22 de junho de 2010

Merval às terças

Merval Pereira faz um resumo das disputas regionais, sem disfarçar sua torcida por Serra. É divertido observar a vaquinha encantada dos platinados indo pro brejo.

Pinço alguns exemplos:

"A definição do Sudeste, onde Serra vence nas pesquisas, terá o peso fundamental de São Paulo e Minas, onde os tucanos esperam tirar uma vantagem expressiva."

Em São Paulo, ok, embora eu tenha motivos para suspeitar de que Dilma poderá ganhar também em território tucano. Merval omitiu de seus leitores, todavia, que a última pesquisa conhecida (Sensus) sobre Minas dá Dilma cinco pontos à frente de seu adversário (37% X 32%).

"No Rio Grande do Sul, o PSDB tem a governadora Yeda Crusius, apesar de todos os problemas que enfrentou, um grande pedaço do PMDB, e uma aliança DEM-PTB, além do PP e do PPS. Contra o PT e o PDT com o ex-ministro Tarso Genro."

Omite que Tarso lidera as pesquisas, e que o eleitor gaúcho construiu uma forte rejeição à Yeda Crusius.

Aqui faço uma digressão e analiso rapidamente a situação eleitoral do Rio Grande do Sul, com base nas últimas pesquisas Vox Populi de 20 de maio.

Pesquisa Vox Populi - REJEIÇÃO (página 25)
Dentre estes candidatos, existe algum em quem você não votaria de jeito nenhum para Governador do seu Estado? (Se sim) Qual?



Os dados do Vox Populi mostram que Lula será um grande eleitor no RS.

De uma maneira geral, como você avalia o desempenho do Presidente Lula à frente do governo federal? Você diria que está sendo: Ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo?


Você tem simpatia por algum partido político? (Se sim) Qual?




2.2 - CENÁRIO 2






E se os candidatos fossem estes, em quem você votaria?


Repare que Tarso concentra sua vantagem entre as classes mais abastadas, com renda familiar superior a 5 salários. Fogaça tem força junto aos barnabezinhos que ganham menos de 1 salário. É de se acreditar que, quando o horário gratuito começar, Tarso será beneficiado pelo forte apoio que terá de Lula, dono de grande popularidade junto aos mais pobres.

*

Outra pérola mervaliana:

"No Rio de Janeiro, o palanque é com o PV do candidato Fernando Gabeira. A soma de Marina Silva com José Serra supera Dilma Rousseff, que ganha individualmente no Estado, com o apoio do governador Sérgio Cabral, favorito na disputa para governador."
Soma de Marina com Serra supera Dilma? E daí? Merval é um piadista. 

1 comentário

Adriano Matos disse...

Realmente, o artigo do Merval é um misto de demência e torcida. Ridículo.

Postar um comentário