7 de setembro de 2010

O infantilismo do Globo

Nos últimos dias, a campanha do Globo em favor de Serra conseguiu a proeza de se tornar ainda mais explícita, cara-de-pau e desonesta. Ontem, segunda-feira, a manchete de primeira página era simplesmente mentirosa. O próprio jornal publica nota hoje que desmente a manchete de ontem. Aliás, ontem mesmo, a própria matéria desmentia a manchete.

A nota de hoje:

Receita: cadastro foi acessado

A Corregedoria da Receita Federal confirmou que o acesso aos dados de Eduardo Jorge Caldas Pereira na Agência da Receita Federal em Formiga, em Minas Gerais, teria se restringido a informações cadastrais, sem que tenha havido quebra de sigilo fiscal.

Como antecipou O GLOBO, os acessos, no dia 03/04/2009, entre 16h32m18s e 16h32m59s, responsável por Minas Gerais, representam uma única consulta, em que dez linhas registram o acesso, a entrada, as rolagens de páginas e a saída do sistema. Segundo a Receita, o caso já está sendo apurado pela Corregedoria da 6ª Região Fiscal.

É muita má-fé. Repare que o título não diz nada. É apenas para tentar confundir o leitor, visto que o principal ponto da nota é esta frase: "sem que tenha havido quebra de sigilo fiscal".

Não houve quebra de sigilo.

No entanto, qual foi a manchete do Globo de ontem? Confira abaixo:



Dias antes, o jornal estampara outra manchete alarmista e mentirosa, baseada apenas em rumores que depois não se confirmaram:


O jornal perdeu qualquer pudor. Em pleno período eleitoral, quando um jornal sério deveria tomar cuidado redobrado para não publicar matérias que pudessem afetar indevidamente a vontade do eleitor, faz-se o contrário: estampa-se manchetes gigantes, tendenciosas, alarmistas e mesmo descaradamente mentirosas. Muitas contradizem a própria matéria, pois o objetivo é causar impacto emocional. Muitos leitores não lêem as matérias, apenas as manchetes, que agem como verdadeiros cartazes partidários ao ficarem penduradas por todo o dia nas bancas de jornal.

Hoje, o jornal, na falta de coisa mais bombástica, entra numa guerrinha pirracenta com o PT de São Paulo para provar que o "contador" Artella era sim filiado ao partido.



Ora, o PT nunca negou que Artella efetivamente se cadastrou. O que vem ao caso é que o sujeito não tinha qualquer vivência partidária. Não era um militante. Não participava de qualquer reunião. Não convivia com nenhum outro petista da cidade. O próprio Artella volta a afirmar isso hoje:

'Não me lembro da filiação'

Atella diz ter ido a Mauá pois serviço é mais rápido

MAUÁ (SP). O suposto contador Antonio Carlos Atella Ferreira disse ontem que usou a Receita de Mauá para obter os dados de Verônica Serra porque lá os serviços ficam prontos "no mesmo dia ou no dia seguinte". Atella disse que trabalha em outra região, no Centro de São Paulo, mas que, pelo serviço rápido, buscou o atendimento de Mauá.

- No Centro de São Paulo, o serviço seria entregue após muitos dias. Em Mauá, o atendimento é rápido. Agora, você tem de perguntar à Receita por que ela funciona diferente em cada lugar - disse, afirmando que fornecer declaração é procedimento geral na Receita no ABC.

Ele disse não se lembrar de como se filiou ao PT:

- Não me lembro da filiação. Deve ter sido nesses shows do partido, em que as moças pedem para a gente se filiar. Ou foi algo do tipo. Não gosto do PT. Meu irmão era metalúrgico no ABC, sempre ajudou Lula e Vicentinho. Quando perdeu o emprego, essas pessoas que hoje você chama de Excelência viraram as costas a ele. Meu irmão teve de ir para o Canadá, trabalhar com faxina, embora fosse ferramenteiro.

