12 de abril de 2010

Semana caliente

(Joseph Beuys)


Depois de tantas novidades no final de semana, os próximos dias prometem bastante emoção. Acabo de ler todos os jornais e lhes digo: esta segunda-feira é atípica. Em geral, a imprensa acorda pálida e magra, cansada do esforço sobrehumano de fazer duas ou três edições inteiras na sexta-feira e das inevitáveis horas extras de sábado e domingo. Nesta segunda, os jornais vieram enxutos, como sempre; porém corados e enérgicos, com algumas matérias bem "calientes".

A razão é simples. A campanha agora começou pra valer. Serra assumiu sua candidatura. Até postou no twitter:


Dilma, por sua vez, estreou ontem no mundo virtual. Em poucas horas, ganhou quase 10.000 seguidores.


*

No Estadão, que entrou na campanha com a agressividade chauvinista que lhe é característica, temos uma chamada bombástica na capa.


Como de praxe, todavia, a chamada é muito mais forte que a matéria em si, onde encontramos um Aécio um tanto fleumático, capaz de afirmações do tipo:

Agora, não prometo vitórias. Prometo o empenho, que será de todos nós.

*

A Folha inicia a semana sem a euforia triunfal da véspera. O editorial louva Serra despudoradamente, mas deixa escapar algumas críticas que deverão fazer o governador dormir menos e "tuitar" neuroticamente a semana inteira, tentando reverter o estrago.

Os números de sua administração, dissecados ontem pela Folha, mostram que as críticas endereçadas às dificuldades de investimento do governo federal serviriam para sua própria gestão. 
Lembrando: na véspera, a Folha fez um levantamento do governo Serra e descobriu que ele fez investimentos num percentual abaixo do governo federal (proporcionalmente falando, é claro), e de outros estados. Abaixo, o gráfico publicado domingo:



Há ainda outra frase crítica que deverá provocar a queda dos derradeiros cabelos do governador:

Certo é que depois de sua inconclusa passagem pela prefeitura, Serra fez, em quatro anos, um bom governo no Estado de São Paulo, aprovado por 55% da população - mas sem o brilho de sua passagem pelo Ministério da Saúde.

Tudo bem que a crítica mesclou-se ao elogio da gestão serrista no ministério da saúde. Não deixa de ser, contudo, uma frase negativa. Mas o pior de tudo é que foi parar no subtítulo do editorial! Cabeças vão rolar!


*

De forma geral, pode-se dizer que a imprensa mantém-se fiel a seu antilulismo radical. Ainda é serrista até o último fio de cabelo. Mas, como em Serra, faltam-lhe cabelos. E parece-me sem entusiasmo. No Globo, a coluna de Noblat mal consegue disfarçar um derrotismo latente.

Nos últimos dias, além disso, publicaram-se muitas matérias sobre a importância da internet. A imprensa, a meu ver, começa a se sentir acuada pela grandeza da rede. Nesse ponto, Dilma Rousseff tem um trunfo enorme. Além de contar com uma vasta rede de blogs autênticos, ela contratou dois grandes nomes da internet para comandar o marketing digital de sua campanha: Marcelo Branco, diretor do Campus Party, e Andrew Paryze, um dos caras que trabalharam na campanha do Obama. Hoje, aliás, há uma boa entrevista com Branco no Correio Braziliense.

Nesse ponto, Serra também é fraco. Tentou criar um factóide na web com o blog Amigos do Serra, vendido à mídia como uma iniciativa "espontânea" de eleitores. Foi desmascarado em segundos. O site é registrado em nome do PSDB. E os blogs do PSDB continuam às moscas. O serrismo continua, portanto, cada vez mais concentrado em torno do blog de um radical da ultra-direita, Reinaldo Azevedo, figura totalmente desmoralizada por suas posições extremamente racistas, por sua postura sempre grosseira e, sobretudo, por um sectarismo conservador caricatural. Se existe um indivíduo que pretende estabelecer a divisão entre "nós" e "eles", e tratar seus adversários políticos como inimigos mortais, esse é Reinaldo Azevedo. Ou seja, o principal blogueiro de Serra age totalmente ao contrário do discurso conciliatório do candidato. Não há coerência ideológica nenhuma, portanto, entre o serrismo real (representado pelos textos raivosos de Azevedo) e o serrismo utópico e hipócrita que vimos no discurso do governador nesse domingo.

*

Raphael Bruno publica um artigo inteligente no Jornal do Brasil sobre a estupidez e deturpação grosseira de se chamar "stalinista" qualquer agremiação de esquerda.

