13 de maio de 2010

Globo esconde notícias importantes

Não são duas notícias bobinhas. O que o jornal O Globo fez hoje demonstra cabalmente que ele não está comprometido com o desenvolvimento nacional. São duas notícias, afinal, estrondosas, que mereciam uma chamada gigante na primeira página. Está certo, o jornal é deles. Mesmo assim, quero deixar registrado esse protesto.

As duas grandes notícias das quais eu falo estão presentes no miolo do jornal, mas não mereceram sequer uma chamadinha humilde na capa. São essas:



Vocês podem conceber um jornal que sequer menciona na capa o fato de seu país encontrar a segunda maior reserva de petróleo jamais encontrada, uma das maiores descobertas do planeta? Sinalizando, além disso, que os prognósticos mais otimistas, que falam num total superior a 80 bilhões de barris, aproximando o Brasil dos grandes produtores mundiais, estão se confirmando?

E tem essa outra:



Trata-se do maior crescimento que o Brasil terá em décadas, com a diferença de que em outras ocasiões em que registrou um número similar, foi sempre acompanhado de crise inflacionária.

O Globo bem que podia ajudar os brasileiros a acordarem de melhor humor. No entanto, ele optou pela manchete mais idiota do milênio:


É idiota porque não é efetiva nem para os objetivos do jornal, que é desgastar o governo. É complicada, tola, pirracenta.

*

Continuando no mesmo assunto, vocês precisavam ver a cara do William Waaca anunciando o crescimento nas vendas do varejo no Jornal da Globo. Parecia um coveiro informando a alta no preço do enterro. Cristiane Pelajo ainda tentava mostrar um pouco de simpatia e humor, e era fulminada com o olhar cadavérico de Waaca.

*

A Folha também não deu na capa a notícia da descoberta de petróleo na Bacia de Santos. Mesmo sendo a matéria mais lida no portal da Folha.


*

Voltando ao Globo, matéria sobre o novo campo sequer aparece com destaque no site do jornal. Está escondido lá embaixo. A seção de + lidas foi fechada, não sei porque. Queria ver a posição dessa matéria no ranking.

*

No Estadão, não tem nada na capa. Nem a descoberta do campo de petróleo, nem a notícia de que o Brasil vai crescer mais de 7% este ano.

4 comentarios

Adriano Matos disse...

Acho que não publicam na primeira página prá que o brasileiro não se sinta dono demais das reservas de petróleo, dando margem de manobra prá possibilidade de todo tipo de negociata sobre o pré-sal. Afinal, em quantas andam os 4 projetos de lei que estabelecem a participação do povo nos lucros e captação facilitada pela petrobrás para financiar a exploração?

Também vi no jornal da tv a expectativa do 'mercado' de crescimento de 7,5% do PIB e o alerta de pressão inflacionária para aumento imediato dos juros. Isso só com a expectativa... Injusto, né?

Adir disse...

Dá vontade vomitar de tanta raiva!

Anônimo disse...

Cambada de CONSPIRADORES!

Anônimo disse...

Realmente essa manchete não foi tão exposta...mas mostrou claramente em grande jornalismo pela tv que o numero de estrangeiro no Brasil cresceu muito...europeus principalmente...derrepente eles sabem mais das riquezas do Brasil que os próprios Brasileiros....

Postar um comentário