2 de maio de 2010

Lições de alquimia

Vamos bater palmas para os editorialistas da mídia. O talento merece ser reconhecido. São uns alquimistas fora-de-série. Essa manchete de hoje da Folha, por exemplo:


Não entendo como funciona o mecanismo, mas o jornal consegue converter o esforço do governo em investigar e reprimir crimes de corrupção, inclusive em estatais, através do investimento que fez na Polícia Federal, em um defeito. Outra proeza, que complementa a primeira, é transformar a vítima, que é a Petrobrás, enganada por lobbies e cartéis clandestinos formados por seus fornecedores, em culpada.

Ninguém é inocente. Não boto a mão no fogo por nenhum ser humano ou entidade. Uma empresa com milhares de funcionários e com tanta verba como a Petrobrás, certamente deve abrigar muita corrupção.

O que impressiona, no entanto, é a ginástica verbal da Folha, em somar números fornecidos pela Polícia Federal, referente a meras suspeitas (embora baseadas em investigações) de crimes cometidos nos últimos 2 anos, e fazer disso uma condenação peremptória envolvendo 1,4 bilhão de reais. A reportagem traz informações importantes, mas a maneira como é apresentada confunde o leitor.

*

Outra lição de alquimia é sobre a participação de Lula e Dilma nos festejos de Primeiro de Maio. É evidente que, fosse Serra ou qualquer político conservador que tivesse sido ovacionado num evento similar, a mídia estaria hoje dando amplo destaque ao sucesso do candidato. Serra, aliás, foi convidado.

A mídia conseguiu, com talento inegável, transformar a participação de Lula e Dilma nas festas de São Paulo num factóide negativo.

Ontem mesmo eu fiquei pensando: será que Lula não deveria participar do famoso Primeiro de Maio do ABC? Há 13 anos que a festa acontece com patrocínios das centrais, de empresas estatais e privadas. É uma festa tradicional, já consolidada na agenda cultural e turística da região. Lula não participou de nenhuma edição recente da festa, mas desta vez, em seu último ano, resolveu aparecer. Afinal não é Lula o símbolo máximo daquela festa? Não é ele o próprio ícone maior do trabalhador que venceu? Lula não é cria do ABC? Não é a figura mais importante no nascimento do novo sindicalismo no Brasil? Não é o idealizador e fundador da maior central sindical do país, a CUT? Não está Lula se despedindo do governo este ano?

As centrais fizeram o certo. Chamaram Serra e todas as lideranças partidárias. Foi quem quis. Foi quem se identifica com os trabalhadores. E Lula foi e foi aclamado, como era de se esperar. E Dilma foi aclamada, como era de se esperar.

Mas a mídia conseguiu. Em vez de analisar a força da candidata junto a núcleos sócio-políticos tão importantes, ela entra no jogo da oposição, de criminalizar qualquer manifestação popular de apoio à Dilma. Qualquer frase do presidente ou de seus aliados tem "mensagem eleitoral subliminar".

As estatais deram dinheiro ao Primeiro de Maio, sim, mas elas também dão dinheiro para congressos da Fiesp em Comandatuba. Não pode dar aos sindicalistas? Por que eles gostam do Lula?

*

Deve-se reconhecer o talento da mídia. Para escapar às suas astúcias, é preciso queimar muita pestana, diariamente. Enquanto o governo de SP dá 465 milhões de reais para empreiteiras, a título de misteriosas dívidas "atrasadas" dos anos 80, as estatais federais não podem dar 1 milhão de reais às mais importantes festas populares do ABC paulista.

O Instituto FHC já ganhou R$ 10 milhões em incentivos fiscais, a Globo ganhou R$ 3 milhões do governo federal para fazer o Memorial da UNE, e mesmo assim o jornalão dos Marinho acha estranho que as estatais patrocinem as festas do Primeiro de Maio, a data mais importante do movimento trabalhista brasileiro e mundial.

*

Eu bato palmas porque vejo que dá resultado. Muita gente passou a ver Lula como uma espécie de usurpador. Ele está lá por engano. Não pode, por isso mesmo, participar de nenhuma festa bancada pelo governo. Nem parece que ele está lá porque mais de 60 milhões de brasileiros assim quiseram. A oposição já disse que entrará na Justiça por ele ter falado à TV e por ter ido ao Primeiro de Maio.

Segundo essa lógica, FHC não poderia ter participado dos festejos de 500 anos, aquela palhaçada elitista, em que o povo foi proibido de entrar em Porto Seguro.

Ora, o governo federal e suas estatais sempre foram os maiores patrocinadores de eventos no Brasil. A participação do presidente da república prestigia o público. Alguém viu aí quanto as estatais deram para a Agrishow? Como se trata de agronegócio, não há nenhuma matéria negativa. Dilma foi, Serra foi, tudo bem.

