25 de setembro de 2010

Lave a boca antes de falar na blogosfera, Merval

O principal colunista político das Organizações Globo, Merval Pereira, registrou em sua coluna de hoje a manifestação da juventude diante do Clube Militar. Mais uma vez, parabéns Monique Lemos, presidente da UJS-RJ e Theófilo Rodrigues, secretário de Formação da UJS. Também devo cumprimentar o candidato a deputado estadual, Igor Bruno, o mais importante quadro do movimento estudantil do Rio de Janeiro, que na verdade foi quem fez toda a articulação para que o protesto acontecesse. O homem (Merval) sentiu o tranco. Eles todos (os golpistas) sentiram, de maneira que o protesto realmente teve importância política e histórica. Infelizmente, Merval não se conteve e fez acusações ofensivas e caluniosas a nós, os blogueiros; é uma honra, porém, sermos chamados, por esses golpistas, para a linha de frente da guerra.

Na mesma quinta-feira em que se anunciava a manifestação de sindicatos "pelegos" contra a liberdade de expressão, participei no Clube Militar do Rio, em companhia de Reinaldo Azevedo e de um representante da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), de um painel sobre as ameaças à liberdade de expressão.

O único tumulto havido foi provocado por um pequeno grupo de manifestantes em frente ao Clube Militar, protestando contra o que classificavam de "hipocrisia" dos militares defendendo a democracia.

Na sala lotada, não houve uma só manifestação de radicalização política, e o consenso foi de que é preciso ficar atento permanentemente às tentativas do governo de controlar os meios de comunicação, seja através de projetos que criem conselhos cuja função específica seria tutelar a imprensa, seja através de constrangimentos comerciais que criem problemas financeiros às empresas jornalísticas independentes.

Ao mesmo tempo, o governo monta a sua sombra e à custa do erário público uma cadeia de blogs e de jornais e televisões, inclusive a estatal, para garantir um noticiário favorável a suas ações.

Esse trecho, repleto de mentiras, merece alguns esclarecimentos:

  1. Os sindicatos "pelegos" a que se refere Merval são simplesmente os maiores do país, os mais organizados, independentes e poderosos. Cumpre notar que praticamente todos os sindicatos do país, não patronais, apoiam Dilma Rousseff e, portanto, na visão partidária de Merval, todos são "pelegos". Lembros que em 1964, os defensores do golpe também usavam o mesmo adjetivo contra os sindicatos que apoiavam Jango. O tempo passa, o tempo voa, e o golpismo do jornal Globo continua numa boa.
  2. Evidentemente não foi um evento "contra a liberdade de expressão" e sim a favor dela. Volte para o sanduichinho da mamãe, Merval. 
  3. O governo não montou nenhuma "cadeia de blogs" à custa do erário público, Merval. Mas sabe que você está dando uma ótima idéia? Seria uma honra ser pago pelo governo que ajudei a eleger com meu voto e minhas idéias para atacar golpistas antidemocratas como você. Esse tipo de acusação tem como o objetivo fomentar em nós constrangimentos éticos que, eu sei, você não tem. Você pode receber dinheiro por esse trabalhinho sujo que você faz,  para um jornal que defendeu o golpe de Estado de 1964 e ainda defende, através de sua voz, golpes de Estado na América Latina (não esqueço sua defesa do golpe em Honduras). Eu poderia muito bem receber para ser um contraponto a posições como a sua. Mas não é o caso. Tenho blog há oito anos e nunca recebi um centavo. Nem conto com isso. Sou um pequeno empresário do setor privado, sustentado por meu trabalho independente, por minhas traduções, alguns freelancers (para o setor privado) e assinaturas da Carta Diária. Mas rechaço veementemente sua malignidade contra jornalistas ou blogueiros que porventura tenham contratos com o governo, porque você omite o fato do governo ser uma entidade democrática, cujo poder emana do povo. O que o governo faz, portanto, é também uma decisão soberana e democrática do povo brasileiro.  O presidente da República seria um patrão muito mais digno do que os golpistas - cujas botas você lambe - que se enriqueceram à custa da liberdade e do sangue dos brasileiros. Por isso, lave a boca antes de falar na blogosfera, e se for falar em liberdade de expressão aplique antes água sanitária.
  4. Sei muito bem que você deseja que gente como eu morra de fome. Não será tão fácil, meu caro. Ainda estamos no comecinho de nossa luta e de nosso amadurecimento. As lutas de hoje são apenas um exercício. A roda do mundo girou, Merval, e se eu fosse você tomava cuidado para não ser esmagado.
  5. Por outro lado, eu entendo como elogio o fato de você nos acusar de receber dinheiro público. É que você está tão impressionado com a qualidade de nosso trabalho que não concebe como podemos não sermos profissionais regiamente pagos. Pois é, Merval. Para você ver como blogueiro sofre. Mas eu não reclamo. Nunca me senti tão livre, tão feliz, tão forte. Quanto ao dinheiro, a gente está pensando nesse problema. Não somos ascetas loucos nem ingênuos nem tolos nem masoquistas. Precisamos de dinheiro. Estamos nos organizando para isso. Eu estou me organizando para isso. Se já incomodamos tanto sendo essa legião de blogueiros duros, imagine quando tivermos algum recurso em mãos? Alguém (provavelmente bem empregado) poderia dizer que aí perderemos nosso elan libertário, ao que respondo que a falta de dinheiro não faz de ninguém libertário; ao contrário, somos independentes apesar da falta de recursos; com eles (recursos), seremos ainda mais. Viva a blogosfera! 

