21 de julho de 2010

Carta Diária Óleo do Diabo, Quarta-Feira 21 de julho de 2010

Procuradora "rebelde" recua e diz que "não há motivo para impugnação de candidatura"

Não acho que "rebelde" (como a Folha adjetiva Cureau, em matéria com chamada na capa) seja um elogio adequado para uma procuradora eleitoral, mas o que importa saber é que Sandra Cureau parece ter caído em si. Em entrevista para a Folha desta quarta-feira, a procuradora visa, nitidamente, esfriar a crise que ela mesma havia ajudado a produzir.

Destaco esse trecho da entrevista:

Há dados para impugnar uma candidatura presidencial?
As multas aplicadas até aqui, sozinhas, não são capazes de impugnar. Não houve até aqui situações que possam caracterizar desequilíbrio das eleições. Teria de ter um ato que fizesse uma candidatura subir astronomicamente nas pesquisas. Isso não aconteceu. Quanto mais importante o cargo, mais cuidadoso você tem de ser, para não cair no golpismo.

Como assim?
Golpismo no sentido de alguém fazer uma artimanha para afastar o outro da eleição, pegar um ato apenas. Por isso tem de ser algo que desequilibre as eleições para levar a uma impugnação.

É natural que o procurador-geral da República, seu chefe, e as associações da categoria, tenham saído em sua defesa.

Mas é evidente também que todos perceberam a bizarrice de vermos uma procuradora eleitoral ganhar protagonismo midiático e político num cenário de forte tensão eleitoral. A procuradora deu declarações que foram usadas politicamente (e somente por um dos lados) e ajudou a criar uma atmosfera desagradável de instabilidade política, onde muitos sentiram inclusive o aroma de golpe. Tanto é que chegou às narinas da própria procuradora, levando-a declarar que seria "golpismo" pegar um ato apenas e querer impugnar uma candidatura. Para impugnar uma candidatura, afirmou, seria necessário provar que houve alguma coisa que tenha desequilibrado profundamente o processo eleitoral. "Isso não houve", declara Cureau, categoricamente.

As declarações de Cureau revelam ainda que ela foi, de certa forma, manipulada pela mídia, que através de suas perguntinhas e respostas, conseguiu arrancar da procuradora frases infelizes e interpretações afobadas que geraram manchetes, títulos e destaques fortemente negativos para um dos candidatos, produzindo um factóide eleitoral. Com isso, a procuradora fez exatamente o que ela está obrigada a coibir: desequilibrou a disputa.

As águas parecem voltar a seu leito agora. A reação do PT e da sociedade, mesmo que tenha sido apenas um latido alto, e não tenha se concretizado numa denúncia formal ao Conselho Nacional do Ministério Público, surtiu efeito.

Esperemos que a procuradora "rebelde" tenha amadurecido com o episódio e tomado juízo.


Tags: Sandra Cureau, juízo, Procuradora Rebelde, Folha, entrevista.

12 comentarios

Anônimo disse...

Ainda assim, é bom ficar de olho, pois já sabemos que por quem o coração da procuradora bate nesta eleição. Em verdade, falta de profissionalismo dessas pessoas que ocupam certos cargos importantes no judiciário me provoca grandes preocupações

Panambi disse...

Não assino embaixo. Houve um recuo mas, para mim, esta "sra" tem uma preferência e é a que todos nós achamos que é. Todo cuidado com ela é pouco.....

alex disse...

"O GLOBO" NÃO SE CONFORMA ...

Da série: o inacreditável jornalismo de O Globo

Blog do luisnassif, 21/07/2010 - 09:36
Por Reinaldo

“Satélites indicam queda de 47% do desmatamento na Amazônia"

Terra Brasil – ‎há 19 minutos‎

“Dados coletados por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam queda de 47% do desmatamento na Amazônia entre agosto de 2009 e … ”

____________________________________________

“Satélites indicam queda de 47% do desmatamento na floresta amazônica ”

Estadão – ‎há 6 horas‎

“Ainda faltam dois meses para o fechamento dos dados, que, se confirmados, poderão indicar uma redução recorde. Apesar do bom resultado, de agosto de 2009 a … ”

____________________________________________

“Desmatamento cresce em maio na Amazônia”

O Globo – ‎há 8 horas‎

“O desmatamento da Amazônia no mês de maio ficou em 109,6 quilômetros quadrados, mais que o dobro do registrado em abril (51 quilômetros quadrados). … ”

Luiz Monteiro de Barros disse...

