2 de março de 2010

Mídia trata Aécio como cordeiro de sacrifício


(Abraão, Isaac e o anjo. Por Rembrant)

É uma das histórias bíblicas mais emocionantes, misteriosas e comentadas. Deus pôs Abraão à prova. "Deus disse: Toma teu único filho Isaac a quem tanto amas, dirige-te à terra de Moriá e oferece-o ali em holocausto sobre um monte que eu te indicar."

Abraão não hesitou. Levou seu amado filho ao local indicado e já preparava-se para degolar o garoto quando um anjo aparece e grita:

- Abraão! Abraão!

Tudo não passava de um trote de Deus. Uma prova de fé. Isaac foi salvo.

Muitos filósofos e escritores comentaram largamente o significado dessa lenda. Pintores pintaram-na. E creio que Bethooven deve ter feito alguma sinfonia pensando nela.

Lembrei de Abraão ao me deparar, nos jornais desta terça-feira, com um outro chamado para o sacrifício. O Deus-mídia pede que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, pegue o seu futuro político, conduza-o até o meio da Avenida Paulista e ofereça-o em holocausto.

Assim como o Deus bíblico, o Deus-mídia não quer explicar muito. Aécio tem de obedecer porque tem de provar a sua fé. Em caso contrário, não será um homem fiel.

E José Serra? Ah, esse é outro Deus. Na verdade, Serra está integrado espiritualmente ao Deus-mídia, formando uma união divina. O holocausto do Isaac mineiro produziria a trindade sagrada da vitória: Mídia, Serra e Aécio, uma poderosa e invencível força política.

Há quem diga que ninguém vota em vice, e que o sacrifício de Aécio não daria em nada. São infiéis. Falavam a mesma coisa de Abraão. Caso o anjo do Senhor se atrasasse e Abraão sacrificasse seu único filho, teria cometido uma injustiça? Uma estupidez? Não! Infiéis os que pensam assim! Deus não erra!

De qualquer forma, espera-se que Aécio, no último segundo antes de se auto-imolar em prol do serrismo, escute o anjo de sua própria consciência:

- Aécio! Aécio!

E decida provar a sua fé no PSDB de outra maneira.

*

Agora chega de metáfora religiosa.

*

A coisa está ficando feia para o PSDB. A prova é que na imprensa de hoje todos os colunistas resolveram dar conselhos. Conselhos não, formulam diretrizes de campanha. Os dirigentes do PSDB não precisam nem mais se reunir. Basta abrirem os jornais e lá estão as soluções para superar a crise.

O Estadão inicia sua prédica ja no editorial da página 3. Manda o DEM para às cucuias e decreta:

(...) o PSDB não tem outra escolha salvo a da "chapa puro-sangue". Será uma volta por cima se o governador mineiro Aécio Neves enfim decidir empenhar o seu futuro como vice de Serra. Qualquer outra alternativa parecerá uma resignação, o "não tem tu, vai tu mesmo" do léxico popular. (...)

Entenderam? Eu demorei um pouco para entender (são 6:15 da manhã e eu não dormi) mas acho que consegui. Se o PSDB escoher outro vice que não Aécio, parecerá uma resignação. Tão óbvio, né? Não sei porque demorei para entender. Talvez porque seja uma astúcia tão simplória... dessas que a gente não vê, até que percebemos estar junto ao nosso pé, quase nos mordendo...

Dora Kramer pega a tocha olímpica e prossegue a cantilena pró-sacrifício:


Cautelosos, os correligionários de José Serra não ousam falar na possibilidade de o governador de Minas fazer a gentileza partidária de, na ocasião, dar algum sinal de que está viva a hipótese da composição dos dois em uma chapa e mortíssima a ideia de ser o candidato no lugar de Serra.


Reparem que Dora serviu uma coxinha extra ao serrismo. Além da "gentileza partidária" (do contrário, Aécio seria um "grosso") de sinalizar que aceita ser vice, Aécio deve beijar a mão do mestre e jurar que não tentará jamais lhe usurpar a coroa.

Observem as manchetes de Deus pedindo o sacrifício de Isaac:

No Estadão:








No Globo:







Na coluna Painel, da Folha:



Sub-manchete da página A4 da Folha:




*

Enquanto isso, todavia, o jovem Isaac permanece tranquilo, inocente em relação aos perigos que lhe rondam, e reage com brincadeiras:

No Globo:

9 comentarios

Anônimo disse...

Sobre a passagem bíblica, duas constatações: 1) Deus mentiu a Abraão. Disse a ele que queria o sacrifício do primogênito Isaac mas, na verdade, só queria ver até onde Abraão iria. Portanto, o Deus do velho testamento é mentiroso. 2) Deus não é onisciente, uma vez que Ele NÃO SABIA se Abraão era mesmo fiel ou se era só da boca para fora. Teve que testá-lo para ter certeza da fé de Abraão. Duas constatações que os teólogos deveriam estudar, mas não o fazem pois não são imparciais e reverenciam o deus tosco, bárbaro e vingativo do velho testamento. Pois bem, sobre o Aécio/Isaac, que deveria se auto-oferecer em sacrifício ao deus PSDB, Aécio não é tão fiel assim a esse deus. Ainda mais depois que Serra mandou o amigão Juca Kfoury espalhar fofocas contra o mineiro na net. Agora vêm os tucanos dizer que ele tem que ser gentil e relevar as canalhices de Serra. Ôrra, meu! [adivinha de que Estado do Brasil eu sou...] Só se o Aécio fosse muito otário.

Praxedes de Soiza

Rafael Almeida disse...

Por que você ficou até as 6h da manhã sem dormir?!

Miguel do Rosário disse...

Por que eu fiquei lendo os jornais todos. Este é o trabalho que me propus. Ler os jornais todos na web, fazer um clipping do que é mais importante e comentar as notícias. Tudo antes das 7 da manhã.

Anônimo disse...

Paulo Reis

É Miguel em baile de cobras, que não usa botas de cano alto, corre o rísco de ser picado. Que diga o Aécio.

Parabéns pelo excelente artigo, além de ficar bem informado, você me dá o prazer de adquirir mais conhecimento.

Adriano disse...

o engraçado é que nenhum desses analistas lançou a "chapa-pura" com Aécio encabeçando.

John.Net disse...

Pois pode vir Aécio e o cacete.

Não voto nem fudendo.

Além de cruzeirense é amiguinho do Zezé Perrela (arghh).

Saudações alvinegras.

Diana Iliescu disse...

Merci Miguel!
É o melhor clipping comentado que eu poderia imaginar, compensando o tempo que não gastamos lendo os jornais de hoje

Juliano Guilherme disse...

Esses manés do pig são muito patéticos. O Aécio está adorando. Mas ele não é doido de ser vice do Serra. Porque se perder, perde e se ganhar também perde. Ele sabe que o PSDB não tem a menor chance. Aliás seu grande trunfo é conseguir disfarçar o fato de ser do PSDB

Anônimo disse...

Aécio Neves aceitar ser vice de José Serra é aceitar ficar apagado, nas sombras, durante 4 anos. Serra já o afastou sumariamente da disputa pela presidência quando não era seu subalterno, imagine como seu vice. Não creio que Aécio seja tão burro.

Postar um comentário