1 de abril de 2010

Depois do filme ruim

(Material Gestures - Room 2, de Asger Jorn)

Acabo de assistir Guerra ao Terror e mais uma vez odeio-me por gastar dinheiro com lixo. Desci na Lapa por volta da meia-noite. Os bares estavam cheios. A quarta-feira tem voltado a ficar agitada por aqui. Mas hoje estava um pouco mais que o normal. Deve ser porque amanhã é ponto facultativo. E também porque é dia primeiro e as pessoas receberam o salário. Dei uma volta, sem muita empolgação para beber. Saí na segunda-feira e até hoje estou meio baleado. Além disso, esqueci de guardar o dinheiro da matéria em casa. Estava tudo na minha carteira, e não gosto de sair bebendo com meu produto interno bruto dando sopa.

E queria escrever também. Tenho me sentido um blogueiro horrível. Preguiçoso, triste, reclamão, pedinte. Uma verdadeiro mendigo. Ridículo, enfim. Pior que isso. Lembrei inclusive de uma brincadeira que fazia quando criança. Colocar um espelho em frente ao outro, e viajar nos reflexos infinitos. É a mesma coisa quando me sinto assim, ridículo por me sentir ridículo, triste por estar triste, e por aí vai, interminavelmente.

Como a vida dá voltas. Com vinte e poucos anos, um promissor jornalista e poeta, o que tinha mais dinheiro em sua turma, e agora, dez anos depois, um desiludido com mania de fracasso. Sem ambição nenhuma. Com raiva de editais, concursos, emprego. Um terrível vagabundo hiper-sensível, bêbado, duro e viciado em adjetivos.

Porque depois de falar tanto sobre minha nova vida em São Paulo, tive que voltar ao Rio e acabei ficando por aqui. Estou com duas casas agora. Uma na Paulista, outra na rua do Resende. Ah, e uma terceira, definitiva, no coração de uma garota que está a seis horas e alguns reais por minuto de distância.

Eis-me, portanto, cansado dessa política diletante, exagerada, inútil. Desse discurso meio nerd, dessa militância acomodada e insegura. Dessa vaidade que secretamente me destrói.

O maior sonho da minha mãe é que eu desista disso tudo e arrume um emprego. Que faça um mestrado, um doutorado. Garanta o meu futuro. Ela tem razão. O problema são os moinhos. Não aqueles de Dom Quixote, e sim os de Cartola, os que reduzem as ilusões a pó (sem trocadilhos anti-aecistas, por favor). Eu contemplo a poeira esvoaçando, como a cinza de pessoas que já se foram, e dentro de mim as luzes se apagam.

*

Verdade que esse filme me deixou mal. É incrível que tenha levado seis Oscars. Mesmo sabendo que o Oscar é um prêmio fajuto, ainda assim é surpreendente que um filme tão desprovido de roteiro, tão sofrivelmente frio, um filme B, para ser exibido numa sessão da tarde modorrenta, possa ter merecido tantos louros. Em se tratando de um filme que é uma propaganda pró-guerra, não é bom presságio.

*

Ainda sou otimista, mas com um otimismo hipócrita e artificial. Uma necessidade meio covarde de terminar a história sempre com final feliz. Não consigo evitar. Vejam o que o candidato líder nas pesquisas declarou hoje num comício:

O ornamento do poder e a bajulação não me atraem. O meu único sentido é as questões do nosso povo.

Sei que não tenho mais nenhuma imparcialidade. Não creio que eu possa, por isso mesmo, mudar o voto de ninguém. Mesmo assim quero dizer que a frase de Serra me lembra uma outra do Veríssimo: "sou o cara mais humilde do mundo". Pelo menos me falaram que é do Veríssimo.

Serra se tornou um político tão convencional, com estratégias tão medíocres, que agora começo, de fato, a suspeitar que ele pode ganhar as eleições. Porque existe uma inocência tosca no povo. Esta é a grande ironia. Lula, taxado de ignorante, faz sempre um discurso que serve tanto aos intelectuais como ao povo. Dilma também. Serra decidiu dispensar os segmentos mais ilustrados, onde ele sente que tem apoio sólido, e se dirige exclusivamente ao povo. Mas não o faz como se falasse a pessoas simples, e sim a retardados mentais.

