27 de março de 2010

Datafolha quebra salto alto da Dilma



Prezados, vou esperar o Datafolha publicar a íntegra de sua pesquisa antes de comentá-la. Poderei compará-la à anterior e fazer uma análise mais apurada. Há enorme suspeição na blogosfera, por causa da mudança brusca de tendência, sem que tenha havido nenhum fato político novo, e pela diferença com outros institutos. O deputado e blogueiro Brizola Neto registrou as explicações dadas pelo diretor do Datafolha e jornalistas da Folha para a subida de Serra. E observou ainda a diferença significativa entre as amostras das últimas pesquisas. Em dezembro, foram entrevistadas 11.429 pessoas, número que cai para 2.623 em fevereiro e agora sobe novamente para 4.210.

Eduardo Guimarães, por sua vez, ressalta que ela não poderia chegar em momento mais oportuno para José Serra, visto que o lançamento de sua candidatura ocorrerá nos próximos dias.

Adianto apenas que, se a pesquisa foi fraudada, há um aspecto positivo. Será mais um fator a iludir a oposição que, em vez de se adaptar à realidade, prefere inventar uma realidade própria. Com isso, cava um buraco ainda mais profundo para si mesma.

É tudo muito lógico. Se a oposição vai mal de voto, o correto é realizar ajustes políticos e mesmo ideológicos em seu discurso. Os tucanos deveriam entender que, se eles querem ser maioria, tem de representar os interesses da maioria. Um político deve ter sensibilidade para saber o que o povo quer e precisa. Seu discurso e sua prática elitistas e conservadores não tem muito futuro num país pobre como o Brasil.

Por outro lado, os números do Datafolha servem também para quebrar o salto alto da campanha dilmista. Fraudada ou não, a pesquisa acende o alerta vermelho entre os aliados. José Serra é um candidato perigoso, sobretudo em função deste apoio canino que tem na mídia. A luta é renhida. A vitória, incerta. A glória, no entanto, é tanto maior quanto mais difícil for o combate!

30 comentarios

Vera Pereira disse...

Miguel, se a pesquisa é fraudada, os dirigentes da campanha sabem disso, e não se enganarão com a realidade mais do que normalmente fazem. Uma pesquisa favorável em momento oportuno, oportuníssimo, ilude também os possíveis futuros eleitores, porque pesquisa de intenção de voto tem um aspecto de "profecia que se cumpre". Mas isso me parece que é mais real bem próximo das eleições - não é o caso agora. O caso agora é dar discurso, dentro do PSDB, de "líder" para o Serra na hora do lançamento da candidatura dele. E político em óbvio e flagrante descenso, nem que seja em pesquisas, não tem como buscar financiamentos, apoios, externos.

Vera Pereira disse...

Aliás, se eu fosse dirigente da campanha da Dilma tomava a pesquisa a sério. A não ser que haja flagrante manipulação metodológica, o que a divulgação da íntegra talvez (disse TALVEZ) permita detectar. Nem sempre é aparente a manipulação e o Ibope certamente não é um instituto amador.

Vera Pereira disse...

Errata, quis dizer que o Datafolha não é instituto amador. Nem ele nem o Ibope.

Tio Drakul disse...

Não é preciso ser um detetive para ver que a pesquisa foi manipulada, se é que ela foi feita. Mas eu devo reinterar que NENHUMA pesquisa deve ser levada à sério até as eleições.

E cara, você disse tudo. Um político que pretende se eleger têm obrigatoriamente que representar os anseios da maioria, não existe milagre. Mas o PSDB e DEM agem como se o povo fosse seu vassalo, eles não sabem o que é uma democracia de verdade, acham que eles têm direito "divino" de governar e nós têmos que ficar quietos e aceitar. Eles querem no fundo é uma ditadura, e não conseguem entender porquê o povo não "engole". Ainda teremos que pegar em armas e colocá-los no paredão se eles chutarem o balde e tentarem - outro - golpe militar

Reginaldo Gadelha disse...

Como "corro o risco" de ter como Presidente a dilma, eu pegunto;

quais as qualificações da dilma, além de ser a indicada do lulla ?

PS; não vale mentir nem inventar, pq na internet é fácil pesquisar para saber se o que vão me responder é verdade.

Miguel do Rosário disse...

Gadelha, a Dilma é ministra da Casa Civil, a gerentona de tudo desde 2005. Essa é a qualificação dela.

Ruy disse...

