23 de maio de 2010

As curvas do Datafolha

O Eduardo Guimarães fez um gráfico interessante usando os números dos institutos. Só que eu achei que estava em tamanho muito pequeno, então resolvi fazer outro, em formato grande, mais legível. A fonte dos dados é o blog do Fernando Rodrigues. Por falar no Eduardo, é preciso prestar-lhe todas as honras por ter tido a iniciativa de interpelar judicialmente os institutos, com vistas a pressioná-los a não cometerem deslizes éticos na apuração das intenções de voto. Como bem disse o Nassif, foi um marco na história da  participação da sociedade civil nas lides políticas. Todos estamos um pouquinho mais confiantes, e não é absurdo pensar que o Datafolha tomou "juízo" em função dessa iniciativa.

O Movimento dos Sem Mídia (MSM), do qual Eduardo é presidente, prestou um grande serviço à nação, e por isso eu apóio cada vez mais a entidade e incentivo todos a se tornarem membros ou simpatizantes.

Abaixo o gráfico que eu fiz:



Reparem que os intervalos maiores entre as linhas azuis e vermelhas se dá sempre com Ibope e Datafolha, e que, ao cabo, todos acabam convergindo para os números apurados por Sensus e o Vox Populi.

2 comentarios

Anônimo disse...

He he he! É o efeito "Abre essa boca, jacaré!".

Unknown disse...

ficou melhor. só as cores dos candidatos estão trocadas. já estou acostumado com o batman de azul.

Postar um comentário