20 comentarios

Érico Cordeiro disse...

Miguel,
Leia o texto do Mino Carta à Procuradora Eleitoral.
É um dos grandes momentos do jornalismo do século XXI.
O link:
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/mino-carta-cureau-a-censora.html

Vera Pereira disse...

Parabéns, Miguel, melhor resposta que li sobre as acusações da Globo aos blogueiros "sujos". E também considero a carta do Mino à MMe. Cureua uma peça extraordinário do jornalismo do nosso século.

Juliano Guilherme disse...

Acho que o blogueiros independentes podem pensar seriamente em processar o Merdal e outros. O que ele afirma é calúnia e difamação. Está na hora desses "merdais" do pig responderem pelo que escrevem nos jornais. Penso que não seria problema pagar advogado, pois uma "vaquinha" na blogosfera, resolveria esse problema, com certeza

Reg disse...

Liga não.
É mais um empregado do PIG.
Não elegem nem bbb, que dirá presidente da república.
E viva a blogosfera.

Ester Alves disse...

Sr. Merdoval, perdão Merval o erário é sempre público, portanto é uma redundância você falar em erário público, porque não exisite erário privado.

O Nerval Pereira pelo Nassif - clique aqui disse...

Leia isso

Anônimo disse...

Se acontecesse uma tragédia contra o Brasil, ou seja, a eleição de Serra, tá na cara que os blogs serão censurados, invadidos, impedidos, isto é certo.

A própria Verônica filha do Serra, não a Verônica Dantas, é especialista em invadir sites, roubar dados sigilisos confore reportou a Carta Capital, através do Mercado Livre volta e meia ela bloqueia blogs, isto já ocorreu com o blog do Onipreente, a gente tentava acessar e lá se vinha a propaganda do Mercado Livre da filha do Serra

Esta gente volta e meia ataca a blogosfera, que roumpeu a blindagem da midia, ou seja, quebrou o monopolio da fala

D

Anônimo disse...

Miguel,

Merval ou Nergal??

Nergal era o deus (dingir) sumério da guerra e da morte. Tinha por esposa a deusa Ereshkigal.

O atrevido e impetuoso Nergal era filho de Enlil, deus do Ar, e Ninlil , deusa dos Cereais. Como filho primogênito do casal, nasceu do estupro sofrido por sua mãe, diante dos portões do reino infernal de Ereshkigal. Viveu toda a sua infância e juventude entre os deuses Anunnaki, até o dia em que ousou ofender Namtar, representante oficial de Ereshkigal, afirmando total indiferença contra Ereshkigal, uma deusa a quem nunca vira. Até aquele momento, a soberba de Nergal havia provocado nos demais deuses diversão e surpresa, porém naquele instante instaurou o horror e a reprovação por parte de todos, já que sabiam que a rainha do Inferno não seria condescendente com seu desprezo.

(...)

Nergal também era identificado com Erra, divindade responsável pelos distúrbios civis e militares. Foi venerado na cidade de Kuthu e tinha muitos outros nomes. Era ainda deus das pestes e doenças.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nergal

O escrivão não entendeu bem se era Nergal ou Merval. Mas que estes seres tem semelhança, isto tem!!!