A estratégia da PeTralhada é pegar o Sul e o Sudeste, principalmente São Paulo, a locomotiva que move esse país, já que o resto nào conta. Vão sonhando, que aqui não tem tanto tonto como vocês pensam não.Onde tem emprego e renda o povo não está nem ai para esses governos coletivistas que estào loquinhos para instalarem uma ditadura de esquerda e continuarem a se locupletarem como se fossem salvadores do povo. Não precisamos de vocês e nem de coronéis. Viva a industrialização, viva o livre mercado, viva a globalizaçào. Quem quer viver que pague pelo direito de existir, pois não existe almoço gratís. Vão trabalhar corja de politiqueiros vagabundos, espoliadores de incautos.

Miguel do Rosário disse...

Pois pode tratar de aproveitar o pouco de vida que lhe resta, Ruy. Porque el paredón está próximo!

Anônimo disse...

Desculpe, mas...

Desde quando pesquisa precisa seguir "tendências"?

As pesquisas refletem o passado, não têm o poder de prever o futuro.

Ruy disse...

Espero que meus conterrâneo não se deixem enganar pela "ista". O Sul do Brasil quer soluções e não essa palhaçada que "A Lula" vem fazendo.
Serra pode não ser o que há de melhor, mas pelos menos não perdemos a liberdade.

Vera Pereira disse...

Do twitter do Boletim Carta Maior: Leitor de Paulo Henrique Amorim,que se diz pesquisador do Datafolha, fala de manipulação em pesquisa http://tinyurl.com/yl8l6nb

Anônimo disse...

Oi Miguel,,
como proceder para incorporar estes links abaixo da postagem
Tenho um blog..achei legal,,dá pra enviar pro twitter e outros sites

André

Anônimo disse...

Virou pânico e correria. Os tombos levados por Dilma nas pesquisas publicadas e feitas "nas internas" mudaram completamente a agenda da candidata. A última semana, dedicada a São Paulo, foi um caos: Serra recuperou as intenções de voto e Dilma teve que conviver com os aloprados botando fogo na cidade, com multas de Lula por crime eleitoral e com a entrega de apartamentos sem azulejo e sem assoalho. Estava planejado encerrar a sua campanha eleitoral de dois anos, dentro da máquina pública, visitando o Rio Grande do Sul. No entanto, perdeu 20% dos votos que tinha por lá e a gauchada já avisa: "bruxa, bruxa, bruxa, a Dilma não é gaúcha!" No mesmo dia, ainda iria a Minas Gerais, mas as pesquisas também apontam que por lá Serra abriu até 18% de vantagem. Os mineiros, ao contrário, já cantam: "bucha, bucha, bucha, a Dilma é gaúcha!". Por tudo isso, vai encerrar a sua campanha eleitoral financiada pela máquina pública como a burocrata que é: manuseando um datashow, projetando um power point e falando dilmês no lançamento de mais um PAC. Deus não joga, mas fiscaliza."

Anônimo disse...

Anônimo, lendo seu comentário me lembrei de Lula uma vez dizendo que iria terminar a eleição devendo para o IBOPE,,,pois os votos dele estavam sumindo cada vez mais...estranho ne

André

Anônimo disse...

André: Dilma não é Lula.

Unknown disse...

É muito estranho que a datafolha antecipou a pesquisa, e sem noticiar que estava fazendo pesquisa, justamente quando a Vox Populi anunciou que está fazendo uma pesquisa para presidente, que é muito estranho, a isso é. Não sei não, mas essa antecipação, acredito que é uma jogada espertíssima de neutralizar a pesquisa da Vox, caso essa venha apontar crescimento da Dilma e uma queda do Zé Maquete. Temos que ficar mais atentos do que nunca, essa bandidagem demotucanalhas e o PIG não dormem nunca.

Anônimo disse...

Concordo em número genero e grau. A campanha da Dilma estava muito de salto alto e isso não é bom.

jose - blog disse...

Esta pesquisa de araque da Folha, na verdade uma peça publicitária,,nem os outros jornais do PiG tiveram coragem de publica-la.
Foi encomendada para aproveitar a corrida ao Portal UOL por conta do julgamento do caso Isabella Nardoni..
Que povo safado, se aproveitam do sofrimento alheio para proveito próprio, daí o motivo pelo qual esta pesquisa, na verdade uma peça publicitária encomendada, saiu juntamente com a notícia do veredito do juiz no caso Nardoni.
Que safazdeza

RLocatelli Digital disse...

