28 de maio de 2010

Comentando a mídia

Caríssimos leitores, os jornais desta sexta-feira já estão todos no ar. Vamos destacar algumas notícias e comentá-las.


Miriam Leitão, hoje no Globo:

Nada acontece com a dívida líquida, mas essa estatística não faz mais sentido de tanta gambiarra feita pelo governo. Ele está bombeando dinheiro para o BNDES e pouca gente fala disso porque o empresariado foi todo cooptado. Antes havia dinheiro para alguns, e os outros reclamavam. Agora parece haver dinheiro para todos e ninguém quer apontar o problema diz o economista.
Touché! O urubu quer mesmo sangue! O crédito flui para o setor produtivo e Miriam não está gostando nada nada disso. Ele quer crise, recessão, desemprego, o fim do mundo! Falando sério, eu não consegui entender, querida, esse negócio aí do BNDES. Pelo jeito, os empresários, que foram "cooptados", também não. Você está sozinha nessa. Eu prefiro acreditar nos técnicos do Banco Central, que até onde eu sei, possuem "autonomia operacional" para manter a casa em ordem. Aliás, fui até o site do BC, catei os dados até abril e fiz um gráfico.


Agora, se você está falando que os rapazes do BC, até então motivo de orgulho do conservadorismo nacional, converteram-se ao anarquismo, e ajudam o governo, com "gambiarras" estatísticas, a elevar o crédito ao setor produtivo, eu acho ótimo. É uma grata surpresa. A considerar a argumentação leitonina, daqui a pouco Henrique Meirelles troca o PMDB pelo PSOL...

Você não ficou alegre com a queda no desemprego, dona Miriam? Não está contente com o fato do FMI ter projetado um crescimento de 7% (o maior em décadas!) para o Brasil este ano? Nada lhe deixa satisfeita? Para você estaremos sempre caminhando para o abismo? O engraçado é que nos tempos fernandinos, era o contrário. A dívida pública subia o elevador em direção ao céu, na companhia do desemprego e da recessão econômica, e a senhora não via problema nenhum, né?

*

Alguém precisa pôr a mão sobre a testa de Otavinho para ver se ele está com febre. Elogiar a diplomacia brasileira num editorial? Criticar os EUA? Onde se viu? O que Merval vai falar disso, meu Deus! Logo ele, que hoje mesmo explicou que a carta de Obama à Lula não passou de um mal entendido.

Comentemos, porém, as dúvidas existenciais de Merval. Ele elabora um raciocínio que, por sua complexidade sintática, somente um filósofo de trás-os-montes poderia apreender:

"O pressuposto era, portanto, que o Irã reduzisse substancialmente os seus estoques. Qualquer acordo que não reduzisse substancialmente os seus estoques, não teria sentido, portanto."

Legal esse toque lusitano de Merval, né? Mas eu não entendi uma coisa. No próprio Jornal da Globo de hoje, a repórter afirma que os tais 1.200 quilos que o Irã se comprometeu a enviar para a Turquia representavam "pouco mais da metade". Se reduzir um estoque em mais da metade não é fazer uma redução "substancial", então eu não sei o que significa "substancial"... Para mim só resta orar para que Dilma ganhe de José Serra com uma margem "substancial" de votos, e que os jornalões tucanos quebrem a cara substancialmente.

*

Pois é, meus amigos. A tucanada amanhece triste hoje. Aecinho não quis ser vice. Apareceu um anjo e parou o braço de Abraão na hora em que ele sacrificaria Isaac, seu filho único. Um petralha atrevido chegou a afirmar, zombeteiramente, que houve uma séria divergência em relação à Bolívia... De qualquer forma, a notícia foi um massacre e espalhou no solo uma porção de cadáveres.

