10 de abril de 2010

Serra aceita o papel de líder conservador

(artista contemporâneo chinês, depois informo o nome)

O discurso de José Serra, neste sábado, no evento onde sagrou-se candidato da oposição ao governo Lula, foi, como era de se esperar, uma xaropada conservadora. Incorporou integralmente o texto da direita. Referindo-se ao operário morto em Cuba, o governador mandou essa: "Democracias não têm operários morrendo por greve de fome quando discordam do regime."

Não, senhor Serra, nas democracias miseráveis da América Latina, os trabalhadores não precisam fazer greve para morrer de fome... Pior que isso, a maioria dos países latinos sequer conseguiu constituir uma democracia, em função de interferências externas e violência de suas elites, como o senhor mesmo testemunhou. Querer lançar sobre as costas da pequena e frágil Cuba a culpa pelo espírito antidemocrático que devastou o continente por mais de cinquenta anos, não é justo. É aceitar esse americanismo fácil, inconsequente, esse conservadorismo hipócrita, golpista e brutal travestido agora em seu contrário. O golpismo antidemocrático americano agora se disfarça em discurso pró-democracia. E assim invadiu o Iraque e matou mais de um milhão de pessoas, e continua desestabilizando governos latinos, como ocorreu na Venezuela em 2002, em Honduras no ano passado, e o tempo inteiro em Cuba. Não, Cuba não é uma democracia. Mas de quem é a culpa? Quem matou a fé na democracia em Cuba e em toda América?

Outra característica notoriamente conservadora de Serra é camuflar a luta de classes. O PSDB está ao lado dos ricos, mas como não pode afirmar isso, então diz que não tem lado, que estará ao lado de todos. Não é assim, Serra. Os ricos não precisam de apoio governamental. Quem precisa são os pobres. Isso demarca quem está ao lado da maioria do povo brasileiro, que é ainda muito pobre, e quem não está.

A história de que não será um governo que divide e sim que agrega, é outra balela. A gestão Serra se caracterizou justamente pelo contrário disso: promoveu a dissídia em toda parte. Assistimos policiais militares brigando contra policiais civis. Assistimos o governo negar-se a dialogar com categorias inteiras de funcionários públicos. Além disso, o serrismo midiático se notabilizou como um trator impiedoso de qualquer um encarado como adversário, sem escrúpulo algum em relação à dignidade humana. Políticos, juízes, sindicalistas foram tratados pela mídia sempre como inimigos. O PSDB não se mostrou, em momento algum, um partido disposto ao diálogo.


(...) De mim, ninguém deve esperar que estimule disputas de pobres contra ricos, ou de ricos contra pobres. Eu quero todos, lado a lado, na solidariedade necessária à construção de um país que seja realmente de todos. (...)

(...) Às provocações, vamos responder com serenidade; às falanges do ódio que insistem em dividir a nação vamos responder com nosso trabalho presente e nossa crença no futuro. Vamos responder sempre dizendo a verdade. Aliás, quanto mais mentiras os adversários disserem sobre nós, mais verdades diremos sobre eles.(...)

(...)O Brasil não tem dono. O Brasil pertence aos brasileiros que trabalham; aos brasileiros que estudam; aos brasileiros que querem subir na vida; aos brasileiros que acreditam no esforço; aos brasileiros que não se deixam corromper; aos brasileiros que não toleram os malfeitos; aos brasileiros que não dispõem de uma 'boquinha'; aos brasileiros que exigem ética na vida pública porque são decentes; aos brasileiros que não contam com um partido ou com alguma maracutaia para subir na vida.(...)

(...) Não aceito o raciocínio do nós contra eles. Não cabe na vida de uma Nação. Somos todos irmãos na pátria. Lutamos pela união dos brasileiros e não pela sua divisão. Pode haver uma desavença aqui outra acolá, como em qualquer família. Mas vamos trabalhar somando, agregando. Nunca dividindo. Nunca excluindo. (...)