*

Fernando Barros e Silva, colunista da Folha, revela um sentimento na festa tucana de sábado que não foi divulgado por nenhum outro repórter. Rancor. E cita os discursos de Rodrigo Maia e Roberto Freire. Com tanta badalação em cima de Aécio, FHC, e Serra, pouca gente lembrou de transcrever os trechos do discurso do presidente do PPS. Pois então, através de Silva fui informado de que Freire acusou o governo Lula de ter um perfil ideológico que "se assemelha à idolatria estatista do fascismo". Quanta classe, não?

*

Querem ouvir uma coisa muito engraçada? O Globo publicou hoje matéria intitulada "Para especialistas campanha será agressiva". Sabem quem são os especialistas entrevistados? Adivinhem? Eu até queria fazer mistério, e dizer só no final, mas o post já está muito grande. Então digo logo. Roberto Romano e Marco Antônio Villa. Eles mesmos. As fontes-coringas do Globo. Eles fazem bolo, costuram camisas rasgadas, dão receita de feijoada, indicam remédios, entregam pizza, apostam no bicho por você, enfim, são pau pra toda obra!

A reportagem em si não diz nada, e sobretudo não aborda o mais importante, que é a guerra de informação e contrainformação entre grande imprensa e blogosfera. Esse é o embate maior, e que ganhará ainda mais visibilidade durante a campanha.

*

Não sei se é paranóia minha, mas repare que, na única página do Globo com informação sobre Dilma, o jornal enche a parte inferior de anúncios institucionais horrorosos de empresas estatais. São aqueles anúncios que as estatais são obrigadas a fazer na grande imprensa, mas que geralmente figuram nas seções menos nobres do jornal, principalmente nas últimas páginas do caderno de Economia. Desta vez, porém, eles ocupam uma página nobre de política, e os símbolos do governo federal, repetidos, poluem a página, ainda mais que estão logo abaixo da foto da candidata. Mas deve ser viagem minha. O Globo nunca iria tão longe, né?


*

Voltando à Folha, leiam a entrevista de Dilma desta segunda-feira. A ministra ganhou simpática chamada na capa e boa parte da nobre página A4. Diferentemente de Serra, que prefere discorrer sobre ninharias pessoais, Dilma falou de programas concretos de governo. Discorreu sobre os temas fundamentais, como juros, câmbio, impostos, grandes obras. Falou sobre seu adversário, Serra. A entrevista foi tão densa que teve que ser resumida em tópicos para caber numa só página, em vez de vir no estilo "ping-pong". As páginas da entrevista de Serra, publicada na mesma Folha, no dia anterior, vieram preenchidas com dezenas de fotos do governador bebê, criança e adolescente, além da diagramação hiperleve, com grandes espaços em branco. E no estilo ping-pong, claro.

Abaixo, o fác-símile da entrevista de Dilma na Folha:

13 comentarios

Roberto Almeida disse...

Caro Miguel, esta eleição vai ser pior que briga de foice no escuro, eu já estou afiando a minha.

Anônimo disse...

Duvido q ela vá publicar, entao, posto aqí:

Pega leve, de novo, d Helena.
Eu escreví isso nas listas q participei, ainda em 2006, qdo nem nome pós Lula era discutido.

Eu passei a dizer: Dilma é DILMAIS.

Nas minhas listas, mais de 3.500 correspondentes, todos sabem disso e já recebí email reclamando de sua "usurpada".

Portanto, menas, comadre. Menas ...

Inté,
Murilo

Ps.: pouco isso me importa, desde q ela seja eleita.

IV Avatar disse...

Maravilha de postagem esta sua,,conseguistes sintetizar de uma forma genial e bela, o lixo que rolou por aí.
Coisa de artista, parabéns.
Pois é, Dilma contratou pessoas de bem para asseorá-la na área da internet enquanto Zé Serra, como é do seu modus operandi, contratou o "especialista em twitter" Eduardo Graef, ex-ministro ou secretário de FHC para praticar assassinatos de reputação contra quem discorda de Ze Serra.
Deus que me livre desta gente tomando de assalto o Brasil

Anônimo disse...

Eu quis dizer assessorá-la

IV Avatar disse...

Murilo, no mundo da criação pode haver estas coincidencias...mas gostei mais da sua frase "Dilma é DILMAIS" do que a "ELA É DILMAIS" da Helena.
A sua sugestão soa mais como algo de mãe..tipo "Mamãe Dilma é DILMAIS"...tá vendo minha releitura..
Vc havia sumido..some não..Você é DILMAIS...rsss

Anônimo disse...