Abraço e Parabéns pelo seu blog e de tantos outros progressistas!!!

Oscar Augusto

Anônimo disse...

Antigamente a UNE defendia a liberdade da imprensa, hoje defende as pessoas e o partido que quer suprimir a liberdade de imprensa.

Quanta grana tá rolando nisso ?

Quanto a sindicatos, essa gente ( os sindicalistas) vivem de explorar o trabalho de seus pares.
Quem pagar mais os leva prá seu lado.

Reginaldo Gadelha

VERA disse...

GADELHA,
Antes de vir aqui falar MERDA, dê uma passadinha no blog "namarianews.blogspot.com", pra vc saber realmente QUEM PAGA QUEM! E, para seu governo, a única liberdade de imprensa que o Zé-baixaria e a mídia gloupista defendem é a deles! Haja vista, as atirudes facistas cometidas contra os jornalistas que ousam desafiá-los! E como SINDICALIZADA, sinto imensa alegria em saber que o meu sindicato, filiado à CUT, apoia a candidatura DILMA!

alex disse...

BYE BYE, Merval ...
Quem sabe seu livreco vende uns 50 mil exemplares..Aí vc pode ir com "mais moral" fazer palestras no Clube Militar... Imagine quanto vc vai faturar palestrando nos quarteis dos "tiros de guerra" pelo interior afora do país
Vai firme, Merval! Vc que vc tem experiência!

Anônimo disse...

salve, miguel,

tirou daqui, meu irmão.
excelente como sempre.
parabéns.

carlos anselmo-fort-ce

Anônimo disse...

Ines Ferreira disse...
Esses caras do PIG, por serem mercenários, não sabem o que é ideologia, ficam embasbacados quando alguém faz as coisas por achar que está certo, só isto, sem maiores ambições. Eles medem os outros por si mesmo, por isso acham que os blogueiros são remunerados pelo erário. Cambada de mercenários. Agora não sei se você sabe, alguém me disse que o Merval e a famiglia foram cobras criadas pelo Sarney, são do Maranhão, e agora fala mal do homem, ainda por cima é mal agradecido.

Anônimo disse...

O PIG acusou o golpe ! Merdal e os demais batem à porta do Clube Militar implorando uma sublevação no caso do governo Dilma enviar ao Congresso um novo marco regulatório para a imprensa !
Provocarão ao máximo e já estão com a estratégia pronta !
Não aceitarão a derrota nas urnas e pregarão o golpe desde o primeiro minuto do novo governo.
É melhor nos prepararmos, DE FATO, para o confronto !
Será uma prova de fogo para nossa jovem democracia !

Tio Drakul disse...

Prezado, Merval é um merda, e a pior coisa que você pode fazer para um infeliz desses é ignorá-lo absolutamente. E ficar com uma mão no revólver para abatê-lo à tiros no momento em que ele tentar "cruzar a linha", ou seja, ele tentar partir para a violência depois que notar que espernerar como ua criança mimada não resolve.

Miguel do Rosário disse...

sem contar que ele falar merda. diz que houve reunião a portas fechadas... um evento gravado, exibido na internet. porta fechada foi o evento no clube militar, cadê o vídeo de lá?

Emmanuel disse...

Maravilhso. Resposta a altura. Me orgulho de poder ser leitor assíduo da blogs que fazem o contraponto ao PIG.

Valeu. Abs e continue sendo um blogueiro digno de verdade.

Parabéns

Emmanuel
Brasília

marcelo da silva duarte disse...

Excelente, Miguel.

Sonia Aranha disse...

Prezado Miguel, não lhe conheço porque minha vinda à blogosfera é recente. Aliás, foi um grande presente que recebi dessas eleições. Resolvi deixar de lado noticiários da TV , como também , as compras de jornais impressos. Diariamente e várias vezes ao dia tenho percorrido os vários blogs de política e conheci o seu no do Rodrigo Vianna que postou sua resposta ao Merval. Adorei! A minha parte nesta peleja é continuar prestigiando todos os jornalistas blogueiros e não golpistas para lhes dar maior visibilidade, está será a minha trincheira daqui pra frente: acessar os blogs para que tenham muitos page/views e de modo que consigam o pão nosso de cada dia. Valeu! Obrigada pelo ótimo texto! Sonia Aranha

Sandra disse...

E sobre isso, o que você tem a comentar?

http://migre.me/1pVEz

Postar um comentário