Colunistas e grão-tucanos haviam iniciado uma nova rodada de pressões para convencer Aécio. O mais desesperado foi Roberto Freire, que deve estar cansado de ser aspone do Kassab e aspira por um cargo mais alto, quem sabe mordomo no Palácio da Alvorada. Freire organizou um manifesto, com assinatura até do Ferreira Gullar:



E agora, que tudo se desmorona, começaram as operações para esconder os corpos e limpar as manchas de sangue. Serra disse que "já sabia que Aécio não seria vice", o que me dá a impressão, não sei porque, de que ele chamou Roberto Freire de palhaço.  Mas é só impressão. Dora Kramer, Merval Pereira, Eliane Cantanhede, que empenharam-se tanto para demostrar a Aécio que o facão com o qual Abraão iria lhe cortar o pescoço servia aos desígnios de Deus, ou da pátria, agora estão ocupados em apagar as marcas da derrota. Mas a missão é dura demais para essa trupe de capangas aloprados, então o Globo foi obrigado a chamar um especialista.

Adivinhem quem é?

Ele mesmo! O faz-tudo da imprensa brasileira! Está precisando de uma faxineira? A babá ficou doente? Sua mulher não está podendo cozinhar hoje? Não tem problema. Liguem para...



Com palavras sensatas e objetivas, Villa trouxe consolo aos desesperados:

Nem a candidatura do Serra está afundando nem o Aécio seria o Messias - analisou.
Pronto. Passou, nenem.

Concordo, Villa. Aécio não seria nenhum Messias, mas quanto ao afundamento de Serra, aí, bem, eu receio que se trata disso mesmo. Fiz um gráfico com os números do único instituto no qual Villa acredita:


*

Uma coisa é certa. A tucanada mandou aplicar lâminas ultra-cortantes nos bicos e vai vir pra cima. Se o próprio Aécio, o bon vivant, o cordeiro que escapou do sacrifício, o boêmio de Ipanema, pediu um "tom mais agressivo", é porque o negócio tá brabo mesmo. O grito de guerra ecoou na tucanolândia: é hora do pau!

No Panorama Político, do Globo, há dicas das próximas etapas do conflito:

Serra na TV - O candidato tucano à Presidência, José Serra, foi a estrela do programa do DEM, ontem, na TV. No dia 10 de junho, o tucano vai estar no horário do PPS. O PSDB usará a sua rede nacional do dia 17 de junho para mostrar a trajetória pública de Serra. Os tucanos ainda terão os dez minutos do PTB, dia 24 de junho. Neste, a coordenação política quer que o marqueteiro Luiz Gonzales faça um programa para desconstruir a petista Dilma Rousseff.

*

Ã? Continuando a leitura dos jornais, deparo-me com a seguinte matéria:

Mineiro continua nos planos da oposição

Leiam um trecho:

Seja qual for o desfecho, consideram útil disseminar a negativa de Aécio. Caso ele a mantenha, terão reforçado o discurso do líder mineiro. Se ele mudar de ideia, o reforço ajuda a conferir impacto maior ao "fato político espetacular" do recuo.

A mídia se tornou um brinquedinho dos tucanos, ou os tucanos se tornaram um brinquedinho da mídia. Eles consideram útil disseminar a negativa de Aécio... Útil? Que maravilha! E a verdade, a sinceridade, a clareza, não valem nada? Leitores e eleitores são uns otários? "A gente engana todo mundo mais um pouco..." Essa história já virou palhaçada! Nós, analistas, perdemos horas procurando explicar aos leitores porque Aécio desistiu, etc, e aí alguém planta a notinha: "Aécio... ainda há esperança!"

12 comentarios

Clécio disse...

Miguel, você está hilário nesse artigo. O nível de subjetividade de um "substancialmente" nunca me provocou tantos risos! Aecinho, que "nunca será" a panacea para os problemas tucanos neste pleito, diz adeus cheio de charminho.
E agora José (Serra)? É hora de fazer justiça ao comentário do Ciro Gomes! Ser a garantia (substancial) de baixaria!
Abraço!

Anônimo disse...

