4 de julho de 2010

Análise da última pesquisa Ibope

Prezados leitores, está disponível a íntegra do relatório da pesquisa Ibope. O primeiro dado que me chamou a atenção, é este:

Perfil dos entrevistados

A participação das mulheres no eleitorado já atingiu 52% do total, 4 pontos acima da participação masculina, de 48%. Como o Brasil tem, segundo o TSE, um total de 134 milhões de eleitores, cada ponto percentual corresponde a 1,34 milhão de cidadãos aptos a votar. De maneira que temos 5,36 milhões de mulheres a mais que homens no eleitorado. Este é um número que favorece José Serra num primeiro momento, visto que as mulheres registram menor grau de informação acerca dos candidatos e, portanto, ignoram que Dilma Rousseff seja apoiada pelo presidente Lula; com isso, não votam na petista; muitas optam pelo nome mais conhecido, que é o do tucano.

O menor grau de informação das mulheres pode ser auferido já na primeira tabela do relatório:

P.03) Pensando na eleição para Presidente da República, em que você votaria se a eleição fosse hoje? (Espontânea)

Agreguei os números da tabela acima e fiz um gráfico:


Uma quantidade bem maior de mulheres, em relação aos homens, optaram por candidatos que não são candidatos, ou disseram estar indecisas. A maior parte se encontra, naturalmente, entre as faixas de renda mais baixas, onde o grau de informação é menor. Não é por outra razão que José Serra está bem à frente entre as mulheres, e bem atrás entre os homens.

Outra tabela, também no início do relatório, comprova o que mencionei acima:


Repare que entre os que ganham até 1 salário, 42% declararam-se indecisos e 20% afirmaram votar em Lula (que não é candidato).

Mesmo assim, Dilma lidera as intenções de voto, com 22%, cinco pontos acima de Serra, com 17%.

Na pesquisa estimulada, a vantagem de Dilma entre os homens continua a se ampliar. A tendência, conforme temos apurado ao longo das últimas pesquisas, é que o total acompanhe os votos masculinos na medida em que as mulheres forem se informando melhor sobre os candidatos.

P.05) Se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem você votaria?

*

É engraçado como são as coisas. Até pouco tempo atrás, o empate entre Dilma e Serra era considerado uma derrota para os tucanos. Houve enorme comemoração nas hostes petistas quando sua candidata encostou no adversário pela primeira vez. A boca do jacaré se fechou, diziam todos. Agora, alguns blogueiros e colunistas tucanos exibem o empate no Ibope como um grande trunfo eleitoral.

Nenhum dos tucanos, porém, arrisca-se a olhar a pesquisa mais de perto. No máximo, colhem um dado aqui, outro acolá, tentando salvar as aparências e dar um pouco de gás a militância.

Fiz outras análises interessantes do Ibope em minha Carta Diária.

Comente!