Acho que o fato de estar comprando e lendo o Globo nos últimos dias também não está contribuindo para meu bom humor. Deve ser isso.

O Globo mancheteia na página 10:

Serra entrega obra que 'passou por crivo do TCU'

E o governador diz (na matéria do Globo):

Esta obra passou pelo crivo do TCU, do TCE e do MP, o que prova que nós temos competência.

Ótimo. Mas será que eu estaria sendo tendencioso ao me irritar com o fato da reportagem não citar que a dita "competência" resultou na queda de um viaduto da mesma obra? Que a obra já dura 12 anos e ainda não tem data para ser concluída? Que foram descobertos vários indícios de irregularidade em trechos dela nos últimos anos? Isso é competência?


*

Sei lá, acho que só estou com sono. Muito sono, com desejo de dormir por vários dias. Ou é a mudança de estação. Ou o fato de estar lendo um desses livros de filosofia que não sabemos se é lamentável perda de tempo ou importante aquisição espiritual. Ou é apenas saudades do coração que deixei em São Paulo.

17 comentarios

jozahfa disse...

Outra vez as estrelas, em torno
à Lua bela, ocultam
suas luminosas figur[inhas] .
[Isto acontece toda vez que]
Ela, toda cheia,
no auge [do firmamento]
vai prateando
a [obscura] Terra.

jozahfa disse...

Uma tradução livre da Safo.

Anônimo disse...

Para levantar o ânimo:

http://namarianews.blogspot.com/2010/03/hoje-o-sr.html


http://cloacanews.blogspot.com/2010/03/um-brinde-aos-golpistas.html

RLocatelli Digital disse...

Prezado Miguel do Rosário.

Anime-se, meu caro! O tal "Guerra ao Terror" teve a preferência da Academia (?), mas Avatar, um filme tão de esquerda quanto pode ser um filme comercial estadunidense, teve a preferência total e absoluta do público, nos EUA e no mundo, o que mostra que filmes de direita estão em baixa.

Provavelmente você não viu Avatar, pois não me parece seu tipo de filme (rs). É sobre um típico fuzileiro estadunidense do futuro, com todas as suas idiossincrasias: direitão, machista, etc. No meio das escaramuças de guerra e espionagem, ele entende o papel destrutivo que seu lado na guerra está desempenhando. E vira a casaca! Ele passa para o lado dos vietnamitas, digo, dos alienígenas.

Só tem uma coisa: tem final feliz (êbaaaa!). Eu gostei, mas sei que intelectuais como você não curtem finais felizes, pois são bem ingênuos. Apesar disso, acho que você gostará.

Não vale a pena assistir no tal 3D, pois os efeitos atrapalham a concentração na história, que é super profunda. Brincadeirinha...

Quanto ao Serra, não sei se ele tem chance... Saiu mais um resultado da famigerada pesquisa databranda: Marta lidera corrida ao Senado por SP com 43% da preferência! Estranho, pois o típico eleitor de Marta não vota em demo-tucano nem pra diretor de circo de pulgas.

E olha que é o databranda, o instituto que ama Serra tão intensamente quanto um instituto pode amar um homem.

Anônimo disse...

Miguel, força e bom ânimo. Guerra ao Terror é um horror, Avatar é que merecia o Oscar, uma grande injustiça. Quanto a Serra e à direita, merecem uma sova eleitoral em regra, exemplar, pois a direita neste Brasil precisa disso para se modernizar e reciclar (está parada no século dezesseis). A direita merece perder no primeiro turno para aprender de vez e como quem elege para valer é o povo, não nós, classe média e a elite, acredito que tudo dará certo. Lembrando que o povo é Lula, é Dilma, esses institutos de pesquisa pró-demotucanato não vão fazer diferença Quanto a você, vai fundo no mestrado e doutorado, além do blog e dos trabalhos, pois gosta de estudar, é a sua praia, a sua cara. E sobretudo confia em Deus, que existe dentro de você e no seu Anjo da Guarda. Pode pedir orientação sempre que precisar a eles, pede mesmo, sem titubear, faz a sua parte e relaxa: eles não falham. Grande abraço Liz

Anônimo disse...

