25 de maio de 2010

Analisando o Datafolha - Parte 3

ÍNDICE DOS QUE SABEM QUE DILMA É A CANDIDATA DE LULA
(Estimulada e única, em %)


Repare que apenas 60% dos entrevistados com ensino fundamental sabem que Dilma é a candidata do Lula. O segmento representa, segundo o Datafolha, 48% dos eleitores. No blog do Nassif, há uma polêmica nesse ponto, mas prefiro não entrar nessa seara e respeitar a opção do Datafolha. De qualquer forma, 48% dos eleitores representam 63 milhões de eleitores, quase o total da votação de Lula nas duas últimas eleições. Dessa forma, os 40% que não sabem que Dilma é a candidata do governo correspondem a 25 milhões de eleitores.

Esse é, a meu ver, o grande desafio da campanha de Dilma nesse momento: informar aos eleitores de que Dilma é candidata do presidente Lula. Os canais de TV, principal meio de comunicação no país, estão bloqueando essa informação.

*

Os dados do Sul foram os que causaram maior polêmica, por causa da enorme volatilidade das últimas pesquisas. O Datafolha mostrou Dilma crescendo até fevereiro, depois caindo, e agora subindo de novo, sem que houvesse nenhum fato que justificasse esse vai e vem.


Comente!