1 de março de 2010

Datafolha1: Dilma já empata entre os pobres

O Datafolha finalmente liberou os arquivos de sua pesquisa. Estou examinando os números, ou melhor, estou agora acariciando os pregos do caixão dentro do qual dorme José Serra. Dentre as famílias que recebem até 2 salários mínimos, Dilma marcou 29% das intenções de voto, empatando com Serra, que aí tem 30% (cenário 1, com Ciro no páreo). 

A força de Serra cresce junto com a renda. 44% das famílias com renda superior a 10 salários mínimos afirmaram votar no tucano, contra uma preferência de 25% para a petista (cenário 1). 

É interessante notar que a pesquisa desautoriza todas as interpretações ventiladas às pencas na mídia de que a participação de Aécio Neves como vice de Serra provocaria uma "reviravolta" na campanha. Igualmente põe por terra as teorias de que o que "o PT mais teme" é a desistência de Serra e entrada do governador mineiro como cabeça de chapa da campanha oposicionista. No cenário 2, Aécio está isolado num longínquo terceiro lugar (com 13%), atrás de Dilma (30%) e Ciro Gomes (21%), e empatado tecnicamente com Marina Silva (11%).

Confira a tabela abaixo, que eu simplifiquei (tirei as colunas de faixas etárias), para facilitar o entendimento. 
Clique na imagem para ampliá-la e vê-la inteira.





Comente!