23 de setembro de 2010

Juventude enfrenta golpistas do Clube Militar



Reproduzo abaixo matéria do meu amigo e blogueiro Theófilo Rodrigues, sobre a manifestação feita hoje pela União da Juventude Socialista (UJS) em frente ao Clube Militar, contra o golpismo da mídia e contra a conspiração entre intelectuais (?) de mídia e membros do exército. Lembremos que as Forças Armadas devem obediência ao presidente da República, que é o Comandante em Chefe; muito estranho o Clube Militar, portanto, bancar um convescote de hidrófobos da oposição midiática (Merval e Reinaldo) para falar mal do próprio Comandante, e ainda botarem soldados do Exército, como fizeram, para agredir jovens cidadãos que nada fizeram que exercer o seu direito de protestar.


Jovens fazem ato político em frente ao Clube Militar do Rio de Janeiro

O Clube Militar do Rio de Janeiro convocou hoje seus generais para uma reunião com os jornalistas Merval Pereira (O Globo) e Reinaldo Azevedo (Veja). A convocação, intitulada “Democracia ameaçada: restrições à liberdade de imprensa”, afirmava que o Brasil passa por momentos difíceis para a imprensa.

Esta foi a senha para que a União da Juventude Socialista (UJS) convocasse os movimentos sociais do Rio de Janeiro para um representativo ato na porta do Clube Militar. Cerca de 50 jovens seguravam cartazes com palavras de ordem como “Liberdade de imprensa não é liberdade de empresa” ou “Globo + Militares = Golpe”.

Segundo Monique Lemos, presidenta da UJS, “os militares não possuem nenhuma credibilidade para falar em democracia ou em liberdade de expressão”.

Já o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, lembrou o processo de Conferência Nacional de Comunicação que ocorreu no fim do ano passado. “A Globo boicotou vergonhosamente o processo democrático de Conferência Nacional de Comunicação que pretende democratizar a mídia no país” afirmou Iliescu.

Um momento marcante se deu quando nomes de jovens mortos pela ditadura foram lembrados, como Honestino Guimarães, Helenira Rezende, Osvaldão, Mauricio Grabois, Stuart Angel e Edson Luís, entre tantos outros.

Uma das preocupações dos manifestantes é a de que não ocorra esse ano no Brasil o que já aconteceu em 1964 com João Goulart, em 1973 com Salvador Allende e em 2002 com Hugo Chavez na Venezuela. Para o Secretário de Formação da UJS, Theófilo Rodrigues, “a mídia mostra dia após dia que não está disposta a aceitar a eleição democrática de Dilma Rousseff”.

A tranqüilidade do ato foi quebrada apenas pelos empurrões dados por soldados do exército e por um revoltado advogado do Clube Militar que quebrou o microfone da caixa de som da UJS.

Publicado originalmente no blog Fatos Sociais.


(Os jovens improvisaram hiphops na hora).


Mais tarde publicaremos um vídeo da manifestação.


15 comentarios

Unknown disse...

Que beleza!!!! Deixei um comentário no Juventude com Dilma e repetirei aqui.
Não sou jovem, tenho 70 anos e passei, aos 24 anos de idade, por 1964. Foi uma parada. O que me entristece é que pessoas que passaram por aquilo tudo estarem hoje, aos 60, 70 anos, defendendo aquilo que eles tanto se rebelaram. Então não eram de esquerda porra nenhuma, eram da esquerda festiva. Aliás o Pedro Malan fazia parte deste pedaço de gente!!!

Anônimo disse...

Amigos e amigas, enquanto o coiso parte para a baixaria, vamos seguir estes passos para elegermos Dilma primeira presidenta do Brasil:

1- Distribua centenas de cédulas para seus amigos e membros da sua família, se possível prepare a colinha para que eles levam para o local da votação e não errem o voto.

2- Peça o voto. O pedido do voto é muito importante. A sua opinão sobre Dilma é muito valiosa para seus amigos e familiares. É muito que vc telefone, mande emails e torpedos. Entre no site da Dilma www.dilma13.com.br e copie determinadas matérias e estimule a leitura, o questinomento sobre as eleições, sobre a campanha, debata as propostas da nossa candidata.

3- Participe da corrente do voto consciente. Marque reuniões em sua casa ou no trabalho. A eleição de Dilma é baseada no voto consciente, no debate de propostas para o Brasil e não no terror nem no medo.

4- Outro instrumento imporante é o visual. Adesive seu carro, a janela da sua casa, o peito, cole cartazes nos cavaletes, na entrada do trabalho ou casa.´Passe no comitê mais próximo e pegue material, bem como através do site www.dilma13.com.br

5- Participe das atividades tais como carrreatas, caminhadas, festas, panfletagem em portas de escolas, em portas de empresas. Consulte a agenda de eventos da candidata na sua cidade. Ajude a divulgar a campanha. Convide seus amigos para as atividades.

6- Pegue material e distribua no seu local de trabalho, e locais de visita. Ande sempre com o adesivo colado no peito. Grave um trecho do programa da Dilma na TV e mostre para os seus amigos no seu celular.

