7 de abril de 2010

Íntegra do Vox Populi de janeiro


(Parede do ateliê de Nilton Pinho, rua do Riachuelo, Lapa, Rio)


Já mandei um email para o Vox Populi reclamando que ele é o instituto de pesquisa que mais demora a publicar a íntegra de seus trabalhos. Acho incrível que a Band, que paga pelo serviço, não tenha interesse em fazer matérias sobre os detalhes da pesquisa.

De qualquer forma, atrasados ou não, eu gosto de analisar esses números. Eles me acalmam, não sei porque. Além disso, é importante deixá-los arquivados no blog, para facilitar meu trabalho quando o Vox Populi, finalmente, dignar-se a publicar a íntegra de sua nova pesquisa.

Enfim, encontrei no site do Vox Populi o relatório completo da última pesquisa de intenção de voto para presidente da república, de janeiro deste ano. Namorei os números por um tempo e trago-lhes aqui recortes e comentários.


Se a eleição para Presidente da República fosse hoje, em quem você votaria? (Espontânea)


Repare que Dilma, ainda em janeiro, já empatava com Serra na pesquisa espontânea. Ela passa de 3% para 9%, enquanto Serra sobe de 5% para 9%.


INTENÇÃO DE VOTO ESTIMULADA - CENÁRIO 1
Se a eleição para Presidente da República fosse hoje, e estes fossem os candidatos, em qual deles você votaria?



Na pesquisa estimulada, encontramos um dado que coincide com o trabalho de outros institutos. Ainda em janeiro, Dilma já aparecia empatada com Serra entre os homens. Entre "los machos" Dilma tem 32%, contra 34% de Serra.  A vantagem do tucano se dá mesmo entre as mulheres, onde o grau de desinformação política ainda é muito alto. Entre "le donne", o vampiro tem 33%, contra 22% de Dilma.

Observe que 16% das entrevistadas não sabem em quem votar, contra apenas 9% dos homens.



Na tabela acima, observamos que Serra, de fato, tem mais força no Sul do que em qualquer outra região, com 39% das intenções de voto, contra 24% de Dilma.

*

Lembrem-se que falo de números de janeiro! 

*

Os números do Vox Populi para março seguem abaixo. A íntegra ainda não foi divulgada.

Na última pesquisa Vox Populi, divulgada semana passada, o ex-governador de São Paulo aparece com 34% por cento das intenções de voto, mesmo percentual de janeiro. A ex-ministra da Casa Civil Dilma Roussef, do PT, subiu quatro pontos percentuais e segue na segunda posição, com 31%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Ciro Gomes, do PSB, vem em terceiro lugar, com 10% (caiu 1 ponto em relação a janeiro). Marina Silva, do PV, está em quarto lugar com 5% das intenções de voto (também caiu 1 ponto). Votos nulos e brancos somam 7%, enquanto 13% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

3 comentarios

ALEX disse...

Miguel, td bom? Posso colocar aqui né

ENCHENTES RIO: INFORMAÇÃO CONFIÁVEL

Enchente no Rio está entre as mais fatais dos últimos 12 meses no mundo

fonte: BBC Brasil

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/04/100407_enchente_rio_ranking_dg.shtml
As enchentes desta semana no Rio de Janeiro já causaram mais mortes do que qualquer outro incidente semelhante em 2010 em qualquer parte do mundo. Já nos últimos 12 meses, a inundação no Rio está entre as quatro mais fatais do mundo.

Segundo o último boletim do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, divulgado às 14h, 113 pessoas teriam morrido em decorrência das chuvas que tiveram início na última segunda-feira. O número de pessoas desaparecidas não foi divulgado.

Segundo levantamentos preliminares do Centro de Pesquisas de Epidemiologia dos Desastres (Cred, na sigla em inglês), feitos a pedido da BBC Brasil, as outras três enchentes que mais mataram pessoas nos últimos 12 meses aconteceram na Índia e na Arábia Saudita.

O Cred, sediado na Bélgica, coleta dados sobre catástrofes há 30 anos e fornece estatísticas para pesquisadores de todo o mundo.

O pior incidente aconteceu na Índia, onde as chuvas de monções em julho do ano passado em diversas partes do país deixaram 992 pessoas mortas. Em setembro, outras 300 pessoas morreram, também em inundações na Índia.

A lista é seguida por inundações na Arábia Saudita, em novembro, com 163 mortos. O Rio fica à frente de Serra Leoa, onde 103 pessoas morreram devido a enchentes em agosto.

Pobreza

Outra enchente no Brasil – que inclui as inundações no litoral do Rio e São Paulo, em janeiro – era até esta semana a mais fatal no mundo em 2010. Naquela ocasião, 74 pessoas morreram, segundo o instituto belga.

As piores enchentes
Nos últimos 12 meses:

Índia, em julho: 992 mortes

Índia, em setembro: 300
Arábia Saudita, em nov.: 163
Rio de Janeiro, em abril: 113*
Serra Leoa, em agosto: 103
Em 2010 (dados preliminares):

Rio de Janeiro, em abril: 113*
Brasil (RJ e SP), em janeiro: 74
França, em fevereiro: 45
Em Portugal, em fevereiro: 42
No México, em janeiro: 41
No Cazaquistão, em março: 37
* dado do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro


Fonte: Cred

As outras enchentes mais fatais registradas neste ano pelo Cred foram em Madeira, em Portugal (42 mortos em fevereiro), no Cazaquistão (37 mortos em março), no México (41 mortos em janeiro) e na França (45 mortos em fevereiro e março). Os dados deste ano ainda são preliminares e estão sendo revisados pelo centro.

No Rio de Janeiro, a maior parte das mortes foi causada por deslizamentos em Niterói e na capital.

Sandro Stahl disse...

Achei interesante o fato de Serra ter mais votos entre as mulheres e fiquei pensando. Claro que toda regra tem excessão, portanto não precisa que as excessões briguem comigo, mas mulheres passam muito tempo vendo novela, big brother Brasil,programas de fofocas e outros programas desse gênero, que não trazem nada de informações e por isso não acreditam muito em sua capacidade de tomar decisões importantes, e sendo assim acabam não acreditando em uma mulher para decidir o futuro da nação.

Miguel do Rosário disse...

Sandro, o que voce falou também procede, mas é sobretudo desinformação política. As mulheres, por uma questão cultural, se interessam menos por política, então conhecem pouco ou sequer conhecem Dilma. Simplesmente não sabem que ela é a candidata de Lula. Enquanto Serra tem um grande recall, é amplamente conhecido. As mulheres tem um voto (e aí não sei explicar, embora tenha minhas conjecturas) mais conservador. Vota em quem conhece. Mas elas vão conhecer a Dilma ao longo da campanha.

Postar um comentário