Esse incessante teclar nos leva a becos com saídas ocultas. Cureau, “Lula tem que calar a boca” "não pode dizer que o Serra é melhor para ser presidente" Grita geral na blogsfera. Marcação tendo em vista antecedentes. PT estuda entrar com ação, alias atendendo nossos apelos. Intimidação não é como demonstrou o Tijolaço. Ai o Estadão consulta o TSE e descobre..........Tchan, tchan, tchan. Serra tem mais ações do que Dilma. Mas então...........A nossa sensibilidade a flor da pele como deve ser devido o jogo do PIG, pode descansar?
Não! Mas pelo andar jurídico acho que a Cureau toda vez que conseguir condenar Serra não vai ser noticia na base do Ricupero "o que é ruim a gente esconde"

Anônimo disse...

"Por isso tem de ser algo que desequilibre as eleições para levar a uma impugnação"

sei.

do tipo que a tv globo fez quando manipulou o debate collor x lula em 1989 e ficou por isso mesmo até hoje?

emerson 57

IV Avatar disse...

Tenho a impressão de suas cartas diárias óleo do diabo são melhores para serem lidas em blog, pois por email vem sem a devida formatação, fica dificil ler.
Uma sugestão: as publique num blog a ser acessado por uma senha, só configurar o blog para que seja acessado pelos leitores pagantes
Abs,

alex disse...

A hora do Vômito

MADUREIRÃO, O ASSUMIDO DO "PPSDB"

QUE QUER DERROTAR A DITADURA

http://www.youtube.com/watch?v=RmgSmsjagaw&feature=player_embedded

Anônimo disse...

O desrespeito institucional para com a Presidência da República fez escola a partir do deplorável “chamar às falas” do Ministro Gilmar Mendes, referindo-se ao Presidente Lula, por ocasião de suposto grampeamento de conversa entre aquela autoridade judiciária e o Senador Demóstenes Torres, do Dem, cujos áudios jamais surgiram. Foi uma das tantas condutas indignas de Gilmar Mendes, que levaram a desgaste do STF e do Poder Judiciário em geral, e a desqualificacão ainda maior perante a opinião e até perante seus pares na Pretório Excelso, no jargão do meio jurídico. Depois, a Dra. Cureau mostrou pertencer a essa escola, referindo-se desrespeitosamente ao Presidente da República e a todos os brasileiros, que votaram nele ou não, considerado o princípio da representação política, pelo qual o agente político é eleito por uma parte da sociedade, mas representa toda ela. Na verdade, as condutas indignas de Gilmar Mendes e de Sandra Cureau expressam preconceito de classe e desprezo, consciente ou inconsciente, por um Presidente da República oriundo das “classes infames”, fato que até hoje certa elite não aceita; e que, por isso, pode ser desrespeitado sem qualquer inibição pelos que se consideram pertencentes às “classes superiores”. É o mesmo universo de valores – falsos – dos tucanos e das elites, condicionantes de suas condutas. Felizmente a sociedade está melhorando, melhoria que aos poucos vai se refletir em suas instituições. Então não mais teremos Ministros e agentes do Ministério Público desrespeitando ao Presidente da República, aos próprios cidadãos e a si próprios.

bLOgDoRiLdO disse...

Parece-nos que do lado "de lá" os comentários tem sido desastrosos para a campanha do Serra. Fico imaginando o Índio com uma proposta política para o país; com discursos coerentes e propositivos; reunindo-se com os empresários do DEMO e outras instituições no Brasil afora. Poderia se tornar um político de expressão nacional e ser uma referência dentro do DEMO. Optou pela molequice e deu no que deu.
Depois que o moleque foi colocado de castigo pela cúpula demotucana, a doutora "quirrô" resolveu pousar e caminhar com os pés no chão ou seria a próxima a ser calada pelo PIG e pelos barões demotucanos.

Anônimo disse...

Eu não sei se a a Exma. Procuradora fez uma "mea culpa" vendo que o caminho que ela estava trilhando era muito perigoso ou ela estava sendo induzida pela mídia! De qualquer modo parece que as coisas voltaram ao seu leito normal. Cumpra-se a lei, mas sem partidarismo é só o que queremos.
Nós Lullistas agradecemos!

ana disse...

Não adianta tentar consertar, a cureau tornou-se suspeita para participar do pleito. Demonstrou total despreparo para o exercicio da função. Suas declarações desastrosas e tendenciosas demonstram que está mal intencionada e é um perigo para a democracia. Deve sOFRER representaÇÃO na Corregedoria do MP e no Conselho Nacional do MP. Não podemos deixar passar em branco, sob pena de por em risco as eleições de 2010 e a lisura do pleito.

ana disse...

A sra cureau infulenciada pela midia ou não demonstra um víés golpista. Honduras é um exemplo de como essa gente pode atuar e a vitima maior é a democracia, principalmente quando apoiada pela midia defensora dos interesses de grupos etrangeiros poderosos como a direita dos USA insatisfeita com o rumo independente que Lula conduziu o Brasil que sera mantido por Dilma.

Postar um comentário