2 de março de 2010

Tucanos querem recriar república do café com leite



Outro rochedo que machucou as quilhas do meu barco, neste início de madrugada de segunda-feira, foi o site Manifesto Serra-Aécio, um gritinho de pânico virtual criado provavelmente pelo aspone Roberto Freire.

O manifesto é uma tremenda xaropada, que afirma, em suma, que o Brasil vive um momento excelente, sempre por causa do Fernando Henrique, e que somente o PSDB pode manter o país no bom caminho. Besteirol cômico. Eu diverti-me especialmente com o seguinte trecho, onde se prega o retorno da república do café com leite:

Uma chapa Serra-Aécio significaria, antes de tudo, concretizar uma alternativa ao atual governo federal, que acertou ao dar curso a orientações que emanam de administrações próximas anteriores e fracassou ao não executar reformas agendadas e de grande alcance histórico como a política e a tributária. Seria sinalizar a toda a sociedade que um novo projeto ético na vida pública e na política é possível. Também simbolizaria a união de dois grandes estados - São Paulo e Minas Gerais - para a construção de um novo pacto federativo, reclamado pelas regiões e demais estados brasileiros. Ao mesmo tempo, alimentaria um grande esforço político e eleitoral de abrangência nacional, com reflexos positivos imediatos no processo de renovação dos governos estaduais e das representações nos diversos parlamentos republicanos.

4 comentarios

Adriano Matos disse...

Ora reforma política...Quando da votação da proposta de votação em lista fechada, alicerce para o financiamento exclusivamente público de campanhas eleitorais, somente o PT e o PC do B votaram favoraveis à esse instrumento.

Tio Drakul disse...

A foto do serra e do aécio no banner de título do site dá medo... um sorriso tão forçado que parece que usaram cola para fazê-lo.

Juliano Guilherme disse...

Acho até bom Miguel, derrotaremos o os tucanos com força total. Esses manés do pig acham que o Aécio pode salvar a candidatura deles. A Dilma engole os dois no café da manhã, como se deve, em se trantando de café com leite

David Mello disse...

A república café-com-leite foi um período no qual apenas Minas Gerais e, principalmente, São Paulo, se desenvolviam. Durante longos anos, parecia que os únicos lugares do Brasil eram São Paulo e Minas Gerais. Ao agradar as oligarquias (e não os povos) de outros estados, eles se mantinham no poder. Pesquisando eu descobri que a maior parte do desenvolvimento industrial de São Paulo foi realizado durante esse período, no qual presidentes paulistas contraíam dívidas com bancos internacionais para investir em São Paulo apenas, em detrimento do restante do Brasil.

E depois adivinha quem teve que pagar essa dívida? Os paulistas? os ricos de São Paulo? os donos de indústrias paulistas? As pessoas que tanto se orgulhavam de bater no peito e dizer que vivem na "locomotiva do Brasil"?

Não!! Getúlio Vargas teve que pagar a dívida contraída pelos paulistas. Desse jeito é fácil ser o estado mais rico do Brasil. Não foi graças ao trabalho ou à competência dos paulistas, mas sim graças às regalias políticas e ao esquecimento de outras regiões do Brasil.

O vice de Getúlio Vargas era João Pessoa. Não é à toa que os povos mais odiados pelos paulistas são o gaúcho e o nordestino.

Quando eles falam em "política café-com-leite" em pleno século XXI, é impossível esquecer de como o Brasil era liderado naquela época. Eles fingem falar brincando, mas isso não tem graça nenhuma.

O Brasil tem 27 unidades federativas. Não precisamos de presidentes que governem somente para 2. Ou governa para as 27 ou não governa.

Postar um comentário