11 de maio de 2010

Enchendo o prato no Self Service

Vamos comentar as notícias dos jornalões:

Rusga entre Serra X Miriam Leitão

A Globo registrou que José Serra foi "ríspido" com Miriam Leitão. Mesmo assim, nenhum editorial sobre as ameaças a liberdade de imprensa. A urubologista, elegantemente, não toca no assunto. Fosse Dilma ou Lula que fizessem isso, ela acordaria hoje armada com trajes de Martes, o deus da guerra, e inspirada com a fúria de um profeta do Antigo Testamento.

Merval Pereira realiza uma proeza digna de um novo prêmio Maria Cabot, aquela medalha que a universidade de Columbia dá para jornalistas do terceiro mundo que defendem os interesses americanos (ganhadores: Carlos Lacerda, Otavinho, Clovis Rossi, Miriam Leitão, Merval Pereira). Merval consegue fazer uma crítica tímida, recatada, a Serra, e ao mesmo tempo elogiá-lo. Repare que a crítica de Merval não é à grosseria em si, e sim ao suposto deslize político do candidato com sua imagem.

Jabor

O cineasta nos brinda com mais um texto aviadado, do qual se salva apenas uma parte. Essa:

Mas há mais... há mais... Temos os egoístas, os psicopatas (muito em moda...), os ladrões compulsivos, os fracassomaníacos, temos as imensas multidões dos babacas (oh... serei um deles?...), comandados pelos boçais, cafajestes, oportunistas, ladrões de todas as cores.

Ele se pergunta se faz parte das "imensas multidões de babacas". Eu respondo: sim, Jabor. Agora você fez a pergunta certa.

*



Os mesmos que devastaram o Iraque e mataram mais de um milhão de pessoas, em nome de armas de destruição em massa que não existiam, agora ameaçam o Irã em nome de armas atômicas que ninguém viu. E com apoio dos moderninhos do mundo inteiro. Tem mais gente interessada na oposição iraniana do que na fome da África.

*

Globo ignorou o prêmio que Lula recebeu na ONU nesta segunda-feira. O presidente ganhou o prêmio de Campeão Mundial na luta contra a fome. O presidente da república ser homenageado pela mais poderosa instituição multilateral do mundo não é importante, né?

*

Em sua coluna, Lo Prete segue na mesma linha de Merval. Vê o tratamento rispido que Serra dispensou a uma jornalista que o apóia como um erro de campanha, um erro de "marketing", não um erro muito mais grave: o de ser grosso, sobretudo com mulheres.


*



*

Folha também omitiu a notícia da premiação de Lula na ONU. A única coisa que publicou foi essa notinha, na coluna de Nelson de Sá.

USO-AFRO-BRASILEIRO
Na sua cobertura da premiação de Lula como "Campeão do Mundo na Batalha Contra a Fome", ontem pela ONU, a estatal Agência Brasil destacou que o "Diretor da FAO diz que Fome Zero deve ser exportado para a África", agora, com financiamento da organização. Também da agência, "Universidade Luso-Afro-Brasileira será construída até o fim do ano, afirma Lula".

4 comentarios

Francisco disse...

Miguel, falando sobre prêmios. O Lula tem se destacado muito este ano no mundo, será que cogitariamos um Nobel da Paz? Tava lendo que a entrega do Nobel é la por Outubro, ou seja, alguns dias após o primeiro turno. Será que isso teria influencia sobre as eleições numa eventual vitória do Lula? Imagina o Lula ganhando o Nobel e O Globo tentando dizer que "não, não foi bem assim"!

abraço

Juliano Guilherme disse...

Esse episódio do Serra com a Leitão nos dá uma prévia de como a imprensa se comportaria num eventual governo do tucano (vade retro): Como capacho. E a Dilma é que é uma ameaça à liberdade de imprensa. Como diria o saudoso Bussunda, o caceta não reaça: "Fala sério!"

alex disse...

CALA A BOCA E VAI PRA CASINHA, MIRIAM!

Pergunta estressa Serra em entrevista. Normal

Publicado em 10-Mai-2010 - do Blog do Zé Dirceu

A mídia concede destaque à irritação... A mídia - online e emissoras de rádio - está concedendo destaque à irritação do candidato da oposição à Presidência da República, José Serra (PSDB-DEM-PPS) na entrevista à Rádio CBN na manhã de hoje. Ele impediu uma das jornalistas que o entrevistava de concluir a pergunta sobre a autonomia do Banco Central (BC) em um eventual governo seu se vencesse a eleição de outubro.

Embora sequer tenha deixado que a entrevistadora - Miriam Leitão, das Organizações Globo, jornal, rádio e TV - concluísse a pergunta, interrompendo-a bruscamente, o candidato afirmou literalmente que ela estava tratando de uma grande besteira e, mais direto e brusco em direção a jornalista, ordenou: "vamos em frente".

O candidato terminou defendendo a autonomia do BC, mas deu a entender que, caso se elegesse, interviria se houvesse "erros calamitosos" de parte do BC. "O presidente tem que fazer sentir sua posição. O Banco Central não é a Santa Sé. Não sou contra incentivos tributários, mas é preciso um mecanismo que não puna os municípios", acentuou.

Normal o comportamento em se tratando de Serra. Nem sei porque a mídia finge surpresa e dá tanto destaque. Já escrevi aqui várias vezes: acostumado a um comportamento de subserviência ditado pelos donos e cúpulas dos veículos de comunicação que o apoiam Serra só concede as entrevistas que quer, quando quer e a quem quer. Não responde a perguntas que o desagradem, não admite sequer que elas sejam feitas - como demonstrou hoje - e a jornalista pode considerar-se satisfeita se ele, como faz habitualmente, não tiver ligado a seus chefes reclamando dela

IV Avatar disse...

Tem uma Vox Populi no forno
A Globo vai censurar?

Postar um comentário