23 de maio de 2010

Folha importa urubus de Portugal

NÃÃÃO!

Entrei no site da Folha para ler a edição de hoje e pisei num enorme cocô de cachorro. Refiro-me ao  comentário radiofônico de João Pereira Coutinho, que estava em destaque na capa do site.

Ah, meu Deus! Ah, meu Deus! Ou talvez seja melhor invocar Alá. Alá! Alá!

Quando falei que eles fariam de tudo para eleger o Serra, até destruir o mundo, eu estava sendo irônico. Agora descobri que é isso mesmo.

Esse Coutinho é daquela geração de jovens-velhos-conservadores. Em 2006, quando achavam que o Lula e a esquerda estavam acabados, pipocaram matérias sobre a nova direita. Coutinho era um deles. Escute o que o sujeito diz, com sotaque lusitano e tudo. O cara é português, mas odeia o Lula do mesmo jeito:

"No dia que a aviação de Israel partir para o ataque inevitável, a fotografia do Lula, do turco Erdogan [primeiro-ministro, Recep Tayyip] e do iraniano Amadinejad [presidente, Mahmoud] deve ser lembrada não como o princípio da paz, mas como a contagem decrescente para a guerra"

O texto ou melhor a fala de Coutinho é a coisa mais estúpida que ouvi nos últimos dez mil anos.

Ataque inevitável?

Cacildes! Agora os caras vão torcer para haver guerra e eles estarem certos e o Lula errado. Alá! Alá! Como é que é mesmo? Salama aleikon. Aleiko es salan!

Eu não devia nem comentar um troço desse, mas é grave demais. Vamos lá:

  1. Todo mundo diz que as sanções não adiantam nada. O Irã poderá continuar vendendo petróleo, que é a única riqueza que ele tem. Com dinheiro, ele pode fazer tudo. As sanções iriam recair sobre a sociedade civil, debilitando-a e, consequentemente, fortalecendo membros do governo e da Guarda Revolucionária. Rússia já deixou claro que irá vender mísseis para o Irã mesmo após as sanções, então essas sanções são palhaçada.
  2. Os EUA conseguiu aprovar sanções duríssimas contra o Iraque após 1991. Resultado: centenas de milhares de iraquianos ficaram sem remédios básicos; crianças morreram; o Saddam ficou mais forte; a economia iraquiana ruiu; o ódio se voltou claro, contra os EUA e o Ocidente.
  3. Coutinho é tão burro, tão burro, tão burro, que não leu na Reuters que foi o próprio Obama quem pediu para Lula interferir e fazer o Irã aprovar o Acordo. Se Obama pediu, não foi "insensato".
  4. A imprensa americana, aliás, sumiu com a informação sobre a tal carta que o presidente americano escreveu a Lula, pedindo que ele tentasse obter um acordo com o Irã.
  5. O Acordo trouxe distensionamento nos diálogos entre o Irã e o Ocidente; e abriria a porta para relações mais frutíferas no futuro, não fosse a reação sectária de Hillary Clinton.
  6. A China precisa do petróleo iraniano, portanto nunca vai aceitar nenhuma sanção que mexa nisso.
  7. Israel é uma nação criminosa por ter construído artefatos nucleares sem a permissão da comunidade internacional. E tem violado sistematicamente leis internacionais nos últimos anos, inclusive praticando assassinatos de políticos em território estrangeiro. Outro dia agentes da Mossad, o serviço secreto de Israel, mataram um árabe importante não sei onde usando passaportes britânicos, o que enfureceu a Inglaterra. 
  8. Não bastasse os urubus nativos, a Folha ainda importa urubus de Portugal, e urubu barra-pesada, que torce pela guerra!
  9. Se Israel, por acaso, atacar o Irã sem que tenha sido atacado antes, não será culpa de Lula, evidentemente. Não se pode atribuir a um esforço pela paz a culpa por haver guerra. 
  10. Comparar Irã com a Alemanha nazista e Lula a Charmberlain (como fez o Mainardi) é outra imbecilidade. A Alemanha já era um potência militar. Acabara de sair derrotada da I Guerra e estava furiosa. Ademais, hoje tem satélite e os EUA  podem observar até as espinhas dos iranianos. Sabem muito bem o que eles tem e não tem. O Irã não tem indústrias, não tem agricultura, não tem nada. Só petróleo. Diferentemente da Alemanha, maior potência industrial do mundo e detentora, nos anos 40, das tecnologias militares mais avançadas da época. Sabia fazer aviões, submarinos, navios, armas de todos os tipos, etc. 
  11. Os 1.200 quilos de urânio que o Irã enviará para Turquia correspondem, segundo especialistas, a dois terços do total do país. É claro que, no mínimo, mesmo pensando que os iranianos são uns safados mentirosos, isso atrasaria a estratégia deles de produzir a bomba. 
  12. Os iranianos são dementes? O que os EUA e a turminha da guerra estão tentando passar ao mundo é que os iranianos não tem bom senso. São uns insanos. Monstros. Isso não é verdade. Eles são gente como qualquer outro povo. A energia nuclear é fundamental para um país que não tem grandes rios. O petróleo vai acabar um dia e o Irã, senão desenvolver uma infraestrutura energética alternativa, se tornará uma espécie de Haiti persa, e isso não vai ser bom para ninguém. 
  13. Quem fez a maior cagada de todas até agora, e não tinha que ter moral nenhuma para exigir nada  são os EUA, que invadiram ilegalmente o Iraque, mataram mais de um milhão de iraquianos, e transformaram o país num celeiro de terroristas. Evidentemente, isso gerou enormes transtornos em todo oriente médio. A começar, um transtorno político, porque todos os políticos moderados, que defendiam diálogo maior com o Ocidente, tiveram que enfiar a viola no saco e mudar de opinião ou mudar de país. Um transtorno econômico, porque o Iraque era um parceiro comercial importante na região e sua destruição criou um vácuo. Depois um transtorno social, porque milhões de iraquianos pobres imigraram para países vizinhos. 
Pronto, 13 itens tá de bom tamanho. Para lembrar ao sr. Coutinho que Dilma Rousseff, número 13, irá ganhar as eleições e Lula poderá ser a próxima autoridade máxima da Organização das Nações Unidas. É o seu próprio jornal que está falando... Quando esse tempo chegar, quem sabe o sr. Coutinho não se mude para alguma comunidade no interior dos EUA, dessas de extrema direita, onde ele poderá escrever livros de autoajuda para pessoas que, como ele, não conseguem entender o mundo.

5 comentarios

ruy garcia disse...

Excelente texto. Acabei de ler e já assinei a Carta Diária.

carlos disse...

salve, miguel,

treze pontos contundentes que desmontam a tresluocada estratégia dos falcões aninhados no departamento de estado dos esteites. imagino o saco de gato dentro da administração obama. ganhou as eleições, tudo bem, mas não levou o poder. que pena.

abçs

victor ugo disse...

muito bom. não bastasse os idiotas brasileiros, temos que conviver com os lusos?

mila disse...

Hillary é a bola nossa de Israel, que já tinha decidido atacar o Irã há muito tempo.Cada vez fica mais patente que o 11 de setembro teve as garras dos neocons da direita USA/ISRAEL.

Anônimo disse...

Esquenta não, ele é o profº Hariovaldo...

Postar um comentário