1 de março de 2010

Datafolha 3: 42% de eleitores petistas não votariam em Dilma

(Atenção: fiz uma correção. A coisa ainda é pior do que eu pensava.)

A pesquisa do Datafolha traz ainda dados curiosos. Enquanto 82% dos eleitores identificados com o PSDB declararam voto em Serra, apenas 58% dos petistas optaram por Dilma. Segundo o instituto, 17% dos eleitores que marcaram preferência pelo PT afirmaram votar em Serra, 9% em Ciro e 6% em Marina. Somando todos esses votos não-dilmistas, mais os votos brancos e nulos, observa-se que 42% dos eleitores simpatizantes do PT disseram que não votarão na ministra.

Está claro que isso é resultado de uma confusão, ou na própria cabeça do eleitor (que não entendeu ainda que o seu partido de preferência tem uma candidata própria), ou nos questionários do Datafolha, que não associaram devidamente o nome Dilma ao PT.

De qualquer forma, esses números mostram o enorme potencial de crescimento de Dilma. Quando todos esses eleitores identificados politicamente com o PT forem devidamente informados de que o seu partido possui uma candidata forte, já líder nas pesquisas, e apoiada entusiasticamente pelo presidente Lula, está claro que vão optar pelo voto na nêga.

3 comentarios

Adriano Matos disse...

É até bizarro um número desse conquanto, talvez pela primeira vez na história desse país, o congresso naciional do PT referendou por unanimidade o nome da Min. Dilma.

jozahfa disse...

Eu gostaria de poder acreditar nessas pesquisas, mas dentre todas as pessoas com as quais converso sobre as eleições, ainda não encontrei uma só que dissesse que votará no Serra. Não entendo de onde vem essas intenções de votos que lhe são atribuídas. Devem ser quase tudo de Saõ Paulo.

Fernanda Raquel disse...

Eu também não encontrei ninguém que votaria em Serra... onde eles se escondem?

Postar um comentário