9 de julho de 2010

Platinados aumentam pressão

A campanha das organizações Globo em prol de José Serra se intensifica. O jornal dos Marinho de hoje traz um exemplo de manipulação grostesca.


A notícia é inteiramente tendenciosa, por vários motivos:

  1. O comunicado da Receita não diz que os acessos foram feitos por auditores, e sim por alguém com senha e certificado digital, ou seja, pode ter sido o próprio Eduardo Jorge.
  2. Ainda é surreal a acusação de que a campanha de Dilma teria interesse em sujar a sua imagem fazendo um dossiê sobre uma figura obscura. Se fosse para fazer dossiê, haveria apenas sentido fazê-lo sobre José Serra. 
  3. A fonte da matéria é alguém altamente suspeito, o próprio Eduardo Jorge, um adversário político de Dilma Rousseff.
  4. O caso apenas prejudica Dilma e beneficia Serra. Se formos considerar premissas básicas de investigação de um crime, ou seja, a quem ele interessa, o maior suspeito é Serra. Dilma é vítima. Nunca leram Agatha Christie? Conan Doyle? George Simenon?
  5. A conclusão da Receita derruba a suspeita, tratada com uma convicção embebida na intenção de caluniar, de que o documento foi obtido por "equipe de inteligência" de Dilma, uma acusação ainda mais surreal quando se lembra que a própria imprensa noticiou que nenhum araponga foi contratado.
  6. As pessoas querem saber: o que esse caso tem a ver com a campanha da Dilma? Reitero esse ponto: qual o interesse de Dilma em fazer dossiê contra Eduardo Jorge? Não se pode descartar a hipótese de que realmente tenha sido algum funcionário da Receita. Mas estes são concursados. A mídia tem a mania de insinuar que funcionários públicos federais são todos petistas, mas todos os funcionários da Receita que eu conheço são tucanos. A tal Lina Vieira, alçada à chefia da Receita por um ato de "jênio" de Guido Mantega, é ligada a demotucanos. Se houve algum vazamento, a probabilidade é maior que tenha sido algum tucano lá dentro querendo prejudicar Dilma. Afinal, repito pela terceira vez: não é Dilma a prejudicada?

Comente!