30 de junho de 2010

Entrevista da Dilma ao Roda Viva

Sei que a maior parte já viu, mesmo assim quero deixar registrado no blog, um link para a entrevista de Dilma Rousseff ao programa Roda Viva. Sempre é um reforço para incentivar as pessoas a saberem mais sobre os candidatos.

Parte 1



Nessa parte 1, eu destacaria a resposta firme ao jornalista do Globo, Germano Oliveira (o mais hostil de todos) que pergunta se ela se acha um poste; e a defesa da valorização, em termos salariais e de formação, dos professores. (Obs: Serra não fala em valorizar o professor. O que ele fala é de fazer cursos técnicos "mais curtos"). Dilma prometeu fazer escolas técnicas federais em todos os municípios com população igual ou maior a 50 mil habitantes.

Parte 2



Nessa parte, a candidata rechaça a idéia de que o Brasil esteja passado por um processo de desindustrialização, lembrando o ressurgimento da indústria naval. Defendeu a redução da carga tributária para a folha salarial, para a energia elétrica e para os investimentos.

Afirmou ser favorável à devolução imediata dos créditos tributários para indivíduos e empresas. Sobre a taxação das grandes fortunas, Dilma não sinalizou nenhum apoio, explicando que tal esforço demandaria uma energia política incompatível com o momento parlamentar e que há outras prioridades e formas de otimizar o sistema tributário nacional. Observou que o governo trabalhou no sentido contrário: reduziu o imposto de renda durante da crise de 2008/09, aliviando a carga tributária sobre as camadas médias e altas da população.

O jornalista do Globo reagiu irritado, dizendo que não era essa a proposta do PT. É engraçado ver que setores da mídia se revoltam quando a esquerda dribla certas armadilhas ideológicas e propõe uma agenda progressista que não precisa, necessariamente, entrar em conflito com as classes produtivas e proprietárias do país.

O platinado também procurou pegar a Dilma mencionando setores radicais do PT e o famigerado "controle social da mídia". A candidata já estava respondendo que, se fosse o caso de reduzir monopólios, era a favor, mas o repórter logo cortou-lhe a frase, dizendo "liberdade". Dilma então afirmou que não se trata, de forma alguma de cercear a liberdade. E defendeu a liberdade de imprensa, opinião, expressão e organização. "Se quiserem discutir o marco regulatório, é outra questão".

E aí o repórter da Folha pergunta se ela encomendou o dossiê. Ela nega veementemente e lembra que o chamado "dossiê" era uma reportagem patrocinada pelo jornal Estado de Minas. Quanto à quebra do sigilo, Dilma é didática: vivemos numa democracia e nem ela nem o Brasil podem aceitar acusações sem provas. Se a Folha não apresenta provas, a acusação não vale nada. E não é o acusado que deve provar, e sim o acusador. "As provas tem que vir à público".

Parte 3



Dilma dribla uma pegadinha ideológica se era a favor da taxação de bancos, explicando que se for distribuição de lucro, somos todos a favor, e inclusive são as multinacionais as mais empenhadas em distribuir lucro para seus empregados.

Explica que a renda dos mais ricos cresceu no Brasil dos últimos anos, mas o poder aquisitivo dos mais pobres cresceu muito mais, a taxas chinesas e foi isso que melhorou a distribuição de renda no país.

Disse ainda que não foram somente os programas sociais que elevaram a renda dos mais pobres, mas sobretudo a renda gerada pelo trabalho.

Citou de cabeça: foram criados 13.013.131 empregos formais no Brasil durante o governo Lula.

Em seguida, menciona os dados da Fundação Getúlio Vargas e do IBGE sobre a redução da pobreza no Brasil.

Afirmou então que o objetivo mais estratégico de seu governo será prosseguir reduzindo a pobreza no país, porque isso elevará a massa de consumidores e possibilitará um crescimento continuado, duradouro e sustentável.

Dilma afirma que se compromete a reduzir os impostos sobre investimentos para zero.

"Para aumentar a competividade do Brasil, temos que apostar na redução dos custos tributários, logísticos e energéticos".

Observou que o governo aprendeu, quando reduziu tributos para o setor automobilístico, durante a "crise" de 2009, que pode desonerar sem haver perdas, porque há aumento de produção e consumo.

Parte 4 - Final



Cortou logo uma interpretação equivocada das propostas defendidas na reunião do G20 feita por Heródoto Barbeiro, que fala em cortes de gastos públicos. Esse é um remédio para os países desenvolvidos, explicou Dilma, porque suas dívidas líquidas atingiram patamares que fogem ao controle. Não é o caso do Brasil, nem da maioria dos países emergentes. "Seria solidariedade burra tomarmos o mesmo remédio".

"Somos um país com as menores dívidas líquidas sobre o Pib" no mundo.

*

Análise rápida: Dilma conseguiu criar um ambiente muito mais leve e descontraído do que o candidato Serra, o qual chegou a hostilizar, gratuitamente, o apresentador do programa, Heródoto Barbeiro. Dilma enfrentou questões bem mais difíceis com muito mais serenidade e equilíbrio. Sua linguagem está ficando mais simples e direta. Está aprendendo rápido, enfim. E tudo isso mantendo a sua característica de responder tudo com um tremendo embasamento técnico e estatístico, e sem recair no tom irritantemente professoral de José Serra.

2 comentarios

Paulo Henrique Campos disse...

Olá Miguel, por favor corrija essa frase: "Dilma afirma que se compromete a reduzir os investimentos para zero". O que ela disse foi que achava que os (impostos sobre) os investimentos deveriam ser reduzidos a zero.
Abraços.

Miguel do Rosário disse...

já corrigi, valeu!

Postar um comentário