17 de março de 2010

Espontanea Ibope: Dilma 14% X Serra 10%



Essa é a pesquisa de votos espontâneos do Ibope divulgada há pouco, cujo original pode ser baixado neste site. Estou aqui namorando o relatório, e já já volto com mais novidades e comentários.

*

Pesquisa estimulada no segundo turno:


*

(clique para ampliar)



*

Bem, o que dizer sobre essa pesquisa? Serra está perdendo, só isso. Todos os institutos mostram um estreitamento acelerado da diferença entre os dois principais candidatos, com Serra caindo e Dilma crescendo. Uma observação é importante: Serra é conhecido por 65% dos entrevistados, Dilma apenas por 44%. Sendo que 27% dizem conhecer "bem" Serra e somente 14% falam o mesmo sobre a ministra. Com o que se depreende que Dilma ainda detêm um potencial de crescimento muito grande. 

Observe-se ainda que, dentre esses 56% que não conhecem Dilma, está evidente que a maioria esmagadora são pessoas pobres, segmento onde o presidente Lula tem popularidade sólida e inconteste.

Vale notar outra coisa. Muitos receiam que a mídia produza escândalos terríveis, ou mesmo uma "bala de prata", que possa matar a candidata Dilma, sobretudo na reta final da campanha, quando haverá pouco tempo para se defender. 

A hipótese dos "escândalos terríveis" é provável. Aliás, já está acontecendo, de maneira que a mídia está gastando a munição antecipadamente. Sobre  a "bala de prata", também creio que será tentada, mas deverá ter efeito maior sobretudo no velho rebanho classemedista, cujas tendências eleitorais oscilam irritantemente  ao sabor dos ventos midiáticos - embora seja preciso não esquecer que segmentos cada vez mais relevantes da classe média estão também sob forte influência da blogosfera, e, portanto, blindados contra esse tipo de manipulação desesperada.  O povão, no entanto, não lê Veja e não assina os jornalões. Seria afetado apenas por um bombardeio televisivo de alta intensidade. Mas como os partidos aliados terão um enorme tempo de TV, na forma de propaganda eleitoral gratuita, e como o próprio presidente da República possui, inevitavelmente, um mínimo de espaço na tela garantido, acredito que será extremamente difícil para a oposição realizar golpes mirabolantes por aí.

O maior perigo reside, a meu ver, na judicialização do processo eleitoral, onde, aí sim, há riscos graves, inclusive de corrupção de magistrados.  A oposição, inconformada com a derrota, tentará ganhar no tapetão o que não conseguiu através do sufrágio universal. Deve-se entender que magistrados são indivíduos cheios de fragilidades, e podem não apenas ser alvo de tentativa de suborno como também de terríveis chantagens, de teor doméstico, sexual, violento. A oposição tem entre seus quadros figuras extremamente mafiosas, como Marconi Perillo (PSDB-GO), Antero Paes de Barro; e mesmo Roberto Freire (PPS) me parece hoje capaz de tudo para evitar o fim melancólico que lhe espera em breve. Sem contar o bandidão sinistro Daniel Dantas, cujo imenso poderio financeiro, aliado ao ódio terrível que deve alimentar contra o governo que conseguiu lhe capturar, fazem dele outra peça a ser vigiada de perto. Dantas é um dragão acuado; com certeza se aproveitará do processo eleitoral, quando todos estão distraídos, para cuspir fogo em alguém.

A Polícia Federal, o Ministério Público, a Abin, a blogosfera, devem estar muito atentos, muito vigilantes para que esses crápulas não possam frustrar os anseios do povo brasileiro.

*

Por fim, o gráfico com a pesquisa estimulada no primeiro turno. Visto que Aécio já caiu fora e Serra não tem mais como fugir ao páreo, esse é o simulado mais realista. Reparem como Ciro e Marina estão minguando ou estagnados. Destaque para Marina, que tem participado de tudo que é programa popular - só falta passar uma temporada no Big Brother - e, mesmo assim, não decola. Serra perdeu 3 pontos, passando de 38 para 35 pontos, enquanto Dilma engordou 13, atingindo 30%.


8 comentarios

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Acho que o maior risco é o Supremo derrubar a Dilma. O Gilmar já deu a senha: vamos fazer o que temos feitos contra governadores, derrubar.

Valdir disse...

