17 de junho de 2010

Óleo na #CaravanaDigital

O blogueiro teve a oportunidade de assistir, ontem pela manhã, as palestras de Marcelo Branco, coordenador da campanha da Dilma nas redes sociais, e de Ivana Bentes, professora da UFRJ, entusiasta eleitora de Dilma Rousseff. Foi a edição carioca da #caravanadigital.

Branco discorreu sobre a história e o significado da internet nos dias de hoje e deu muitas dicas sobre a militância política na rede. Cito apenas uma que me vem à mente agora: o militante virtual deve ter bom senso de não ser intrusivo, ou seja, não invadir comunidades não-políticas ou marcadas pelo partidarismo do grupo adversário.

Também observou que os partidos devem usar estratégias mais criativas para atrair a juventude. "Não adianta convidar para a reunião de quinta-feira".

Ivana Bentes falou sobre o surgimento de novas formas de militância, fora dos partidos. Segundo ela, há uma multidão de pessoas que apóiam Dilma, apóiam Lula, e querem participar da vida política nacional, mas não necessariamente através dos partidos.

Entretanto, o secretário de Comunicação do PT do Rio, Juarez Barroso, que também compunha a mesa, fez uma discreta mas eficaz defesa da importância da atuação partidária, sobretudo nas áreas periféricas, provinciais, em virtude da grande capilaridade do partido, com presença de núcleos em toda parte.

Comente!