11 de julho de 2010

Ecos do encontro com Dilma em casa de Lily Marinho

O encontro de Dilma Rousseff com damas da alta sociedade carioca, na casa de um dos nomes mais poderosos da aristocracia brasileira, Lily Marinho, rendeu uma excelente mídia para a petista. Alguns poucos torceram o nariz, mas por uma visão, me desculpem, um pouco mesquinha e rancorosa de política. Eu continuo achando que o fato teve um significado extraordinário para quebrar preconceitos contra a candidata e o PT, opinião compartilhada pelo jornalista Luis Nassif. Aos poucos, surgem relatos mais consistentes sobre o encontro. Reúno os principais abaixo:

- Mônica Bergamo, na Folha.
- Hildegard Angel, no JB.
- Flavia Salme, no IG.
- Cassio Bruno, no Globo.

A matéria do Globo foi lacônica, fria, árida, constrangida. Por que será?

Destaco alguns trechos das matérias linkadas acima que me chamaram atenção:

Na matéria do IG:
“Ela é muito mais bonita pessoalmente”

De Carmem Mayrink Veiga, passando por Flávia Sampaio, namorada do empresário Eike Batista, à anfitriã Lily Marinho, Dilma foi elogiada pela aparência. “Não a conhecia, ela é muito agradável e bonita, muito melhor pessoalmente do que em fotografia”, disse dona Lily. “Ela é uma política e tanto, tudo que ela falou está certo. Ela está preparada para governar o Brasil”, acrescentou.

(...)A pedido dos jornalistas para que emitisse sua opinião a respeito do presidente Lula, dona Lily não economizou: “Ele é muito inteligente. Ele conseguiu nesses anos se fazer apreciar na Europa, nos Estados Unidos, é um encanto. Não o conheço pessoalmente, mas acho ele fantástico”.

(...)Ainda sentada à mesa, Alcione recebeu a atenção de Dilma e de dona Lily. Em troca, cantou, à capela, duas canções de Cartola – “As rosas não falam”, a pedido da presidenciável. “Sempre gostei da Dilma, é uma mulher fantástica, um exemplo para todas nós. Vai ser a nossa presidente da República”, falou a Marrom.

Quem também declarou voto na petista foi Ruth Niskier, mulher do ex-presidente da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier. “Já conhecia a Dilma. E gostei muito do programa dela para a cultura e a educação. Já defini meu voto, é na Dilma”, anunciou, antes de, ao lado das amigas, deixar o local.

Na matéria da Hildegard, no JB:

Ao fim de seu almoço para Dilma Rousseff, cercada pela imprensa por todos os lados, Lily Marinho respondeu ao repórter que lhe perguntou se também fará almoços para os demais candidatos: "Não, só para ela!". Naquele momento, tive a certeza de que Dilma havia conquistado mais um voto.

(...)Dilma, em seu discurso de improviso, após a fala de Lily, foi uma grata revelação, para comentário geral. Falou com domínio dos assuntos, segura de si e das palavras, com simpatia e sorrisos, porém sem perder a firmeza que a caracteriza.

(...)"Ela fez um progresso extraordinário", comentou uma de nossa mesa. Fiquei na dúvida se Dilma realmente fez progressos ou se éramos nós que, até então, desconhecíamos seus talentos de sedução e de oratória.

Na matéria da Bergamo, na Folha:

A candidata se foi e as amigas formaram roda para comentar. "Ela está segura, senhora de si", dizia Andrea Agnelli, mulher do presidente da Vale, Roger Agnelli. "Achei importante ela falar de educação", disse Beth Floris, dona da editora Ediouro. Dona Lily gostou. "Vou fazer 90 anos. Sou velha para votar. Mas acho que, se votasse, seria na Dilma."

Agora a grande pergunta que não quer calar.

ONDE ESTÁ A CANDIDATA SEM CARISMA?????

Pelo jeito, os analistas políticos adotaram a teoria do "poste" e da candidata "sem carisma", que os eleitores teriam dificuldade de engolir, com demasiada afobação. Diria até com leviandade. Dilma não tem a cancha de sindicalista do Lula, acostumado a falar sem microfone para milhares de operários; nem a veia humorística do presidente, que, segundo relato de Silvio Tendler, acordava todo dia com idéias mirabolantes para gozar alguém. Dilma tem o carisma que pode ter uma senhora culta, oriunda da classe média alta de Belo Horizonte, com o charme algo subversivo que a participação na luta contra a ditadura lhe conferiu temperado com décadas de trabalho duro em áreas centrais de administrações importantes do Rio Grande do Sul, primeiro, e depois no governo Lula.

Amigas minhas, com idade entre 40 e 50 anos, com quem evito aliás falar de política, tem demonstrado um incrível preconceito contra Dilma. É uma coisa de louco. Elas afirmam não votar em Dilma por razões confessadamente emocionais: dizem que Dilma é antipática. E só. Esse almoço da candidata com a nata da elite feminina carioca (e não me refiro apenas à elite financeira, mas também intelecutal, visto que Nélida Piñon, grande escritora e membro da ABL, e Ruth Niskier, mulher do ex-presidente da ABL, Arnaldo Niskier, também estavam presentes) terá grande impacto nas rodas de mulheres do Brasil inteiro. As imagens de Dilma com as Vips circularão por sites e revistas com enorme capilaridade país afora, sobretudo em salões de beleza, consultórios, etc.