A "intenção" de voto em Lula vem caindo fortemente em todas as pesquisas, menos no Ibope.

Alberto Bilac disse...

Caros do Blog, Leiam no blog Terra Goyazes, mais um capítulo da série A Idade das Trevas, inventário sobre o ruinoso período do tucanato no poder (1994-2002)! No ar e na rede o capítulo: O mito da eficiência da iniciativa privada, no endereço: http://terragoyazes.zip.net

Tio Drakul disse...

Também diria que o golpe viria do judiciário. Pois a decisão dele independe da vontade popular (a justiça brasileira não têm o menor pudor em tomar decisões que contrariam toda e qualquer lógica ou bom senso) e sendo um pequeno grupo é muito mais fácil de corromper e ameaçar do que uma população inteira. E para facilitar ainda mais, a maioria do judiciário já é alinhada com a extrema direita, então uma negociata seria ainda mais fácil.

Anônimo disse...

Estamos de olho no Supremo e demais Juizes que servem aos golpistas.
Melhor os magistrados do bem e da Justiça controlarem seus pares que servem ao PIG e DEMOTUCANOS na escalada para o GOLPE. So um exemplinho: Ação de imissão de posse fase de recurso de apelação, juiz recebe recurso com efeito meramente devolutivo, por ter concedido na sentença LIMINAR para desocupação imediata do imovel. Cumprimento provisório da sentença, familia, - pai, mãe e 08 filhos menores - jogados literalmente na rua. O autor da ação é um corretor, donos de inumeros imoveis e colegio na região, que, se aproveitando da sua condição privilegiada, arrematou o imovel na Caixa Economica, sem que este tenha sido inclusive levado a leilão.Imovel aberto fica abandonado, enquanto a familia na rua, expostos as intemperies e violencia. Comunidade se revolta e faz retornar ao imovel a familia, desucmprindo decisão judicial. O povo não está mais disposto a aceitar a INJUSTIÇA dos ilustres Juízes.

Mar Aberto disse...

Navio Ancorado no Porto dos Homens de Boa Vontade

http://docs.google.com/Doc?docid=0AabGjnVpsnVwZGY2eHBtc2RfMTI2ZmI2cmNmZDk&hl=pt_BR

Márcio Costa disse...

Miguel,

muito boa sua análise!

Mas atente para um detalhe, se não já o fez com esta sua preciosa inteligência:

- Dilma subiu doze pontos, entre as duas pesquisas Ibopes,nos que afirmam já conhecê-la.

- Dilma subiu treze pontos, em voto estimulado, entre as duas últimas pesquisas Ibopes.

- Coincidência. Não acredito? Dedução óbvia: crescerá na medida direta em que for conhecida, ou como pessoa, profissional e política, e/ou na medida em que for conhecida com candidata de Lula. Esta associação leva a uma possibilidade explosiva de vitória de Dilma no primeiro turno, ou não?

Não podemos esquecer que Serra tende a estagnar no seu teto, ou seja 30% dos votos normais, ou 40% dos válidos, que o é eleitorado de direita e que votará sempre nela, mesmo se Jesus Cristo descer na terra e se candidatar pelo PT. Votam com o preconceito e o ódio de classe, independente de q.q coisa.

Quanto ao suposto golpe do Judiciário não acredito. Gilmar Mendes estará fora da presidência e em eleição presidencial ninguém é doido de meter a cubuca a ponto de inviablizar ou atrapalhar a escolha do povo. Esquece. A maioria do STF foi escolhida por Lula. Piraram?

Não se esqueçam que eles já queimaram seus cartuchos contra Dilma. Queriam matar na nascença, pois sabiam do perigo. Não conseguiram, assim como tiveram sucesso com Dirceu e Palocci. Agora é tarde! São tão burros que, no desespero, são capazes de apelar para a doença da ministra, mas aí será um tiro no pé e dos grandes!

P.S: mês que vem vou assinar seu blog. Vc merece e eu também ao receber seus excelentes artigos.Parabéns e continue assim!

Um abraço,

Márcio

Miguel do Rosário disse...

Oi Márcio, obrigado pelo comentário. Eu também não acredito muito em golpe via judiciário, mas que existe risco, existe. Gilmar Mendes não é mais presidente, mas ainda é membro do STF. Mas eu botei isso aqui apenas para a gente ficar de olho aberto.

Abraço,
Miguel

Postar um comentário