1 de julho de 2010

Inacreditável: Globo tenta ridicularizar seleção brasileira

Acordei cedo hoje, 4 horas da manhã, para começar meus trabalhos. Eis que me deparo, em meu primeiro minuto de batente, com a seguinte chamada na capa do jornal O Globo:


Será que eu estou viajando ou os platinados decidiram realmente perseguir a seleção brasileira e seu técnico? Tudo bem informar sobre as declarações de Cruyff, mas montar um texto de forma a agredir, ridicularizar e humilhar a seleção brasileira, que acaba de vencer o Chile por 3 a 0, isso é demais. O holandês é uma fonte parcialíssima, porque seu time entrará em campo contra o Brasil nesta sexta-feira. Botar o subtítulo: "Holandês Cruyff ridiculariza seleção de Dunga" soa como uma provocação explícita. Uma provocação vinda de um inimigo. O Globo (e a Globo) foi à caça de declarações contra o Brasil para corroborar suas próprias teorias. E achou. O jornal transplantou para o esporte exatamente os mesmos cacoetes que exerce na política.

Repare que o texto começa dizendo que o craque "entrou na guerra contra o Brasil". Quem mais está nessa "guerra contra o Brasil". As organizações Globo?

6 comentarios

Anônimo disse...

Prezado Miguel, o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Se o Brasil ganhar a Copa, as pessoas verão o Dunga como herói. Se perder, ele continuará visto como herói e milhões pensarão que a culpa é da Globo, que desestabilizou o treinador e a Seleção durante a Copa. Luiz Paulo

Anônimo disse...

Proponho tuitar: Glogo está secando a Seleção!

Anônimo disse...

Não gosto do time montado pelo Dunga. O jeito que joga. Mas tem determinação, garra, e como lutam...Bem diferente da seleção ( Global) passada. Se o Brasil ganhar de 1 x 0, está bom. Se ganhar TODOS os jogos, mesmo jogando feio (eu acho...) de 1 x 0, até na final, está bom. Será o campeão! Gostaria de uma final latina, Brasil x algum time sul-americano. E que o terceiro lugar fosse sul-americano. Só pra colocar os "outros" no devido lugar.

Luiz Monteiro de Barros disse...

Sabe acho que pela logica vai acontecer como o comentario das 10.28 do anonimo. Se não há logica no futebol tem uma que é incontestavel todos os brasileiros exceto os 3% de descontentes (para fazer valer que toda unanimidade é burra, estamos felizes devido que continuará a diminuir a desiqualdade de renda familiar agora muito mais atraves da meritocracia que a educação proporcional

Adriano disse...

Caros,

Pasolini disse em um texto escrito sobre futebol que o futebol europeu era escrito em prosa e o sul-americano, sobretudo o brasileiro, em poesia.

Essa frase do Pasolini serviu de mote para um livro genial chamado Veneno Remédio: o futebol e o Brasil, de José Miguel Wisnik, publicado pela Companhia das Letras.

O livro nos surpreende à cada página, à cada seção e à cada capítulo. Como diz lá o autor, ele não está falando de futebol, mas sim do futebol.

Vale à pena dar uma lida, para tentarmos sair dessa bobalhada com a qual a mídia trata o futebol.

Agora, a Globo usar mal o argumento do Cruyf é uma coisa; outra bem diferente é a análise, que a meu ver é precisa, que o Cruyf faz.

O futebol brasileiro sempre se destacou por tentar reduzir o quantum de imprevisibilidade do futebol - ao ampliar a posse de bola - e pela capacidade de gênios que usavam a 7, a 9, a 11 e sobretudo a 10, de reinventar o espaço através de seus dribles e lances criativos.

Uma cópia sem Ronaldinho Gaúcho, Neimar e Ganso é um crime contra o futebol. A meu ver, à parte toda a patriotada do Dunga, o futebol brasileiro é um patrimônio cultural da humanidade: transpõe nossas fronteiras, com força maior do que todas coca-colas e McDonald's. Levar os melhores - os craques - é ser respeitoso com a tradição do futebol brasileiro e com todo o fascínio que ele provoca por todo o mundo.

Acho que o Brasil vai ser campeão, devido ao trabalho bem-feito do Dunga. A seleção é compacta e competitiva. Poucas vezes na vida assisti jogar uma zaga tão boa e segura. Mas, sinceramente, não assisto aos jogos do Brasil esperando qualquer momento catártico, como vinha assistindo os recentes jogos dos Santos, mesmo sendo torcedor do Fluminense.

Uma coisa é reconhecer que a Globo e outros mass-media querem derrubar o Dunga e pegam qualquer declaração para desqualificar o seu trabalho; outra coisa é deixar de reconhecer que amantes do futebol poesia do Brasil, como o Cruyf, e tantos outros não estejam certos ao reconhecer que este time brasileiro - com a exceção de Robinho e Luís Fabiano - está bem descaracterizado.

Abraços a todos e parabéns Miguel pelo bom e provocativo blog. Tenho sido um visitante assíduo.

Adriano

Heitor Thury disse...

Gostaria de perguntar a Sra. Globo porque escolheu o comentário de um jogador Holandês para atacar a seleção? Depois de tanto tempo em guerra e depois de tanto tempo quieta, não há outros brasileiros para criticar a seleção?

Postar um comentário