15 de maio de 2010

Propaganda do PT causa perda de penas em aves tropicais

Dessa vez eu vou discordar do meu amigo Eduardo Guimarães, que criticou o PT por ter veiculado uma propaganda acusada de ferir a legislação eleitoral. Por incrível que pareça, a oposição diz que não vai, ao menos por enquanto, contestar judicialmente. É claro que temos que esperar eles lerem os jornais, conversarem com alguns colunistas, para que decidam se devem fazê-lo ou não. Afinal eles não tem vontade própria. Com um ou dois editoriais, os jornalões conduzem os tucanos, pela coleira, para onde lhes aprouver.



Os líderes da coordenação serrista declararam que irão fazer igual ao PT. Com certeza iriam fazer o mesmo de qualquer jeito. Por isso o PT agiu certo em ser ousado.

Eu assisti a propaganda do PT e não vi nada demais. O Brasil todo já está mobilizado em torno das eleições. Os noticiários estão repletos de referências às palavras e ações dos candidatos. O povo precisa ser informado politicamente, até para que ele vivencie, juntamente com a classe média que lê blogs, esse momento dramático da democracia brasileira. As camadas mais altas da sociedade podem se informar através das novas tecnologias, podem saber quem é Dilma e quem é Serra, pode entrar em sites tucanos e petistas e comparar dados. O pobre não. E como não tem a informação, o pobre se encontra marginalizado do debate político.

*

Foi um programa extremamente bem feito, e a gritaria da oposição é um sinal de que Dilma conseguiu pisar bem no meio do pé deles.

*

Dilma foi ministra da Casa Civil por mais de 6 anos e, portanto, mesmo que não fosse candidata à presidente da república, seria a figura mais eminente no governo Lula, depois do próprio, é claro. Mas ela é candidata, ou pré-candidata, e nessa posição é natural e necessário que apareça na tv para que os brasileiros possam conhecê-la. Se nós, que vivemos pendurados na internet, podemos conhecê-la e até entrevistá-la via twitter, porque os pobres não podem usufruir uma lasquinha da madame?

A propaganda do PT não menciona as eleições diretamente. Fala da importância em dar continuidade ao projeto lulista. Considerando as declarações de Serra, poder-se-ia dizer que o PT fez marketing em prol de seu adversário. Mas não se pode dizer isso, porque há um trecho que compara os feitos do governo Lula com de seu antecessor. Isso também é política.

Um filósofo alemão explicou que uma realidade só pode ser assimilada se confrontada com seu oposto. Para mostrar à população brasileira o que é o governo Lula, é necessário compará-lo ao anterior. Isso é dialética básica.

Na verdade, as reações da mídia foram, como de praxe, muito mais indignadas do que entre a oposição partidária.

O Estadão estampou o seguinte título no alto da página:

Oposição evita recurso contra Dilma para também usar TV em favor de Serra

Sucessão. Depois de classificar programa petista como um "grave desrespeito à Lei Eleitoral", PSDB e DEM baixam o tom e adotam um discurso mais ameno, defendendo que a campanha entrou em nova fase e que agora petista não faz mais parte do governo.

O colosso ético e moral, o homem-bom maior da nação brasileira, esse ex-comunista que agora passou para o time da luz (citando o insuperável Prof.Hariovaldo), Roberto Freire, presidente do PPS, até ele admitiu que, na próxima propaganda do PSDB na televisão: "Vamos apresentá-lo como nosso candidato".

10 comentarios

IV Avatar disse...

A campanha corre solta,
Estes que torturam Dilma na ditadura militar continuam torturando-na, agora mediante infâmias nos jornais e web,
Diante deste quadro Lula deveria continuar quieta, só apanhando?
Estes que torturam Dilma até hoje são estes políticos do PSDB e DEM dos 600 corruptos

Anônimo disse...

Desde quando Serra deixou de fazer propaganda?
Em Goiás há dias é veiculada uma propaganda do DEM local com o slogan "Goiás Pode Mais" do Serra
Não é por causa da propaganda do PT que eles farão isso, sempre fizeram
Paulão

Roberto M Almeida disse...

Caro Miguel, tem coisa mais hipócrita que esta lei eleitoral? Tanto Dilma quanto Serra então em campanha já faz tempo.

rgregori disse...

Miguel, o mais interessante dessa história é que todo mundo já sabe, desde 2006 que o Serra é canditado nessas eleições.... e a Dilma?

O Serra não tem pra onde crescer. Não vai fazer diferença eles mostrarem "o candidato deles" ... a Dilma é que é "novidade" pra muita gente ainda. Vamos ver o que os próximos meses nos reservam

Nivia de Oliveira Castro disse...

Qual a diferença entre a mídia esconder os descalabros de um enquanto o(a) outro(a) aproveita a brechinha do horário político para mostrar suas realizações? Nos dois casos não é tudo campanha mesmo? Então, popará com essa hipocrisia.

carlos disse...

salve,miguel,

na lata: tem mais é que mostrar que dilma é a candidata do lula e dane-se o tse com seus emaranhados jurídicos e que fazem a fortuna dos advogados.

abçs
carlos

Anônimo disse...

Se dez minutos deixou a oposição desesperada, imagina quando chegar o horário eleitoral gratuito, que Lula irá aprecer ene vezes

Anônimo disse...

Sem falso otimismo, com o pé no chão, acho que deveriamos iniciar um bolão: qual vai ser o placar da próxima eleição? Meu palpite:
Dilma 57, Serra 30, Marina 7

Anônimo disse...

Que bom que ELLES vão se expor ao povão.Vão mostrar sua verdadeira cara.SIFU,agora Dilma dispara mais fácil e Zé Enganador vai descer de ladeira a baixo.Bye,bye Zé Catotão.DILMA 2010.

Anônimo disse...

A Folha começou a turbinar a Marina para provocar um segundo turno,,senti que esta é nova tática, usada há 4 anos para alavancar Heloisa Helena

Paulão

Postar um comentário