14 de março de 2010

Sobre raças em extinção

Terminada a leitura dos jornais, gostaria de comentar duas notícias publicadas no Estado. A primeira informa que o DEM quer se incorporar ao PSDB. A segundo diz que as investigações sobre a corrupção no governo Arruda envolvem cada vez mais a cúpula do PPS.

Comentemos as duas:

1) A notícia de que o DEM deseja se incorporar ao PSDB significa, por si só, sem que seja confirmada, ou mesmo sem que se concretize, um severo revés político. Confirmada, é o fim do partido e de seus quadros. É a derrota daqueles que supervalorizaram o poder midiático, em detrimento do eleitorado. Acreditaram que a opinião publicada poderia impor-se à opinião pública. Demonstraram uma visão pouco democrática, na medida em que apoiaram a idéia de que meia dúzia de nababos da comunicação de massa poderia dominar a opinião de quase 200 milhões de brasileiros. Perderam o bonde da história. Subestimaram o discernimento da população. E continuam agindo assim.

É muito irônico. Setores autoritários da mídia, no afã de destruir o governo Lula e inflar o capital político da direita, dispararam barulhentos tiros... em si próprios. Depois de quase oito anos de guerrinha midiática, qual o saldo? Mídia desacreditada, surgimento de uma numerosa e ativa blogosfera de esquerda, fim do DEM, Lula recordista de popularidade, PSDB em crise, e perspectivas cada vez mais consistentes de outra vitória petista...

O PPS já manifestou intenção similar em relação a seu partido. E já que falamos no diabo, pulemos para o segundo item.

2) Com as investigações envolvendo cada vez mais a cúpula do PPS, partido que participava intensamente do governo Arruda, cresce no público brasileiro a vontade de contemplar as novas cores do rosto do senhor Roberto Freire, presidente do partido e o mais furioso lacerdista da oposição.

As notícias mencionadas estão abaixo:

DEM quer se incorporar ao PSDB

Mal das pernas, o DEM vai propor a incorporação ao PSDB em caso de vitória de José Serra nas eleições presidenciais. A ideia é dividir com PMDB e PT o espaço dos grandes partidos, abrindo uma porta de saída para o desgaste com o mensalão de Brasília, cujos desdobramentos têm potencial para fazer estragos ainda muito maiores.

O partido, porém, lida com uma perspectiva de derrota, atormentado com um cálculo interno que põe Dilma Rousseff à frente de José Serra nas pesquisas até 15 de maio. A previsão é de um placar de 38% a 31% a favor da candidata de Lula nessa ocasião.

Preocupados com o impacto dessa pesquisa, já traçam cenários de curto prazo. Se a previsão vingar, e Aécio Neves estiver mesmo fora do páreo, pretendem voltar a pleitear a vice, sob o argumento de que o barco está fazendo água.

Falta explicar como pretendem ser boia de salvação em contexto tão desfavorável.

Mensalão alcança o PPS

Os desdobramentos das investigações do escândalo de Brasília agravarão a situação do PPS, com danos à Direção Nacional. Forma-se na Polícia Federal a convicção de que o partido tinha participação ativa no esquema de corrupção do governo Arruda, a partir do qual teria montado caixa 2 para a campanha eleitoral. A fonte do partido era mesmo a área de saúde onde agora começa a faltar medicamento. O comando de campanha de Serra já foi alertado.

*

Por fim, sugiro a leitura desse post do Nassif, publicado hoje, desmascarando a tática da Veja.

1 comentário

Anônimo disse...

O que fazer

Sabe-se da incapacidade dos comunicadores oficiais. Como vivem cercados de outros governistas, jamais sentem a ameaça. Pensam com o umbigo.

Raramente respondem à injúria, à difamação e à calúnia. Quando o fazem, são lentos, pouco enfáticos e frequentemente confusos.

Por conta dessa realidade, faz-se necessário que cada mente honesta e articulada ofereça sua contribuição à defesa da democracia e da verdade.

São cinco as tarefas imediatas...

1) Cada cidadão deve estabelecer uma rede com um mínimo de 50 contatos e, por meio deles, distribuir as versões limpas dos fatos. Nesse grupo, não adianda incluir outros engajados. É preciso que essas mensagens sejam enviadas à Tia Gertrudes, ao dentista, ao dono da padaria, à cabeleireira, ao amigo peladeiro de fim de semana. Não o entupa de informação. Envie apenas o básico, de vez em quando, contextualizando os fatos.

2) Escreva diariamente nos espaços midiáticos públicos. É o caso das áreas de comentários da Folha, do Estadão, de O Globo e de Veja. Faça isso diariamente. Não precisa escrever muito. Seja claro, destaque o essencial da calúnia e da distorção. Proceda da mesma maneira nas comunidades virtuais, como Facebook e Orkut. Mas não adianta postar somente nas comunidades de política. Faça isso, sem alarde e fanatismo, nas comunidades de artes, comportamento, futebol, etc. Tome cuidado para não desagradar os outros participantes com seu proselitismo. Seja elegante e sutil.

3) Converse com as pessoas sobre a deturpação midiática. No ponto de ônibus, na padaria, na banca de jornal. Parta sempre de uma concordância com o interlocutor, validando suas queixas e motivos, para em seguida apresentar a outra versão dos fatos.

4) Em caso de matérias com graves deturpações, escreva diretamente para a redação do veículo, especialmente para o ombudsman e ouvidores. Repasse aos amigos sua bronca.

5) Se você escreve, um pouquinho que seja, crie um blog. É mais fácil do que você pensa. Cole lá as informações limpas colhidas em bons sites, como aqueles de Azenha, PHA, Grupo Beatrice, entre outros. Mesmo que pouca gente o leia, vai fazer volume nas indicações dos motores de busca, como o Google. Monte agora o seu.

A guerra começou. Não seja um desertor.,,,


Blog ESQUERDEOPATA

Postar um comentário