28 de maio de 2010

Exportações brasileiras para Argentina crescem 290% desde 2002

Já faz tempo que eu não publico nada sobre comércio exterior. O blog recebe muitas visitas em busca desse tipo de informação, que é ainda muito difícil de obter. Então eu fiz uma tabela com as exportações brasileiras para a Argentina. Lembram que há pouco tempo, o Estadão pregou que o Brasil reagisse violentamente à uma medida argentina que dificultava a entrada de alguns produtos alimentícios brasileiros? Eu lembrei, na ocasião, que a Argentina é nossa maior compradora de autopeças, eletrônicos, máquinas, e brinquei dizendo que o Estadão queria destruir o Mercosul por causa da importação de biscoitinhos.

Era brincadeira mas é verdade. Clique na tabela abaixo para ampliar. Alimentos constituem um item insignificante dentre os produtos brasileiros exportados para a Argentina. Mesmo assim, o Brasil deve lutar por justiça e equidade nas relações comerciais, claro; mas daí fazer um editorial ameaçando o Mercosul, sem mostrar que o país é o maior mercado de nossos manufaturados, eu acho desonesto.

O Serra já andou falando que o Brasil não pode se tornar apenas um exportador de produtos básicos. Então olha essa tabela, Serra, e veja se a Argentina compra produtos básicos do Brasil. Nos últimos 12 meses até abril, a Argentina importou o equivalente a 14,6 bilhões de dólares em produtos brasileiros, a maioria manufaturados de alto valor agregado.

Confira abaixo.

6 comentarios

ana disse...

Empresário que vota em Serra é um potencial suicida. E está precisando urgente de um psiquiatra.

José Marcio disse...

Miguel, eu gostaria de fazer uma doação, mas eu não tenho cartão de crédito. Só poderia fazer crédito em conta. Como diria Lênin: Que Fazer?

Anônimo disse...

O Serra é tão ridículo nas suas idéias e propostas, que passa a impressão de que ele estará disputando as eleições d0s anos 30. O homem é simplesmente JURÁSSICO'. Até o o grande chefe dele OBAMA, está aparentemente mudando a forma de pensar e de se relacionar com o mundo. Alguém precisa avisar essa ANTA que estamos no sec. 21 e que grandes transformações estão e continuarão a acontecer. Quem se atreve a dar o seu voto prá esse candidato PRÉ-HISTÓRICO.

Miguel do Rosário disse...

Oi Márcio, era uma boa pergunta esta do Lenin, não?

Mas acho que ele mesmo responderia bem objetivamente:

http://oleododiabo.blogspot.com/2010/04/assine-carta-diaria-oleo-do-diabo.html

Tem 2 contas aí. Pode fazer em qualquer uma dessas. O blog agradece. Abraço.

Anônimo disse...

Tenho a impressão de que a doação da Vale para os apaniguados de FHC sobrou para minha barba,,,é que um prestobarba tá custando quase 7,00 reais,,,o par,,pensei,,deve ser o preço do aço fornecido pela Vale.
Procede, Miguel?
Paulão

Roberto M Almeida disse...

Caro Miguel, ainda não esta na conta a venda de 20 Embraer 190 ao custo de 50.000 milhões cada.

Postar um comentário