9 de junho de 2010

Dilma abre vantagem de 6 pontos entre os homens, na estimulada do Ibope

É o mesmo princípio já exposto em post anterior. Dilma é mais fraca entre as mulheres porque elas são menos informadas. Em outros termos, um percentual maior de mulheres não sabe quem é Dilma ou não sabe que forças políticas (leia-se Lula) ela representa. As pesquisas mostram que a votação masculina antecipa a votação de ambos os sexos. Não porque as mulheres sigam o exemplo dos homens, mas porque simplesmente não há tanta diferença assim de pensamento entre homens e mulheres. Conforme o grau de conhecimento dos candidatos vai se equilibrando entre homens e mulheres, o voto também se equilibra, e a tendência é para o cenário masculino, porque, estatisticamente, os homens se informam antes sobre os candidatos.

Sendo assim, a vantagem de Dilma sobre Serra entre os homens, tanto nas espontâneas (mostradas em posts anteriores) como na estimulada (ver tabela abaixo), sinaliza o favoritismo de sua candidatura.

Segundo o Ibope, entre os homens, Dilma lidera com 41%, contra 35% de Serra. Essa diferença de 6 pontos é o que, segundo noticiou Lauro Jardim, da Veja, já está dando a pesquisa Vox Populi recentemente encomendada pelo PT.



1 comentário

Adriano Matos disse...

Miguel, já ouvi muitos rumores sobre essa ultima pesquisa Vox Populi. Ela não será divulgada?

Postar um comentário