Não é preciso ser uma brilhante investigador policial nem ao menos um repórter investigativo com salário de vinte mil reais ao mês como os caras que trabalham no Globo para concluir que Artella é uma espécie de "mula" de máfias de São Paulo especializadas em adquirir e vender documentos fiscais sigilosos, seja aleatoriamente, de celebridades, políticos e ricaços, para vender a qualquer interessado, seja a mando de alguém com objetivo de atingir determinado indivíduo. Trata-se de um crime gravíssimo sim, mas de ordem policial.

Os principais interessados em acessar o sigilo de Verônica Serra não eram petistas e sim a turma de Aécio Neves, que disputava com Serra, em setembro de 2009, a vaga de candidato a presidente da República, e Daniel Dantas, que já teve ligações empresariais com a filha do tucano e com o próprio tucano. Há vários suspeitos. Não é lógico, porém, acusar o governo federal e não porque o governo federal seja "santinho", mas pense bem: se o governo federal aparelhou a Receita (como acusa a oposição), a troco de que usaria um paspalho desequilibrado como Artella e uma procuração falsa, se podia acessar diretamente o sigilo fiscal de Verônica, por qualquer um das dezenas de milhares de computadores da Receita, sem sair de Brasília? Não tem sentido.

A imprensa força uma interpretação descabida e irracional apenas para produzir um factóide eleitoral negativo para a candidata do governo. Com isso, o Globo comete um crime eleitoral, sobretudo em seus telejornais televisivos, que devem obedecer as leis constitucionais que exigem de concessões públicas uma postura neutra e imparcial durante o período eleitoral.

O que a mídia está fazendo? Ela está simplesmente abafando o debate político, transformando-no num grande carnaval policialesco, repleto de factóides que se desmancham nos dias seguintes. Enquanto isso, Dilma continua crescendo nas pesquisas, tendo ampliado sua vantagem sobre Serra para 33 pontos, no tracking diário do Vox Populi: 55% X 22%.

Mesmo assim, a oposição aposta no factóide para reverter o quadro:

(Panorama Político, Globo, de hoje 7 de setembro de 2010)

Essa é uma aposta mais "serrista" do que propriamente "tucana", embora eu não tenha muita certeza de que haja diferença entre os dois adjetivos. Outro tiro no pé, ou melhor, no que restou da sandália, visto que Serra não tem mais pé de tanto que atirou neles nos últimos tempos. A melhor definição para a estratégia tucana eu li outro dia num comentário num blog, que dizia mais ou menos o seguinte: "quando a gente acha que Serra chegou ao fundo do poço, ele se põe a cavar".

5 comentarios

Anônimo disse...

Gente, deixa estes idiotas do PSDB segurar esta bala até quando der pois se esta mascar, eles vão procurar outra e quem sabe pode afetar mais. Ninguem mais aguenta ligar no jornal nacional e começar a ladainha do sigilo fiscal. Serra só esta caindo com este escandalo. vamos aguardar estes 15 dias. rsrsrsrsrssr

Russo Salvatore disse...

Quando a gente acha que Serra chegou ao fundo do poço, aí é quando surge o pré-sal.

Adriano Matos disse...

Talvez seja aposta do psdb paulista na tentativa de por obstáculo ao crescimento de Mercadante, que pode levar a disputa pro segundo turno.

Avante, Mercadante!!! Força PT!

Esse contador, não sei... O que ele diz à mídia deve ser ignorado pois ele pode estar deliberadamente tentando confundir. Ele foi ouvido pela PF e sobre essas declarações ele tem responsabilidades. Você sabe, Miguel, se são sigilosas?

Unknown disse...

a campanha do jornal nacional da folha de sp do estadao do globo das revistas veja e epoca mostra o que a de pior da midia sao sujos e manipuladores eles cre que sao deus pra eleger esse invejoso e caluniador do serra.jose ilton

Unknown disse...

A intenção é ficar gerando manchetes para o Zé-Pinóquio usar na televisão. Não precisa ser verdade e pote até ser desmentido. Não existe TSE?

Postar um comentário