O que vimos na imprensa foi um show de preconceito contra o sindicalismo brasileiro, desde sempre visto como inimigo. Se o PSDB apenas consegue reunir sua massa cheirosa uma vez a cada vinte anos, Lula mostrou mais uma vez que as multidões estão a seu lado todos os dias do ano, com ou sem patrocínio da Petrobrás, cheirosas ou não.

5 comentarios

Unknown disse...

Falou e disse, caro Miguel.Peguei esse endereço agorinha lá no twitter. Cada vez que leio coisas como estas que você escreveu a minha indignação aumenta. Mas o povo tem de continuar a combater o bom combate, o combate contra essa elite brasileira nojenta, pernóstica. Não sou PT de carteirinha, nem nenhuma radical ensandecida, como eles querem fazer parecer todos os que apoiam as lutas dos trabalhadores brasileiros. Sou uma profissional da educação, com Mestrado e terminando um Dotourado aqui em Recife, e toda a minha energia esse ano será direcionada a não deixar o PSDB voltar ao governo federal por hipótese nenhuma. Então, vamos à luta para fazermos a Dilma presidente do Brasil. Um grande abraço e parabéns pelo blog. Aliás, eu também abri um, mas pra mim é só uma tentativa de brincar com essa ferramenta e ainda estou no começo. De qualquer forma, deixo aqui o meu link http://orealimaginado.blogspot.com/
Abraços, Rejane. @rjmaria

Anônimo disse...

Querem judicializar a campanha. É sensato, racional e emocionalmente correto concluir que o "mais influente" favoreça Dilma.Aquela hitoria de "é a eonomia estupido" A midia depois do Millenium e ANJornais está cumprindo o roteiro.

José Carlos Lima disse...

Esta a imprensa que, para o povo de SP, é imparcial,
Então tá...

politicamente_incorreto disse...

Miguel, já não se trata mais de tratarmos a grande mídia apenas como "divergente" politicamente, são inimigos declarados do povo e do Brasil em geral.
São maus por excelência, não se interessam nem um pouco com o que acontece no nosso mundo real, essa manchete retrata bem a índole dessas pragas.
Engraçado é que nunca poderiam fazer uma manchete dessas no governo FHC quando a quadrilha do Rennó ( sou eu que estou escrevendo isso, o meu nome está aí na postagem para ser conferido, a responsabilidade do que está escrito é minha, sou funcionário de carreira há 22 anos da Petrobrás e estou em tratamento médico há mais de 2 anos, a vida para quem trabalha ou trabalhou off shore é dura e curta, as estatisticas provam isso) assaltou a empresa com seus contratos bilionários com a Marítima - que era um reles escritório de 3x4 sem nenhuma tradição em construção naval e não possuia um estaleiro sequer- e outros contratos também milionários com a empresa artur d little de consultoria via contratação direta jamais poderia dar em alguma coisa porque a polícia federal havia sido sucateada e existia praticamente no papel, apenas emitia passaportes e tomava conta de aeroportos, durante meses não havia uma operação sequer, desaparelhada, desmotivada e proibida de investigar qualquer empresa, contrato ou o que quer que seja que possuisse um tucano infiltrado.
Hoje tudo é diferente, a federal pode fazer o que bem entende e por anacrônico que possa parecer, só encontrou dificuldades em investigar e trabalhar direito quando se deparou com o guarda-livros dos tucanos, o famigerado Daniel Dantas, DD para os íntimos.

PS. Miguel , possuo uma pequena consultoria com um amigo a qual me dedico pouco por problemas de saúde, mas está indo bem. Hoje recebi uma pequena comitiva de uma empresa sueca de construção modulada e tive que passar a vergonha de ouvir da cicerone do grupo que a internet brasileira era mais atrasada de que os países aonde eles mantém interesse na Africa, falou quea velocidade acessibilidade da nossa net é ridícula. Exatamente aonde os tucanos jogaram pesado e entregaram tudo de mão beijada ao DD e outros meganhas tipo o Tasso Jereissati, ou seja o ponto mais vulnerável da nossa negociação é exatamente mais esqueleto deixado no armário pela quadrilha tucana.

Carlah disse...

Liberdade de expressão seria ótimo se acontecesse de fato. Vivemos em uma ditadura às avessas, onde a mídia hegemônica consegue desinformar ao invés de informar, e não dá voz ao lado que sua parcialidade não quer que ouçam.
Sobre o papel emburrecedor da televisão, achei a seguinte postagem interessante:

http://fanfraria.wordpress.com/2010/05/03/televisao-emburrece/#comments

Recomendo a leitura.

Postar um comentário