16 de março de 2010

Procuradora Federal de SP diz que MP investiga trolls


A bela mulher aí de cima é Janice Agostinho Barreto Ascari, Procuradora da República do Ministério Público Federal no estado de São Paulo. Ela comentou na página do Eduardo Guimarães, o que me motivou a fazer uma pesquisa sobre sua pessoa. Foi o suficiente para descobrir que ela é minha heroína, e não é todo dia que descobrimos uma.

Ela deu uma informação muito relevante para toda a blogosfera. Reproduzo abaixo o comentário que ela deixou no blog Cidadania.


É isso aí . Não desista. Adote um mecanismo de verificação (moderação de comentários, cadastro, identificação de IP na tela etc.) e siga em frente.

Ataques sórdidos, rasteiros e, sobretudo, covardes como vc relatou - e coisas horrí­veis ditas sobre suas lindas meninas - são prova de baixeza de espírito e de caráter. A conduta pode configurar crime - e, para isso, o Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal está à disposição.

Trabalhamos em conjunto com a Polí cia Federal, FBI e Safernet. Para nós, nenhum delinquente permanece anônimo.

Janice Agostinho Barreto Ascari | São Paulo - SP | Procuradora da República

Eu até duvidei que se tratasse de uma Procuradora da República, mas pesquisei e descobri que Janice é uma pessoa pública, poderosa, membro do Conselho Nacional do Ministério Público e presidente da Comissão de Preservação da Autonomia do MP.

E sabe porque ela comentou no blog do Eduardo? Por que ela, como procuradora, sabe da importância da blogosfera como meio de expressão e instrumento de liberdade. O Eduardo protestava contra a invasão de trolls, e ela lhe assegurou que existe vigilância pública sobre eventuais crimes de calúnia e ofensa que essas pessoas pratiquem na internet.

Mais importante que isso. A participação da procuradora é mais uma prova de que setores cada vez mais influentes e relevantes do país se insurgem contra o desrespeito ao pluralismo político e à dignidade humana, princípios fundamentais de nossa Constituição.

A cada vez que a imprensa e seus capachos na internet ofendem os que pensam diferentemente deles, seja diretamente, seja lhes dando um tratamento injusto, estão ferindo a letra da lei. Aliás, tenho observado que segmentos autoritários da mídia esqueceram completamente que temos uma Constituição, cujos Princípios Fundamentais são:

TÍTULO I
Dos Princípios Fundamentais

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania;

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V - o pluralismo político.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

*

Eu quero comentar também outro fato importante da blogosfera. O ataque do editor-chefe do Jornal de Jundiaí ao blogueiro André Lux.

Não sei se o André pensou nisso, mas os comentários do tal Sidney Mazoni sobre sua pessoa possuem um alto valor científico. Reproduzo abaixo o que Mazoni, editor do maior jornal de Jundiaí, uma rica cidade industrial de São Paulo, falou do meu amigo:

"Até onde apurei, embora tenha sobrenome de sabonete (André Lux) é um tipo gosmento, pegajoso. Não obedece hábitos sadios ao amanhecer - muito menos ao anoitecer. Deveria, pois bem, a bem da saúde pública, ser investigado pela Vigilância Sanitária. Ah, é conhecido no submundo da política jundiaiense como desequilibrado. Quero mais é distância. Credo".

É inacreditável mesmo. Mas podem acreditar que alguém investido da autoridade de editor-chefe de um jornal é capaz de escrever uma coisa ridícula e infantil assim. O texto despertou imediatamente meu faro científico e cliquei no link fornecido por Lux para ver a íntegra da coluna.

O cara é um tucano serrista assumido. Faz campanha aberta em sua coluna. Por aí se entende porque o tucanato é tão poderoso em São Paulo. Ele tem essa rede midiática capilarizada em todo o estado, permanentemente em campanha.

O que me chamou a atenção, contudo, foi o grau de infantilismo do cara. E também sobre a idéia que ele faz de seus adversários políticos. Tipo gosmento, pegajoso? O que é isso? Não obedece hábitos sadios ao amanhecer?

Na verdade, não me espanta muito. Esse texto vai de encontro às idéias que eu vinha fazendo desses caras: um bando de almofadinhas afrescalhados com mania de limpeza.

Isso explica algumas coisas. O tucanato incorporou valores que vão muito além da política. É agora o partido da higiene pessoal! Não importa se Maluf, Arruda e Daniel Dantas também devem ser pessoas absolutamente limpas e higiênicas em seus hábitos matutinos. Para a maioria da população não-politizada, esse tipo de valor tem influência em seu emocional, e acredito que grande parte das pessoas votam de acordo com suas emoções. O que nem é exatamente tão ruim assim. Por outro lado, aponta algumas estratégias de campanha para a esquerda se erguer em São Paulo. Durante a propaganda eleitoral, os candidatos podem aparecer na TV escovando os dentes, tomando banho, arrumando a cama e as gavetas do armário, depois fazendo exercícios, etc... Talvez aí se consiga convencer o eleitor paulista de que o tucanato não tem exclusividade dos "hábitos sadios ao amanhecer"... :))

13 comentarios

Anônimo disse...

