23 de julho de 2010

Carta Diária Óleo do Diabo, Sexta-Feira 23 de julho de 2010

Serra ontem, em Porto Alegre:

Questionado sobre a declaração de Indio ligando o PT às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e ao tráfico, Serra disse que "é preciso que o PT, que a Dilma explique as ligações" com o grupo. O tucano afirmou que os membros das Farc são "sequestradores, pessoas que cortam cabeças de gente". "Dilma nomeou a mulher de um deles no governo [o ex-padre Olivério Medina]. Dilma está devendo essa explicação da vinculação com essas forças terroristas", disse.

Bem, agora é com José Serra. O tucano chancelou a fala de seu vice, Indio da Costa, que acusou o PT de manter relações com as Farc. Não só isso, Serra tem reverberado esta insanidade. É um tremendo tiro no pé. Mas agora situação ganhou contornos trágicos. A Venezuela acaba de romper relações diplomáticas com a Colômbia, em protesto justamente contra a acusação de autoridades colombianas sobre a existência de bases guerrilheiras de origem colombiana em território venezuelano.

A acusação da Colômbia é ridícula. Eles que fazem merda, criam guerrilha, um grupo clandestino que vive escondido na floresta e botam culpa nos outros? É inevitável que as Farc, em suas fugas constantes do exército, transitem em território venezuelano. Mas o que é que Chávez ou a Venezuela tem a ver com isso? Eles são vítimas. A Colômbia exporta guerrilheiros para Venezuela e a Venezuela é a vilã?

Mas o contorno trágico a que eu estava me referindo é a sinalização, já devidamente autorizada por Eliane Cantanhêde, em sua coluna de hoje na Folha, de que os tucanos "gostaram" da crise entre Venezuela e Colômbia, que teria aparecido na hora certa, e pretendem usá-la para reforçar o papo das Farc.

A irresponsabilidade de Serra flerta com a loucura. A briga entre Venezuela e Colômbia não é brincadeira, porque embute a possibilidade, remota mas real, do surgimento do primeiro grande conflito bélico na América do Sul do século XXI. Usar isso para faturar eleitoralmente é desonesto, insensato, antipatriótico e criminoso.

*

Sabe o que é engraçado? Uribe é acusado de ser ligado ao narcotráfico por autoridades da inteligência americana , jornalistas são mortos na Colômbia como moscas, com ajuda de autoridades do governo, mas o malvado, o ditador, o "contra a liberdade da imprensa" é sempre Chávez... É que nem aqui no Brasil, políticos do PSDB são pegos com grandes carregamentos de cocaína, e o PT é que é ligado ao Comando Vermelho.

8 comentarios

Anônimo disse...

Sugiro que vc coloque um título nas suas postagens, como estáa parece que a postagem não é nova, os internautas são velozes nem sempre atentam para buscar detalhes

andré rezende

Anônimo disse...

Bravo, meu amigo. Já esta passando da hora de se dizer com todas as letras quem é o ex-governador do PSDB que cheira mais que o Maradona e portanto com ligações muito íntimas com traficantes.

Vera Lúcia de Oliveira disse...

O Rodrigo Viana faz um excelente comentário em seu blog sobre a ligação entre as FARCs/tentativas da direita de retomar o poder na AL/Eleições no Brasil. Fiquemos atentos, pois está tudo relacionado.

Miguel do Rosário disse...

Anonimo, menos. Sem baixaria. O baixo nível fica para os blogs de esgoto. Eu lembrei aqui de coisas reais, noticiadas, com indicação da fonte. Não estou falando de nenhum dossiê "ninguém sabe ninguém viu de onde veio quem disse, etc".

Um político do PSDB foi preso com 500 kg de cocaína. É um fato.

Qdo um barnabé petista é preso com dinheiro na cueca, eles querem derrubar a república. Jà os tucanos podem circular por aí com toneladas de cocaína, fazer acordos com o PCC, serem acusados de roubar milhões de detrans (vide Yeda Crusius) e fica tudo por isso mesmo.

Miguel do Rosário disse...

andré, você está certo. vacilo meu.

Prodígios Lopes disse...

Bom, se vc. acha que publicar o que já foi publicado e não desmentido a respeito de um certo futuro senador é baixaria, então não está mais aqui quem falou, mesmo porque não sou petista e, sim, um simples eleitor de LULA e DILMA. Meu anonimato não teve o intuito de furtar-me ao que disse e, assim, agora assino devidamente o comentário.

Miguel do Rosário disse...

Tá beleza, Prodígio.

Anônimo disse...

Existe um tópico que não foi mencionado. O Serra, candidato da direita, fica pedindo que a Dilma esclareça que o PT é das Farc. Só para lembrar ao Governador de São Paulo, uma coisa: cabe a quem acusa, isto é, ao Serra, que prova as suas acusações. È um preceito constitucional, caso o político do PSDB e DEM não sabe.

Postar um comentário