25 de maio de 2010

Analisando o Datafolha - Parte 4

EVOLUÇÃO INTENÇÃO DE VOTO PRESIDENTE - CENÁRIO 1
-RENDA FAMILIAR



O Datafolha mostra que não tem havido nenhuma clivagem classista entre os candidatos, conforme eu havia detectado na pesquisa do Vox Populi em Minas Gerais. Os dois candidatos são fortes em todas as faixas de renda. O fato que mais chama a atenção mesmo é a força de Marina junto junto à faixa que ganha de 5 a 10 salários, onde ele obteve 22% das intenções de voto, contra 11% na pesquisa anterior.

Dilma registrou um salto de oito pontos entre as famílias com renda até 2 salários, passando de 29% a 37% das intenções, enquanto o tucano perdeu cinco pontos  no mesmo segmento, fechando o último levantamento também em 37%.

*


A tabela acima traz a votação espontânea por região. Repare que Dilma lidera em todas as partes, inclusive no Sudeste, onde tem 18%, contra 15% de Serra. No Sul, os dois empatam em 15%, mas se agregarmos à Dilma os votos dados à Lula e ao candidato do PT, ela ganha inclusive nessa região.

No Nordeste, a petista lidera isolada, com 21%, contra 10% de Serra. No Norte/Centro Oeste, ela também ganha boa distância do adversário, com 25% das intenções, contra 13%. Esses dados sinalizam um claro favoritismo para Dilma Rousseff. Serra pode até ganhar, mas apenas se conseguir promover uma reviravolta desse quadro, pois a favorita é Dilma.

*

Vou citar os nomes de alguns candidatos à presidência da República e gostaria que você me dissesse de cada um deles, se conhece ou não conhece mesmo só de ouvir falar. Você conhece _________:
Você conhece muito bem, conhece um pouco ou conhece só de ouvir falar o nome ?
(Resposta estimulada e única, em %)


Os números acima mostram que Dilma tem potencial para massacrar José Serra no Nordeste. Se apenas 12% dos nordestinos responderam conhecer muito bem a candidata, e 24%, conhecer muito bem Serra, a petista tem condições de ampliar ainda muito sua vantagem no Nordeste. Segundo o TSE, o Nordeste tem 36 milhões de eleitores. O mesmo Datafolha informa que 85% dos nordestinos acham que o presidente Lula faz um governo Ótimo/Bom. Se Dilma herdar esse eleitorado, Serra terá que compensar em outras regiões, o que também não parece plausível, em virtude da popularidade de Lula em todo país, conforme se pode ver abaixo.


O presidente Lula completou sete anos e cinco meses de governo. Na sua opinião o presidente Lula está fazendo um governo:
(Resposta estimulada e única, em %)


Comente!