O blog tá bonito,,,ao descer a barra de rolagem dá para ver que ficou bom mesmo..lembra uma galeria de arte virtual..até as imagens do lixo ou desagradáveis entraram na composição

sbf

ziulsorrab disse...

Então até a BBC-Brasil que visito todo dia ao abrir a internet entra no jogo de forma sutil, ressalvando-se com o tal de "segundo declarações" Hoje esta em destaque "Adesão da China a sansões pode isolar o Brasil" (s/ energia nuclear) De quem são? Acessa no google. São de três diferentes think tanks. Um deles tem até FHC como colaborador. Daí mandei 4 e mails de 500 caracteres pelo “fale conosco” sugerindo que agora postassem a opinião de Lula em entrevista ao El Pais que leio no L Nassif. Eles são educados mandaram-me 4 respostas como “auto reply message” onde consta agradecimento genérico nada sobre que falei e se eu quero trabalhar na BBC. Nada substitui os blogs onde comento e sou comentado. Perdi meu tempo, Mas tenho certeza que leram. Igual ao site do Brasil Wiki onde sou repórter. Lá tem uma pagina de clipping dos jornais pinçando manchetes e artigos de colunistas. Antes, quando lá me inscrevera havia uma bela carta de princípios na seção na seção “Quem somos” sobre ‘’liberdade de expressão” Hoje removida em. Achei ainda em
http://liberdadedeexpressao.multiply.multiplycontent.com/journal/item/76. Por isso removeram. Nas manchetes saem a “vontade dos donos” E não adianta vc mandar e-mails
pois eles respondem “tratar-se de resenhas dos jornais” daí a auto confissão tratar-se de ajudar a “oposição fragilizada”

Ines Ferreira disse...

Não acho que seja paranóia sua O Globo ter colocado abaixo da entrevista da Dilma, aquele monte de anúncios de empresas estatais (que são obrigatórios por lei),não. Eles estão DESESPERADOS fazem qualquer negócio. Acho até que a Dilma que faz caminhada - li nos jornais - em Brasília com seu cão, deveria ser acompanhada de segurança também, ou então fazer exercícios em casa ou academia, porque os caras estão DESESPERADOS, e a direita quando está assim fica perigosa.

ziulsorrab disse...

Parabéns pela visão que você nos trás. A internet será ainda mais decisiva quando houver banda larga a 35,00 por 1Mb. Hoje o preço cobrado é a PROVA da ditadura do MERCADO. Serra ainda teve a cara de pau de propor 200 kb por 29,90. A banda larga é a demonstração especifica do tipo de mau capitalismo existente no Brasil. Na Coréia do Sul, do Sul mais uma vez, a internet é centenas de vezes mais barata. Não consta ser pais comunista. Soube que na carta de princípios da Altercom consta prioridade para banda larga.

Anônimo disse...

O blog está nota 10 mas se vc conseguisse mudar para um modelo que deixe as laterais direita e esquerda sem links, aí ficaria melhor ainda.
No painel do blogger tem modelos com os links na parte inferior do blog.

Estou opinando nesse assunto pq sou consciente de que não damos conta sozinho de um trabalhão desse que é levar adiante um blog,,o Nassif sempre frisa isso,,inclusive no que se refere ao conteúdo, segundo ele, impossível de ser buscado somente por ele, o que difere da velha mídia.

Tive esta comprovaçã dias atrás.
É que ao verificar no youtube como se raqueia ou rouba um orkut vi que é fácil,,os hackers se apoderam do email e se vc o usa para acessar também seu blog,,
Então resolvi deletar o orkut que era acessado com a mesma conta que eu usava para acessar o blog e ao enviar o perfil do novo blog fui alertado por um amigo, o Alexandre, que eu estaria enviando o link errado.
Foi quando vi que realmente não damos conta de fazer estas coisas sozinhos.
É muita coisa,,muito trabalho..

Do Núcleo Blogueiros Gratos (NBG) da Altercom

Anônimo disse...

Mas ta bom como está,,bobagem minha

Anônimo disse...

IV Avatar,

Sim, realmente dei 1 "sumida", desde q me mudei de Reykjavik, prá Copenhague (travêis), ando meio sem tempo.
Tudo corrido.

Enfim, na medida do possível, voltaremos a frequentar o cyber boteco mais a miúde.

Aliás, gostaria de assin+a-lo mas, de acordo c/ as tais regras internacionais impostas pelos EUA, após o set/11, pagaria mais prá tranferir o dinheiro, q pelo produto oferecido pelo Miguel em sí.

Coisas do Bush - o fascista.

Inté,
Murilo

Miguel, você se lembra destas coisas suas? - Clique aqui disse...

....

Postar um comentário