Mas é no discurso de FHC, cuja participação na abertura sequer estava planejada inicialmente, que encontrei os argumentos mais estarrecedores (não fossem risíveis).

(...) O Brasil cansou de certa arrogância, de autoconfiança. O Brasil quer lei, quer respeito e, como diz José Serra, quer ver o malandro que roubou na cadeia", afirmou. (...)

Em primeiro lugar, espanta-me alguém dizer uma idiotice tão grande como "o Brasil cansou de autoconfiança". Os tucanos têm ódio da recente autoconfiança do brasileiro, porque sabem que ela vem sobretudo das camadas baixas e que, inevitavelmente, causam e causarão mudanças culturais profundas na sociedade. Eles têm medo dessas mudanças, a primeira das quais é que o discurso antinacionalista será cada vez mais rechaçado, e com eles os partidos de direita, como DEM, PPS e, se não mudar, também o PSDB.

Quanto à frase sobre o malandro na cadeia, trata-se de uma grosseria inominável, um vocabulário chulo, que dá um tom policialesco ao discurso político. Em seu governo, FHC deixou a Polícia Federal à míngua, sem recursos humanos ou físicos que permitissem combater a corrupção no país. E agora vem com esse papinho de "botar malandro na cadeia"?

*

E Lula deu a melhor resposta ao discurso de Serra de que o "Brasil pode mais". Ela disse que o Brasil já está fazendo mais, e fará mais. Há uma diferença tão grande entre a promessa e a prática!

15 comentarios

Anônimo disse...

CARTA DO PRESIDENTE DA AMB AO PRESIDENTE LULA
Leia na íntegra a carta do presidente da Associação Médica Brasileira, o médico José Luiz Gomes do Amaral, ao Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em mais um de seus rompantes habituais de incontinência verbal, diz ter encontrado os culpados pelo caótico sistema de saúde nacional: os médicos.

Segundo reportagem veiculada em 26 de março, em diversos jornais brasileiros, o presidente reclamou “que os médicos não aceitam ou cobram caro para trabalhar no interior e periferias e que é muito fácil ser médico na avenida Paulista”.

Lula também criticou o Conselho Federal de Medicina, pedindo reconhecimento aos diplomas dos médicos formados em Cuba.

Ainda em tom jocoso, criticou o médico responsável pela amputação do seu dedo mínimo da mão esquerda.

Sua ira voltou-se também aos contrários à cobrança de novo tributo para aumentar os recursos ao setor de saúde.

O que o presidente finge não saber é que o médico sozinho no interior ou em periferias é incapaz de promover saúde.

Ele precisa de apoio para exercer a sua profissão, como laboratórios, equipamentos para exames, hospitais, enfim tudo o que não é prioridade ou é claramente insuficiente em seu Governo.

Lula também finge não saber que ninguém é contra o médico cubano: exige-se apenas que ele, como qualquer outro, se submeta ao exame de avaliação exigido para formados no exterior.

Quanto à CPMF, governar impondo novos impostos ao já fatigado povo brasileiro, Sr. Lula, é tão vulgar quanto dizer que é “fácil ser médico na avenida”.

Sr. Lula, a Associação Médica Brasileira, em nome dos mais de 350 mil médicos brasileiros, sente-se ultrajada com suas declarações, visto inverídicas, por considerar que elas não condizem com cargo que V. Sa. ocupa e por atingir a dignidade e honradez daqueles que, diariamente em hospitais ou consultórios, muitas vezes em condições precárias, lutam por manter a saúde do povo brasileiro.

Presidente Lula, o Sr. deve um pedido de desculpas à classe médica brasileira.

José Luiz Gomes do Amaral
Presidente da Associação Médica Brasileira

Anônimo disse...

este blog é só de gente que adora lula?

Tio Drakul disse...

Miguel, vejo que você ganhou a sua cota de "abelhas assassinas amestradas" hehehe!

Anônimo disse...

Não tem que pedir desculpas nenhuma!

Ines Ferreira disse...

