2 de julho de 2010

Datafolha: Dilma abre vantagem de 12% entre os homens


O Datafolha não me engana nem me assusta. Para manter Serra estável, o instituto teve que fazer o tucano subir de 38% para 50% na região Sul. Hohohoho. Tudo bem, mas aí eu descobri que os pesquisadores esqueceram de mexer num índice muito importante: Dilma Rousseff lidera isolada entre o público masculino, com 46% das intenções de voto, contra 34% de Serra. Entre as mulheres, Serra tem 45%, contra 30% de Dilma.

A evolução do voto masculino ao longo dos últimos meses não deixa dúvidas. Dilma continua crescendo e ampliando sua vantagem sobre o adversário.




A intenção do voto masculino, conforme eu já tive a oportunidade de provar cientificamente por aqui, antecipa o voto total, porque as mulheres demoram mais tempo para definirem a sua opção política. Quando o fazem, porém, a tendência é seguir o voto masculino. Não porque elas "obedeçam" aos homens. Longe disso. O voto feminino segue o masculino porque não há diferença substancial entre os sexos em termos de voto. Isso é provado. Os resultados eleitorais sempre mostram percentuais praticamente empatados entre os gêneros. A diferença nas intenções de voto, portanto, decorrem de menor grau de informação entre as mulheres.

Por exemplo, segundo o Datafolha divulgado hoje, 75% dos eleitores sabem que Dilma é a candidata apoiada por Lula; 25% não o sabem, o que corresponde a quase 30 milhões de eleitores. Sendo que a grande maioria pertence a classes sociais de baixa renda, onde Lula detêm uma aprovação superior a 90%.



Separando por gênero, veremos que o percentual de mulheres que não sabem que Dilma é a candidata apoiada por Lula é muito maior. Já verificamos isso em outras pesquisas. Assim que o Datafolha liberar o relatório completo, mostraremos esses dados com destaque  (atualização: já divulgaram). Mas por enquanto pode-se provar isso com os números da sondagem Datafolha do dia 24 de maio:

P.7 Pelo o que você sabe, qual destes candidatos o presidente Lula está apoiando ?
(Resposta estimulada e única, em %)


Viram? 34% das mulheres não sabem quem é o candidato apoiado por Lula (contra 22% dos homens). E apenas 65% de nossas queridas companheiras sabem que é Dilma (contra 77% dos homens).

*

O Sul, por sua vez, virou a casa da mãe joana, onde rola o samba do gaúcho doido (e catarinas & paranaenses). Observe abaixo o sobe e desce de Serra na parte meridional do país. É um iôiô absurdo. Com isso, o Datafolha se desmoraliza completamente.


*

Por fim, para ridicularizar ainda mais o Datafolha, os índices de popularidade do presidente batem novo recorde, atingindo 78%, o que torna estranha, para dizer o mínimo, a estagnação de Dilma em relação à pesquisa anterior. De qualquer forma, a aprovação do governo deixa Serra de calça curta, ainda mais agora, que ele resolveu partir pra briga, e nomeou para vice um pitboyzinho do Rio.



4 comentarios

Carlos disse...

Manoel,
Para mim, as intenções do Tavinho, estão mais do que evidentes. Ele continua a insistir naquelas duas suposições montadas pelos marqueteiros de Serra, jamais corroboradas pelas pesquisas do Sensus e do Vox, que são as seguintes: a) mulher não vota em mulher e b) Lula não consegue transferir a sua popularidade, para a candidata por ele apoiada. Que o Tavinho continue nessa ilusão. Eles e os seus candidatos preferidos vão levar o maior ferro nestas próximas eleições.

Anônimo disse...

Incrível um instituto tão picareta como o Dataserra poder fazer pesquisa de opiniao publica, noutros países jornais não fazem este tipo de pesquisa
Cadê o Gallup

Andre REzende

Anônimo disse...

Menos de 30 min após a derrota p/ a Holanda, o porco fascista da DER GøBBELS escreveu:

ACABOU A ERA DUNGA.

Corri p/ ler o texto, q se resumia a estas palavras:

PELO MENOS É O Q ESPERO.

Alguém avise este a este pseudo jornalista q, Dunga tem 67% de apoio do povo do Brasil - e ele, Noblatblablá, nao seqer conhecido por ninguém além da net.

Q o detesta.

Vou rir muito, pois estarei ríndo por último, qdo ler q:

ACABOU A ERA NOBLATBLABLÁ.

Inté,
Murilo

Adriano Matos disse...

é rapaz, em acreditando no datafolha, diria que o gaucho sofre de transtorno bipolar....

Avante, Brasil!

Postar um comentário