♥♥♥Amor♥♥♥

Anônimo disse...

Que tal dar uma olhadinha no blog "COTURNO NOTURNO"?
Tremenda baixaria!

jader resende disse...

Muito importante.
Abraços.

Ricardo Melo disse...

O André Lux é amigo pessoal e posso garantir, ele está exultante pela ofensa. Realmente, chega a ser elogio receber um ataque tão baixo por parte de um jornalista que vive de mamar do tucanato paulista.

Excelente texto. Só deixo uma observação, acho que seria mais correto dizer que "Esse texto vai AO encontro DAS idéias que eu vinha fazendo".

Certo, puro formalismo. Na excência mesmo, tenho uma enorme admiração pelo seu texto, o seu blog é imperdível.

Abraço.

Anônimo disse...

Esses turma da direita são uns gorilas, péssimos em construir argumentos bem fundamentados, que não resta outra opção, a não ser partir pra baixairia. São tão incompetentes que cooptam "ex-esquerdistas" para fazer o papel que eles não conseguem, de bater no PT ou na esquerda.

André Lux disse...

Miguel, obrigado pelo apoio! Um abraço, amigo.

Anônimo disse...

O Nassif nos dá conta de que há uma super-estrutura demo-tucana para este tipo de campanha. A grana da privataria da Vale do Rio Doce que deve estar em algum paraíso fiscal, vai bancar coisas do arco da velha nestas eleições. Daqui prá frente é ter sangue de barata e ir em frente.

André Rezende

Anônimo disse...

Citei o artigo do Nassif sobre o esquema serrista para atacar blogueiros, segue

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/03/16/a-guerra-politica-sem-quartel/


André Rezende

Miguel do Rosário disse...

Ricardo,

voce está certo. Existe o vai de encontro, mas é no sentido de oposição.

Consertei.

Valeu.

Abraço,
Miguel

Unknown disse...

Atenção: O PIG RADICALIZA. Busca o CONFRONTO, o CONFLITO, para se fazer de vítima. É a tática do terrorismo provocado. Vamos todos de Lulinha Paz e Amor e seguindo em frente com A VERDADE e A TRANSPARÊNCIA. Aqueles que representam os poderosos estão desesperados, como time que perde de goleada e são zagueiros burros que tentam fazer o atacante ser expulso. Hoje, Maria Lídia na TV Gazeta de SP passou sem cortes o vídeo do filho de Reinhold Stephanes, que é deputado estadual, atacando o PT, pura paulada. E depois "informou" que o deputado estadual que o revidou o chamou de FILHOTE DA DITADURA, de uma forma a dar a entender que os que defendem o Governo Lula são desequilibrados. É o que resta a eles. Tomemos cuidado, não façamos nada que não seja transmitir A VERDADE e EXIGIR A TRANSPARÊNCIA. Violência e insultos não levam a nada. Defendamos o Brasil daqueles que querem entregar o país e seu povo, sempre com as ARMAS DA VERDADE. O PIG aposta na radicalização. Certamente a pesquisa IBOPE não é tudo isto que eles esperavam. Vamos em frente até a vitória de Dilma, sempre com ponderação.

Marisps disse...

'...um bando de almofadinhas afrescalhados com mania de limpeza.' Sensacional!

Capi /. Etheriel disse...

o engraçado é que em geral, os julgamentos no brasil tendem a processar o autor do blog pelas ofensas, calúnias e etc deixados pelos comentários.
prefiro deletar e seguir em frente.

Clique aqui para entrar no mar disse...

Falando em mania de limpeza os meus amigos e amigas que esta paranóia estão em maus lençóis, um que era da alta patente da polícia militar, não posso dizer o nome do Estado, teve o carro batido pelo bofe. Todo mundo sabia mas ele jurava que nem não. Resultado: perdeu o cargo comissionado que ocupava, continua apenas como coronel, mas sem a diretoria que ocupava. De que adiantou ficar no armário?

Uma outra amiga com a qual trabalhava junto,,esta exagerava,,,meu deus,,,não podia cair um cisco no chão ela mandava a gente catar,,,um papel jogado no chão nem pensar...ela era muito preocupada com os meus odores corporais.
Resultado: está internada,,sendo tratada por psiquiatras.
E por acaso Hitler não tinha mania de limpeza, não apenas corporal como também étnica, espiritual, sexual...
Resultado: milhões de mortos
Esse empresário de Jundiaí que implicou com o Lux, não vai demorar ser internado num hospício,,,anotem o que estou dizendo

Postar um comentário