Acho que o Lula tem razão, sim de reclamar dos médicos, muitos médicos de Cuba aceitam trabalhar no interior, na Amazônia, em lugares que os médicos brasileiros não vão. Porém a esta AMB, coloca um monte de impecilhos, inclusive pondo em dúvida a formação dos médicos cubanos, pode? A medicina cubana (que é de graça para o povo) é uma das melhores do MUNDO, com indíces de eficiência de 1° mundo, dá de 10 x 0 na do EUA, vide documentário SICKNESS do Michael Moore. Esta AMB deve ter LÁ um monte de burguezinhos que não querem sair do Rio e SP em seus consultórios perfumados e refrigeradoS para dar duro nos Hospitais públicos das metrópoles e do interior e EM lugares ermos como o sertão e região amazônica. Cambada de hipócritas! Devem ser tudo tucano, e vão votar no Serra, para desgosto de outros médicos/professores bem intencionados que clamam por melhores salários no setor público paulista, que ao invés de serem ouvidos para uma negociação levam bordoadas e bombas da polícia truculenta deste Zumbi-Serra.

Anônimo disse...

Aquele médico sem-vergonha que estuprou diversas mulheres é que tem
que se desculpar!

Rei Lulá disse...

AMB (Associação do Médicos Babacas) é sinônimo de atraso, de descaso e de mortes, muitas mortes...

Unknown disse...

Vejam isso:
http://www.tijolaco.com/?p=11820
Lavou a alma!!!

Alberto disse...

AMB (Associação do Médicos Babacas) é sinônimo de atraso, de descaso e de mortes, muitas mortes...

Anônimo disse...

Serra deveria adotar este bordão mais parecido com ele:

PELOS PODERES DE GRAYSKULL! EU TENHO A FORÇA!

A FORÇA dele, vocês sabem, é o PiG...

Anônimo disse...

Desculpem. O que eu vou escrever não tem nada a ver com o post, mas eu não poderia deixar em branco a carta reproduzida acima.

Eu também acho que um dos grandes problemas para o funcionamento do sistema de saúde brasileiro está na cultura dos profissionais médicos.

Procurem saber o quadro médico de uma unidade de saúde e depois fiquem tocalhando os senhores médicos e vejam quanto tempo eles passam na unidade de saúde atendendo os pacientes.

Todos os profissionais de saúde, com bons ou maus salários, têm horários a cumprir. Médico não cumpre horário nas unidades públicas. Eles chegam de costas e vão logo embora.

Quem conhece esta realidade mais de perto sabe que o Presidente Lula tem razão.

Sandro Stahl disse...

O comentário, a tal carta ao presidente Lula, acima diz que a CPMF castiga o já fatigado povo brasileiro. Com a CPMF, a cada R$100,00 movimentados no banco, pagava-se R$0,35 de imposto. Portanto autor da carta, exclua o povo brasileiro dessa patranha e coloque os milionários que eram quem "sofriam" com a CPMF. Eu trabalador assalariado, adoraria estar pagando CPMF e ajudando a saúde a ter mais recursos, afinal assalariado sempre pagou uma mixaria de CPMF.

Clique aqui para dar um breve giro pela blogosfera disse...

Clippin da blogosfera com coisas interessantes,,,a democracia brasileira está ameaçada..ele farão pior do que fizeram para manter os golpistas em Honduras.
Honduras fez escola
S.B.F.
http://docs.google.com/Doc?id=df6xpmsd_184fc7xfccz

Miguel do Rosário disse...

Sandro, é pior que isso. Porque a nova CPMF não iria incidir sobre a classe média, o percentual seria ainda menor, e haveria compromisso de usar tudo exclusivamente na área da saúde.

Ines Ferreira disse...

Não sei porque estes trolls entram no seu blog, só levam bordoadas. A rapaziada aqui é toda esclarecida, não cai nas lorotas de vocês e do PIG, não!
Vão cantar em outra freguesia!

Postar um comentário