa Civil e pequenos outros, sendo que o própio José Serra, inclusive em processos no TSE já inocentou Dilma dizendo, de forma descarada que não insinuou nada contra ela, assim como não foi ele quem mandou produzir o vídeo difamatório que circula na internet, quando o próprio "jornal" O Globo na 1ª página, na 4ª comentou o vídeo com detalhes e dissse que Serra o teria aprovado.
Para concluir, numa análise entre o que aponto IBOBE e VOX POPULI, não surgindo nenhuma nova bala de prata o mais lógico é acreditar que Dilma vencerá no 1º turno com uma diferença superior a 10% sobre todos os demais candidatos.
Abraços,
Saraiva

25 de setembro de 2010 08:05

Miguel do Rosário disse...

Prezado Saraiva, eu não fiz uma análise propriamente dita da pesquisa. Apenas alertei para uma certa confusão, motivada por puro salto alto, que é associar uma não-vitória no primeiro turno como uma derrota. Em SP, sim, é uma derrota, por razões várias que não cabe explicar aqui. Nacionalmente, não. Quer dizer, terá inevitavelmente um certo travo de derrota, mas o Lula registrou duas vitórias acachapantes e incontestáveis no segundo turno e creio que Dilma poderia realizar a mesma proeza.

Enfim, o que eu fiz foi apenas, dentro do modesto alcance deste blog, aplicar uma vacina de pessimismo e prudência na militância. Lembrando Gramsci, precisamos ser pessimistas em pensamento, mas otimista na ação!

Entretanto, quero deixar claro que a razão de eu ter optado por essa prudência meio antipática, cerebralista, é para conter meu coração, que já não consegue conter-se em seu lugar, explodindo de euforia - antecipadamente - por uma vitória esmagadora da petista sobre o representante da direita e das forças do atraso!

Augusto de Carvalho disse...

Miguel,

muito boa sua retificação do post. É isto aí: otimismo e luta, mas com prudência.

Para ajudar na militância da última semana, sugiro a visita e a divulgação deste novo blog:

http://brasilfatosedados.wordpress.com/

Acho que vale a pena, pois o blog mostra números com gráficos que falam por si só na diferenciação do governo Lula com os demais.

Na primeira série de 07 posts/gráficos o mesmo mostra a evolução e comparações do emprego e desemprego nos governos entre 1986 e 2010.

Confiram e divulguem. Contra números não há argumentos!

Abcs e vamos à boa luta!

Postar um comentário