12 de abril de 2010

E Deus mandou Abraão matar Isaac

(Página 3 do Globo de hoje)

Lembram de uma crônica que escrevi aqui, em que me referia ao governador de Minas, Aécio Neves, como um cordeiro de sacrifício? Nela, citei a famosa história bíblica de Isaac e seu pai, Abraão. O Senhor mandou Abraaão levar seu filho único até o alto de uma montanha e sacrificá-lo em Seu nome. O velho, com dor no coração, prontificou-se a cumprir fielmente o mandado do Senhor e subiu à montanha e por um triz não degola o menino. Na hora em que ergueu o punhal para matá-lo, um Anjo segura-lhe o braço e diz que tudo não passara de um teste de fé.

Pois bem, desta vez, o Senhor midiático não está brincando. Ele quer mesmo que Aécio sacrifique seu futuro em Seu nome. E não pediu para nenhum Anjo interromper-lhe o gesto.

Aqui entre nós, essa obsessão para Aécio ser vice me parece desespero puro. Sugere que Serra é um candidato fraco, sem capacidade para avançar com as próprias pernas.

A mídia e alguns próceres da oposição encasquetaram que a única chance de vitória de Serra é ter o bonitão mineiro a seu lado. Ontem Merval lembrou que a foto do vice aparecerá na urna. Pronto, está dada a senha. Os brasileiros, ou melhor, as brasileiras, não hesitarão em apertar o botãozinho sobre o rosto jovial e atraente de Aécio Neves. O problema é esquecer o feioso ao lado.

Eu até acredito que Aécio pode trazer votos, sobretudo em Minas, para José Serra. Mas não creio que serão suficientes para dar a vitória ao tucano. Nem é nada que Aécio não possa trazer do mesmo jeito simplesmente participando da campanha.

A questão é: Aécio jogará fora a chance de ocupar uma cadeira no Senado brasileiro  e ser o líder inconteste da bancada de seu partido em troca de uma posição subalterna na chapa tucana? Como senador, por outro lado, Aécio pode ganhar musculatura nacional e preparar-se para, daqui a oito anos, suceder Dilma Rousseff.

No Velho Testamento, temos um final que satisfaz a todos. Isaac sobrevive, Deus fica satisfeito, e Abraão recebe a graça divina. Na vida real do Brasil de hoje, alguém sairá perdendo. Ou o Abraão mineiro (Aécio) deixa de ser considerado leal ao Senhor midiático. Ou o filho de Aécio (seu futuro político) morre por suas próprias mãos. Ou o Senhor midiático leva um beiço de Abraão e fica tristinho.

Se eu fosse Aécio dava um beiço na mídia, uai.

4 comentarios

Anônimo disse...

Em matéria de política mineiro dá de dez a zero em paulista. Só esses tontos demo-serristas para acharem que Aécio, neto de Tancredo, vai queimar o próprio filme para salvar a pele do capo da Mooca. Aécio vai ser candidato a presidente no futuro. É como ele disse: ninguém vota em vice. Agora é DILMA!!!

Ricardo Melo disse...

Tenho opinião diferente. O pessoal de Minas sabe: Aécio não passa de uma "marca registrada", é uma peça de marketing ambulante.

É um playboy, a sua "carreira" não é política, é a de ser um bom-vivant.

Tem mais: por de trás da máscara, quem dá as cartas em Minas é a irmã dele. É, é isso mesmo, ele só aparece para as photo-oportunities.

Com todo esse "cabedal", não é nada duvidoso que o playboy das montanhas possa abrir mão de tudo para fazer o que sabe: emprestar a cara para uma campanha de marketing.

Ines Ferreira disse...

Se esse pessoal acha que o povo é bobo, para gente é bom sinal. Vão ficar se iludindo, que o Aécio vai levar votos para o Serra porque é metido a galant. Aí que pobreza!
Nossa sorte é esse pessoal da direita, não gostar do povo, não gostando do povo, não consegue entendê-lo, não entendendo o povo, fazem apostas assim furadas. Coitadinhos!

Anônimo disse...

Aécio Neves ajudar Serra? Somente se for um tolo e não acredito que ele seja. No PSDB, não há chance para ele, Aécio, Serra e o PSDB de SP não são confiáveis.

Postar um comentário