Esses elogios que a petista vem recebendo dos símbolos máximos de finesse, elegância, riqueza e cultura femininas deverão constituir um sólido capital eleitoral, sobretudo junto as mulheres, cujo voto tem sido mais crítico e mais difícil de analisar. Dilma lidera isoladíssima entre os homens; se conseguir ampliar seu eleitorado feminino, consolidará de maneira definitiva sua vitória no primeiro turno.

10 comentarios

IV Avatar do Rio Meia Ponte disse...

Concordo plenamente.
Ainda mais agora, em pleno 2010, mesmo depois de o PT ter governado por 8 anos, a Veja ainda pinta o partido de stalinista, basta vê a recente capa da Veja e a de 2002
A conferir nesta postagem de PHA
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/07/11/duas-capas-serra-ajuda-a-veja-e-veja-ajuda-serra-em-2002-e-2010/

Ana Paula disse...

Dilma sem carisma?
O Serra deve ser bem carismático...rssss

Anônimo disse...

Esse beija a mão das "aristocracias" caboclas (primeiro Abilio Diniz e depois os Marinho) não parece boa idéia por parte da candidata. Parece sinalizar para a população que o PT anda precisando do aval das elites, ou melhor classes dominantes, e que são elas que ainda mandam no processo político.

Unknown disse...

A elite como um todo ,já percebeu que não tem mais jeito,como sabem que são minoria(classe A)estão dando uma de migué para não dar a mão à palmatória! É duro depois de 8 anos de governo Lula deixar de admitir que o Brasil bombou! Agora é a vez deles (a elite) puxar o saco ou melhor a sacola da Dilma!rsrsrsrs

Avelino disse...

Caro Miguel
Dilma tem que ir sim, mesmo que a Lily e outras socialites votem, e seguramente, muitas votarão no $erra.
O que eu também gosteria de ver, é o $erra, no lado oposto, tentar uma reunião com as Centrais Sindicais, com as entidades da Educação.
Dilma tem que ir com quem esteja disposto a conversar, e levar as propostas de sua campanha.
Saudações Dilmistas
E Mercadante também

Anônimo disse...

Ines Ferreira disse...
Miguel,

Não se engane achando que as mulheres em geral são como as suas amigas de 40 e 50 anos. Eu que estou nesta faixa, sou Dilmista e não abro, e tenho muitas amigas, minha irmã e mais que votarão também na Dilma.
Olha, estas pesquisas (se não tiverem sendo manobradas e eu acho que estão) podem estar retratando que Dilma tem menos voto feminino,talvez a explicação seja a de que a mulher por não ser muito politizada (precisamos mudar isto) ainda não conheçam a Dilma. Mas quando entrar a propaganda na TV e o Lula disser que Dilma é Lula. Pronto! Acabou para o Serra.

Miguel Oliveira disse...

O PIG criou uma realidade imaginária de que Dilma é uma debiloide qualquer, sem qualificação nem experiência, nem inteligência. Mais ou menos como com Lula, que até hoje chamam de ignorante, burro, despreparado, etc, etc. Os bobocas que acreditam no PIG, inclusive Serra, acham que Dilma vai ser engolida nos debates. Negam-se a perceber que ela tem extraordinária agilidade mental e intelìgência e memória privilegiadas e fala com firmeza e conhecimento de causa sobre todas as ações do governo Lula. Vai dar um banho nos outros nos debates. Quem viver verá.

Esquemas Táticos disse...

Eu também achei ótimo esse encontro da Dilma com a Lily Marinho. Todas as socialites saíram bem impressionadas. Um (a) presidente tem que conversar com todos os setores. Não se pode ter preconceito com isso. Abraços.

SergioRDG disse...

Acho que essas análises de que não está certo a Dilma se encontrar com as "elites" estão equivocadas. O próprio Lula é um exemplo. Mesmo na época ferrenha das greves do ABC na ditadura, contra coturnos e cassetetes, o que ele oferecia? Diálogo. Com os empresários e até com os delegados que o prendiam. Ele mostrou que é preciso ser um governante inteiro, para todas as classes. Só assim é possível mudar corações e mentes.

alex disse...

Anônimo diz:
Esse beija a mão das "aristocracias" caboclas

Anônimo, não tem jeito! hoje tudo passa pela negociação ou alguém mela sua festa.

Quer ver? Fim do ano reservei o salão de festas do meu prédio para bela festa com amigos meus e de minha esposa. Uma confraternização. Como a festança iria rolar até lá pela 1/2 da matina, o zelador, meu amigão, aconselhou: "seo alex, tem um vizinho aqui que é muito legal mas costuma encher o saco, é um advogado...o fulano de tal, o senhor conhece?"
- sim, disse eu. Conheço o cara é gente boa e eu nem sabia que ele costuma pentelhar. Já me deu até carona em dia de rodízio. Deixa comigo.
Semana antes, liguei no Ap do cara..ô fulano, como vai? blá blá.. escuta, o que vc vai fazer no final de semana tal? Vc não quer tomar um vinho no salão de festas..estou chamando uns amigos e blá blá.
- "Alex, este final de semana estou recebendo uns amigos aqui no AP. Rapaz, agradeço muito o convite, fico lisonjeado e blá blá..."

Anônimo: o cara tinha compromisso. coincidência. mas se não tivesse e não fosse convidado, poderia melar minha festa.

é isso aí ... Acho que a Senhora D vai ter sentar na mesa com muita gente. Ela tem o aval do povo. Isso que é importante.
abs

Postar um comentário