7- É importante você saber e lembrar aos seus amigos e familiares de que nestas eleições, na hora de votar, é obrigatório levar dois documentos: o título de eleitor e o documento de identidade (ou outro documento que tenha foto, como carteira de motorista, de trabalho ou passaporte).

Grato,
D

Sonia disse...

sEM ESQUECER DO sERRA QUE SE DIZIA DE ESQUERDA ,MAS FUGIU P/O cHILE E "aterrizou" nos EUA onde "consigiu o diploma"..CADE O DIPLOMA SERRA?

Juliana Freitas disse...

eu só não gostei do nariz de palhaço... aquele povo do lado de lá é que costuma usar e fica muito bem com eles, aliás!

Anônimo disse...

Fanáticos que se infiltram na máquina.
Essa Dilma vai acabar com o país.

Anônimo disse...

Quem diria que a UNE acabaria defendendo um governo que tentou e vem tentando amordaçar a imprensa.

UNE, quem te viu e quem te vê.


O nariz de palhaço na "cara" de um dos manifestantes expressa bem o que eles são.

Reginaldo Gadelha

VERA disse...

Gostaria de saber o que esses trolls FDP vêm fazer aqui neste blog "sujo"! Vão destilar seu veneno nos blogs da sua laia, seus cães sarnentos! Quem vive amordaçando jornalistas e funcionários públicos é o seu candidato incompetente, o Zé-baixaria. Vcs é que deveriam colocar nariz de palhaço, pois é esse o papel que fazem ao defendê-lo! Xô quadrilha demo-tungana!

Anônimo disse...

E que história é essa de militares falarem em liberdade de imprensa? Por algum acaso eles respeitam isso?

Deko (UJS-CARICA) disse...

EU tava lá junto com os secundaristas, e nesse empurra empurra pucharam o braço da Monique Lemos com tamta força que achei que ela ia sair de lá sem braço.. e o advogado naum foi a unica pessoa maluca que apareceu lá não, Uma senhora que surgiu com em um passe de magica chegou lá gritando, falando que estavamos sendo PAGOS para estar alí(eurí)logo em seguida nos chamou de Ridiculos, e um outro alucinado saiu do predio do clube militar FAZENDO SAUDAÇÕES NAZISTAS (SIIIIM CAAAAROS INTERNÉÉÉTICOS) fazendo saudações nazista para nós .. Séra q ele acha isso bunito?!sera q ele tem sanidade mental suficiente para estar andando pelas ruas e circulando pelos corredores do clube militar ?!

X-MAN disse...

Pelo visto Miguel ele vem aqui por que vc entrou na rota diaria que eles tem que fazer, bom sinal alias, mostra que o blog está incomodando.

ana disse...

O que os milicos da ativa e reformados pensam do humilhante Tratado por pouco pactuado pelo governo de FHC com o governo dos USA para entrega da BASE DE ALCANTARA - parte do territorio nacional - aos militares dos USA? A Aeronautica não tem nada a dizer de ter sido, por pouco alijada do controle da base de alcantara em favor dos militares dos USA?Não tem nada a dizer por ter passado como incompetente no "acidente" ocorrido quando morreram cientistas civis e militares na Base de Alcantara?
Os militares leram os termos do Tratado?
Leiam pois é humilhante para as forças armadas brasileiras.
Um conselhos aos militares, se vcs não se respeitam, nos respeitem. E os da ativa, se não estão altura do Brasil de hoje, peçam para sair.

Anna K. disse...

O Reinaldo Azevedo até tem razão, eram uns gatos pingados fora. Mas também eram uns gatos pingados dentro. A diferença é que os de fora são o futuro do Brasil, uma juventude orgulhosa e feliz. Os de dentro são o passado, servil e infeliz.

VERA disse...

Nooossa! Que lindo! É isso aí, Anna K.!

Anônimo disse...

NOSSA QUE RIDÍCULO DEFENDER UMA CANDIDATA A CONTINUAR O GOVERNO MAIS CORRUPTO QUE EU JÁ VÍ, SAUDADES DO FHC, NÃO HAVIA ESSAS PALHAÇADAS COMO O MENSALÃO E QUALIDADE DE VIDA ERA BEM MELHOR

CAIC-Maria Alves Carioca disse...

É a primeira vez que me manifesto aqui neste espaço, quero parabenisar os jovens corajosos em frente ao clube militar, não sou eleitora de ninguém por defender que voto só será símbolo de cidadania e democracia o dia que for livre, mas não posso deixar de dizer que o jovem está certo, não podemos deixar quem não concebe uma sociedade democrática como os militares pousarem de bonzinhos agora, pois nem agora nem nunca eles foram cidadãos eles são comandados nem votam nem nada e querem reativar uma parceria que não é nova, a grande mídia sempre esteve a serviço do estado autoritário, portanto parabéns e continuem assim e contem comigo.
Laura Lobato

Postar um comentário