21 de setembro de 2010

Igor Bruno: Inclusão profissional para os jovens fluminenses

Prezados, já declarei meu voto em Igor Bruno, candidato a deputado estadual para o Rio de Janeiro. Pois bem, resolvi dar mais uma força a ele por aqui até o dia das eleições, reproduzindo os artigos diários que ele publica no blog Fala Fera.

Inclusão profissional para os jovens do Rio!

Por Igor Bruno

Uma das bandeiras mais importantes de nossa campanha é a inclusão profissional dos jovens fluminenses, de todas as regiões do Rio, homens e mulheres, nos gigantescos empreendimentos econômicos que estão sendo feitos no estado. Temos a Comperj, a maior refinaria de petróleo da América Latina, os portos, as siderúrgicas, os centros de pesquisa, as enormes reformas urbanas na capital, a reforma de estádios e ginásios para a Copa e a Olimpíadas. O que não falta, enfim, são oportunidades de trabalho e renda para os jovens. E não são coisas para o futuro não. Todos esses projetos estão em andamento e uma eventual profissionalização deve ser feita desde já.

Os especialistas preveem um enorme déficit de mão de obra, o que para o mercado de trabalho é sinal de emprego garantido e salários altos. Por isso mesmo, uma de nossas estratégias, como deputado estadual, será a multiplicação de centros de orientação profissional, que permitam ao jovem descobrir o que deseja ser: engenheiro, pesquisador, arquiteto, operador de máquina, etc. São todos empregos muito bons, com salários elevados e possibilidade de crescimento. Tanto a indústria fluminense do petróleo quanto a siderurgia criarão, além disso, uma rede de serviços que pode gerar até três vezes mais empregos. Cada indústria dessa, com seus milhares de funcioários, gera a necessidade de restaurantes, roupas, lazer, fora a demanda pelos mais diversos tipos de insumo: papel, cadeiras, mesas, vidros, etc.

Nossas plataformas e propostas já estão escritas. Eleito, poderemos colocá-las em prática em pouquíssimo tempo. O jovem fluminense, apesar da pujança econômica do estado, ainda sofre muito com o desemprego e a falta de oportunidades. A violência no Rio liga-se diretamente a esse problema e com certeza as tensões sociais, agudíssimas na baixada fluminense e nas favelas, irão se distender com o aumento da oferta de empregos e, principalmente, de bons empregos.

Mas será preciso que criemos mecanismos legais que obriguem as empresas a investirem na inclusão social dos jovens. Tanto o setor privado quanto o governo estadual terão que investir em escolas profissionalizantes (como já estão fazendo, mas terão que fazer ainda mais) de altíssima qualidade.

Nesse contexto é que entra a meiapassagem, que poderá inclusive ser convertida, em alguns casos, em auxílio transporte completo, pois esse constitui, muitas vezes, o custo mais pesado para o jovem.

A nossa campanha continua se desenvolvendo de maneira espetacular. Todos os dias participamos de palestras, visitamos universidades, fazemos comícios domiciliares, conversamos com gente nas ruas.

Vamos ganhar, camaradas! Agora é a reta final de campanha! Vote Igor Bruno! Vote 65651.


Matéria originalmente publicada aqui.

Comente!