26 de julho de 2010

Datafolha: 51% dos mais ricos acham que Dilma vai ganhar

Carta Diária Óleo do Diabo, Segunda-Feira 26 de julho de 2010



O instituto de pesquisa controlado pelo grupo Folha finalmente liberou o relatório completo das últimas sondagens que fez sobre as intenções de voto e a avaliação do governo.

O primeiro é um documento com 41 páginas, o segundo, com 18. Vamos analisar o primeiro, que trata das intenções de voto.

Bem, muita coisa já foi dita e tentemos não ser repetitivos.

Para mim, essa foi uma das tabelas que mais me chamou a atenção.


Repare que, em TODAS AS REGIÕES, a população acha que Dilma vai ganhar as eleições. Essa impressão deve se consolidar com a divulgação da pesquisa Vox Populi. E este empate meia-boca do Datafolha, rodeado de números negativos para Serra (perde na espontânea, tem mais rejeição, etc), também deve agravar o quadro.

Esta confiança na vitória de Dilma ajuda muito a mobilizar a militância e a atrair núcleos políticos ainda indecisos, sobretudo no campo do centro e da direita. Será importante, para convencer setores recalcitrantes do PMDB a aderirem ao projeto dilmista. Em especial, o PMDB gaúcho. Também incentivará a criação dos híbridos mineiros, com prefeitos e líderanças políticas apoiando o governador Anastasia, do PSDB, mas também Dilma Rousseff. Ou talvez, no caso de Minas, nem isso, já que Anastasia não decola. A força de Dilma ajuda a candidatura de Helio Costa e possivelmente, a sua posição firme e isolada na liderança das pesquisas, deve estar atraindo muitos núcleos políticos que pensavam em aderir ao candidato de Aécio Neves.

Outra tabela que eu achei interessante é essa, com as intenções espontâneas divididas por alguns estados:


(clique para ampliar)

Repare que Dilma empata com Serra em São Paulo! Ganha disparado no Rio. O problema real dela está no Rio Grande do Sul e no Paraná. Se a petista conseguir melhorar um pouquinho nessa região, aumentam sobremaneira suas chances de ganhar no primeiro turno.

E agora, a estimulada por estado:


Repare que Dilma está crescendo em toda parte. Mesmo em São Paulo, ela tem 30% do eleitorado. Não será surpresa se a petista ganhar de Serra no próprio curral tucano.

*

Vejamos agora a estimulada por categorias sociais:


(clique para ampliar)

Serra ganha disparado entre jovens entre 16 a 24 anos, e perde disparado entre os que tem 25 a 34 anos. Apenas posso atribuir isso à falta de informação, maior entre os mais jovens. O núcleo forte de Dilma Rousseff, segundo o Datafolha, é a faixa etária de 25 a 44 anos, ou seja, o jovem maduro. Eu acho um bom sinal. Outro bom sinal é que Dilma ganha entre os eleitores com ensino médio e superior, o que é mais um aspecto a revelar que a petista leva vantagem sempre que há mais informações sobre o que sua candidatura representa. Serra ganha somente entre os cidadãos com apenas o ensino fundamental. É justamente nessa faixa que se encontra o maior número de cidadão que "não sabem" em quem votar e não sabem que Dilma é a candidata apoiada por Lula. Considerando que essa é a faixa social que mais apóia Lula, não é absurdo pensar que Dilma tem muito espaço para crescer junto a esse eleitorado.

Por fim, uma última tabela. Repare que, numa entrevista espontânea, os mais ricos são os que têm mais certeza na vitória de Dilma. Os mais pobrinhos, por sua vez, embora também estejam certos da vitória da petista, registram um percentual muito maior de incerteza: 33% deles afirmam "não saber quem vai ganhar". Entre os ricos, somente 17% responderam não saber.


P.8 Na sua opinião, quem vai ganhar as eleições para presidente da República em outubro ?
(Resposta espontânea e única, em %)


4 comentarios

Daniel disse...

Pra mim o grande mistério do Datafolha é o Nordeste, onde eles tão dizendo que Dilma têm 41% e Serra 29%. O que não condiz com as enquetes estaduais, que apontam Dilma com bem mais do que 41%

Só para se ter uma idéia do disparate : Em Pernambuco, o Datafolha conseguiu inventar um 46% a 36% a favor de Dilma. Sendo que as pesquisas estaduais dão Dilma com 55% contra 25% de Serra naquele estado.

Anônimo disse...

acho que o brasil ja esta vermelhando com dilma porque tem medo do retrocesso das privatizaçao e pedagiaçao o brasil nao quer voltar pra traz seria o mesmo jogar dinheiro pela janela se volatra atars.

IV Avatar disse...

Que tal colocar o botão para compartilharmos suas postagens no twitter, face, etc
Está no layout, em postagens, vc vai em editar, tá lá

veja neste blog como ficou,,,e vc aproveita para ver o Serra cheirando a própria mão para não cheirar mão de pobre, a imagem perfeita do Estado mínimo para o povão e mãximo para o ladrão


http://dilma13.blogspot.com/2010/07/serra-tem-nojo-do-povo_26.html

Anônimo disse...

Devagarinho mesmo sem querer a "Foia" vai entregando o ouro. Eles podem agir desavergonhadamente em favor destes pilantras (PsdbDemo) mas vai chegar o momento que não terão como esconder a verdade que será o dia 3 de Outubro. Vamos varrer estes trastes da face do mapa. FHC e seus cupinchas nunca mais!

Postar um comentário