Acho que a saída para o PSDB é o Serra desistir e o Aécio virar candidato. Miguel, como você analisa essa possibilidade ?

totiy disse...

admiravel esse sr Celso Amorim , ensaboa diplomaticamente o Urubu ,devidamente disfarçado com penas brancas.
http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1596312-17665,00-CELSO+AMORIM+FALA+SOBRE+O+ACORDO+ENTRE+BRASIL+IRA+E+TURQUIA.html

jozahfa disse...

Cantarei enquanto vocês explodem, parece dizer o Miguel hoje, como o velho Henry Miller tirava entre garrafas de vinho, bombas e as velhas ruas de Paris. Há aí uma metáfora, né. A história da sintaxe trás-os-montina foi hilariante.
Ah, o Freire também aspira? achava que era só o Aecinho. Para mim, o falso ex-comunista só gostava dos maltes envelhecidos doze anos. Mas o que há demais, afinal, numa diversãozinha?
São bons companheiros ué...

Anônimo disse...

o Aécio é a viuva porcina,a que foi sem nunca ter sido.

José Marcio disse...

Miguel, quando em 2004 todos caíam de pau em cima do governo Lula (inclusive parte da esquerda petista), você escreveu um texto que levantou o astral de muita gente. Lembro que enviei o texto para um monte de gente e quase todos elogiaram. Você continua ótimo. Mais uma vez os meus sinceros parabéns.

Anônimo disse...

PODERIA RELEMBRAR ESSE TEXTO DE 2004, SERIA DIDATICO POLITICAMENTE...

Miguel do Rosário disse...

Oi Márcio, acho que você está falando do As flores abortadas de Mao. Eu venho transferindo há tempos tudo para o Óleo. Esse também, deve estar aqui:

http://oleododiabo.blogspot.com/2008/12/arquivo-as-flores-abortadas-de-mao.html

Anônimo disse...

Não !!! A " A viúva Porcina" foi o avô , Tancredo!!!!

alex disse...

A TRAGÉDIA DE SE TER ESSA MÍDIA NO DIA A DIA

28-Mai-2010 - do Blog do Zé

O problema dos nossos jornais, da nossa grande mídia, não é apenas o monopólio de algumas famílias e oligarquias políticas e o poder político que exercem de forma partidária, mas o cada vez mais péssimo nível do jornalismo que praticam.

Basta ver a cobertura que dão à questão internacional do momento, a do Irã, do acordo sobre o programa nuclear deste país conquistado pela intermediação do presidente Lula em Teerã.

A raras, rarissimas exceções, não mandam jornalistas cobrir os fatos, o desenrolar das questões. O tempo todo socorrem-se do extenso lixo enviado pelas agências noticiosas internacionais ou limitam-se a traduzir textos de jornalões americanos e europeus. Nos dois casos, não dá para julgar o que é pior.

Afinal, todos sabemos - já escrevi aqui a respeito - as agências noticiosas tem suas matrizes nos Estados Unidos (uma minoria, na Europa) e todas, sem exceção, "comem na mão" em termos de pegar as informações do Pentágono e do Departamento de Estado - ou seja, do governo norte-americano.

E aí, é claro, já vem tudo dirigido, editorializado, na linha de campanha pura que Washington move contra o governo iraniano.

http://www.zedirceu.com.br/

Vera Silva disse...

Miguel, artigo excelente. O gráfico que você fez (Diferença de intenção de votos entre Serra e Dilma) é muitíssimo esclarecedor.Parabéns. Que sacação!
Você é muito bom: escreve bem, analisa com clareza (o que é raro nos dias de hoje), suas análises estatísticas são muito boas.
Seu blog é bom demais.

Anônimo disse...

Prezado ,
Seus comentários estão hiláry..., opa, hilários! Hoje deixaste o próprio Prof. Hariovaldo no chinelo!
Só houve uma falha (de somenos), a omissão do telefone do Villa. Será que ele sabe calafetar canoas furadas?

Postar um comentário