Prezado Miguel. Que a pesquisa é fraudada, não há dúvida. Como já foi alertado por um leitor do Nassif, o databranda infla o Sudeste e encolhe o Nordeste na proporção de eleitores. Assim, infla Serra. Essa pesquisa de última hora veio bem a calhar para o lançamento da candidatura de Dom Serra.

Miguel do Rosário disse...

Pois é, Roberto. Mais uma prova de desespero, então. É bom que isso ocorra agora, a tanto tempo da eleição. Deixe-os se iludir. Ao fazê-lo, não fazem os ajustes políticos necessários. Debilitam-se cada vez mais.

Miguel do Rosário disse...

Vera, pode não iludir os dirigentes, mas ilude a militância.

Mas quer saber? Eu acho que os dirigentes também são iludidos. Eles não se sentem forçados a mudar nada. Continuam batendo nas mesmas teclas. Confiando na mídia.

De qualquer forma, a mídia conseguiu criar um fato político desfavorável à Dilma. Isso é inegável. Há que se pensar numa resposta, numa reação. E se preparar para fatos semelhantes ao longo dos próximos meses.

Vera Pereira disse...

Miguel, meu assunto agora é outro. Estou sem acesso ao Twitter desde ontem à tarde. Dizem que todo mundo no RJ que acessa Internet pelo Velox está assim. Aliás, no Google vi que o Velox parou o acesso ao Twitter no país inteiro. Reclamei na Oi e o atendente teve a cara de pau de me dizer que não sabe de nada, que ninguém reclamou. o Arles que usa o Net/Virtua me disse por email que o assunto no Twitter é esse problema com o Velox. Desculpe usar este blog pra reclamar ou desbabafar, mas essas teles aqui no Rio -- com o monopólio da OI ou da Net -- são uma m***, um inferno.

Tio Drakul disse...

Impressão minha ou o Ruy fumou orégano? Que eu não acho possível alguém ainda acreditar nesta ladainha de "comunistas comedores de criancinhas"

Vera Pereira disse...

Na linha do que está sendo discutido neste post, sugiro o texto do Emir Sader de hoje no Carta Maior: http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=437

Anônimo disse...

Antes, diante das más notícias, eles descobriam mais petróleo no pré-sal. Hoje, frente ao fracasso nas pesquisas, arranjaram para ela tirar um cateter. Nada grave, bananas! No dia 3, ela vai tirar o lulater. Aí, sim, tchau, mentirosa!

Caripuna disse...

Paciência, amigos.

Não se poderá fazer o lançamento da candidatura do Serra naquele ambiente de velório em que se transformou o entorno do Governador paulista depois das últimas pesquisas que revelaram o salto vertiginoso dos índices de preferência à candidatura de Vilma nos primeiros meses do ano.

É preciso neutralizar o efeito depressivo das últimas pesquisas e este é um bom momento para inflar os ânimos da oposição, escondendo essa tendência de queda nos índices de apoio eleitoral à Serra. O Datafolha está sob a influência de Nicolau Machiavelli: convém produzir uma mentirinha, criar um factóide, para evitar uma precoce e nefasta bagaceira.

Depois da festa de lançamento da candidatura de Serra a jurupoca da Dilma vai nadar bem alto. A verdade virá avassaladora e todos ouvirão o vozeirão do canto que já sobe a ribanceira: “eira, eira, eira – a Dilma é brasileira”

Yur disse...

A Dilma bateu no teto!

Não sobe mais.


Dilma não é Lula.

Vera Pereira disse...

O Serra bateu no teto.
Quando se bate no teto, o movimento natural é pra baixo,
a não ser que o PIB o pregue no lustre.

Juliano Guilherme disse...

"A estratégia da PeTralhada é pegar o Sul e o Sudeste, principalmente São Paulo, a locomotiva que move esse país, já que o resto nào conta"
É Ruy, einh?
Se esse indivíduo não fosse um total desinformado, saberia que o Lula ganhou em 2002 e 2006, mesmo perdendo em São Paulo. Isso que dá se informar sobre política com a Ana Maria Braga, a Hebe Camargo e o Datena. A locomotiva engatou a ré e os vagões, ou seja, o "resto do país, vão passar por cima

Unknown disse...

ESSA PESQUISA É BOA PARA DILMA PORQUE ACORDA A MILITÂNCIA.

NÃO VAI SER FÁCIL ASSIM NÃO GENTE! O OUTRO LADO VAI JOGAR SUJO E TEMOS QUE LUTAR A PELEJA ATÉ O FIM! O JOGO SÓ ACABA COM O APITO DO JUIZ!

Postar um comentário