Se vc fosse mulher,eu juraria que estava na TPM;como nao é,me parece que é so saudades da amada,rs!
Enfim,texto excelente como de costume;ate "byroniano" sua escrita é um arraso!
Essa fase passara e tenho quae certeza que vc ainda vai "crescer"muito e aparecer,afinal,ainda tem so vinte e poucos anos!!!

Alberto Bilac disse...

Caros do Blog,

Saiu mais um capítulo da série A Idade das Trevas, em meu humilde blog (http://terragoyazes.zip.net). No ar e na rede: O Itamarati Tucano e a Diplomacia de Pés-Descalços!

Virgílio disse...

Caro Miguel,
Você sempre nos oferece um material de riqueza imensurável para ler, pensar, refletir. Sua sensibilidade e capacidade de análise aliadas à sua habilidade com as palavras cativam a todos.
Sou suspeito, mas mesmo distante, fico ao lado de sua mãe, achando que você tem que fazer um mestrado, um doutorado. Sinto que este mundo acadêmico, apesar de todos os problemas que têm, é um habitat natural para pessoas com o seu 'gen'!
Este seu post, particularmente, me emocionou pelo que pude sentir de você como pessoa, neste momento que vive. Só não precisa se sentir ridículo. O papel que você desempenha aqui é muito muito importante. Tenha consciência disto! E acho mais do que justo que nós que nos enriquecemos tanto com o que aqui lemos todos os dias nos sintamos no dever de ajudá-lo a poder continuar fazendo este trabalho. Logo, também não se sinta um pedinte ou um mendingo.
Abraço,
Virgílio

Eli Araujo disse...

Seu Rosario, lembrei-me de um poema de Vinicius que a certa altura diz:
"... Eis seu mal: Não amar. Ame. O amor tonifica o cabelo das mulheres..." e por aí vai.

Miguel do Rosário disse...

Amigos, não levem muito à sério essas minhas lamúrias blogueiras. É uma questão de humor e saudades, só isso. Daqui a algumas horas, estou curado.

Abraços,
Miguel

Miguel do Rosário disse...

Roberto, claro que eu vi Avatar! Você acha que eu ia perder esse?

reginaldo gadelha disse...

Anime-se, o Serra vai ganhar.

Unknown disse...

Olá Miguel,

Eu não vou te dizer o óbvio, poeta. Vou apenas lembrar das suas palavras atravessando continentes e desembarcando em estações desconhecidas, amigo.

Me despeço, te deixando com o Francisco, outro amigo poeta: Solidão é quando nós nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma.

Aurora

PS: Seu site é ótimo. E mais do que um livro estático, é a vida se desenrolando, enrolando e prosseguindo. Então, anime-se, a Dilma vai ganhar, seu amor vai voltar e a Lapa você vai contar.

Anônimo disse...

Durma...ontem eu tambem dormi apos comer maracuja..desliguei tudo, ate a escrita..

Estas concessionárias de serviço público a Globo em especial cometem assassinato moral sem direito de respostas as vitimas. Hoje eh dia canhoto ou feriado e por isso to escrevendo este comentário com a mão esquerda apenas como forma de segurar-me

jose c lima

ps
que texto esplendido

Anônimo disse...

Miguel, o rolo compressor virá com tudo para eleger Serra,,,afinal de contas o jogo foi bem pesado para manter os golpistas em Honduras..imagina só se aqui eles vão fracassar..daqui até o dia das eleições veremos coisas de tirar pica do oco...não tenho a menor idéia do que pode ser feito para que a democracia não seja maculada...realmente não sei..talvez uma grande movimentação dos estudantes, trabalhadores,,,os sindicatos denunciando este descalabro..Abraço,

André Rezende

Jeferson Paz disse...

Caro Miguel,lembro-me de quando você escreveu sobre o Avatar. O Cristóvam Feil, no Diário Gauche, também escreveu sobre o Avatar e o Guerra ao Terror. Interessantes leituras. As suas e as dele.Grandes abraços

Miguel do Rosário disse...

Jefferson, acho que você está se referindo ao texto do André Lux, que não gostou do Avatar. Eu não escrevi nada sobre o filme. Mas gostei dele.

Postar um comentário