15 de junho de 2010

Sensus: Dilma amplia vantagem em Minas Gerais


Do Jornal O Tempo

Ultrapassagem
Dilma Rousseff tem 37% contra 32% de José Serra

A nova pesquisa Sensus também traz os números da disputa presidencial. Ela mostra a consolidação da candidata do PT, Dilma Rousseff, sobre seu principal adversário, José Serra, do PSDB. Dilma aparece com 37,3% contra 32,1% de Serra. Considerando a margem de erro de 2,5 pontos percentuais, a petista mantém a dianteira – mesmo que por dois décimos – em sua pior estimativa contra a melhor do tucano.

A candidata do PV, Marina Silva, aparece com 7,3%. Outros 20,6% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou nulo ou se disseram indecisos. Os demais oito concorrentes à Presidência não ultrapassaram a marca de um ponto.

O levantamento anterior, de maio, apontava empate técnico entre Dilma e Serra. A diferença ntre eles, que era de um ponto percentual em favor da ex-ministra, cresceu para 5,2.

Provando que a população já conhece sua candidatura, a petista lidera também no cenário espontâneo. Ela recebeu menção de 24,3% dos eleitores contra 18% de Serra e 4,2% de Marina. No entanto, 44,5% disseram estar indecisos ou pretendem votar em branco ou nulo.

Na simulação de segundo turno, porém, o tucano mantém a liderança, mas com valor inferior à margem de erro. Ele aparece com 41,7% e a petista, com 40,5%. (Da Redação)

*

Minas. Sensus mostra o senador com 49% contra 20% do governador

Hélio Costa tem 29 pontos de vantagem sobre Anastasia

Pelo levantamento, tucano ainda sofre com alto índice de desconhecimento

Da Redação

O senador Hélio Costa (PMDB) lidera com folga a corrida para o governo de Minas, com 29 pontos percentuais à frente do governador e candidato à reeleição Antonio Anastasia (PSDB). É o que indica a nova pesquisa realizada pelo instituto Sensus que foi encomendada pelo Partido da República (PR).

De acordo com o levantamento, o peemedebista tem 49,5% das intenções de voto contra 20,7% do tucano. O candidato do PV, deputado José Fernando Aparecido, aparece com 3,9%, enquanto outros 25,9% seguem indecisos, pretendem votar em branco ou anular. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

A comparação com a sondagem anterior, publicada no mês passado, revela que a distância entre os principais candidatos ao Palácio Tiradentes aumentou. Há um mês, o senador tinha 35,3% da preferência do eleitorado, e o governador, 22,7%. Ou seja, enquanto Hélio Costa cresceu 14,2 pontos, Anastasia perdeu dois pontos.

O senador também lidera a pesquisa na categoria espontânea e na simulação de segundo turno.

No primeiro caso, em que a lista de nomes não é apresentada ao eleitor, o candidato da base aliada do presidente Lula foi mencionado por 21,1% dos entrevistados. O postulante do ex-governador Aécio Neves foi lembrado por 12,2%. Porém, mais da metade do eleitorado (56,6%) continua indecisa ou promete votar em branco ou anular o voto.

Já na projeção para uma disputa em segundo turno, a vitória seria de 54,6% do peemedebista sobre 22,3% do tucano.

Limite. O Sensus também questionou o eleitor sobre o limite de sua intenção de voto. Nos quesitos, os resultados também foram negativos para Anastasia. Ele tem os maiores índices de rejeição e de desconhecimento. Dos entrevistados, 36,2% disseram que não conhecem o governador. Outros 19,3% informaram que não votariam no tucano, valor apenas 3,9 pontos acima da rejeição de Hélio Costa.

O senador do PMDB é o único candidato em quem votariam 27,3% dos entrevistados. Já o governador é a única opção de 16%. Das pessoas entrevistadas, 41,9% afirmaram que podem votar em Costa, enquanto 19,3% consideram a opção de votar em Anastasia.

Dados técnicos
Coleta. O instituto Sensus realizou 1.500 entrevistas em 53 município de Minas Gerais nos dias 10 e 11 de junho. Os números de registro da pesquisa são 34.286/2010, no TRE-MG, e 14.772/2010, no TSE.

Publicado em: 15/06/2010

4 comentarios

jozahfa disse...

Ontem à noite, o ex-governador Aécio Neves veiculou algumas propagandas na TV, em horário nobre, em prol de seu sucessor e candidato Antônio Anestesia, como o pessoal o chama por aqui. Não prestei muita atenção, mas fiquei pensando no porquê ele pode e o Lula não pode.

Vera Pereira disse...

Danou-se! Rio e MG dilmaram. Resta ver como está em SP. Ouvi falar num tal voto Dilmin. Será? Considerando que Alckmin não é aliado do Serra, pode ser o enterro político dessa peste.

Anônimo disse...

Fudeu de vez, dirá Zé Qeda.

Mas, a estas alturas, no sufoco, o resta de mídia oligárqica no Brasil, já se deu conta, entao, antes de ficarem feinhos na foto, passam a dar certa vez a DIlma.

Pensei no artigo do Leandro, sobre o Maranhao dos Sarney.
Qdo me apresento, digo de cara q sou de esqerda, petista e Lulista, necessariamente nesta ordem, mas nao vou c/ o PT-MA, nao desta vez.

Lula sabe q, sem o PMDB, de qlqr canto, poe em risco o projeto petista na candidatura Dilma, e isso vale ma MG + MS + RS + SC + PR + SP + MA + PA + qlqr canto do Brasil.

O heroísmo do PT maranhense, merece reconhecimento de todos - horroso e lutador, mas ... c/ Dilma o Sarneyismo definhará. Nao agora, no Governo Lula.

Entao, paciencia.

As coisas nao podem ser só ideológicas, qdo a governabilidade entra em qestao.
Jamais engolía Mangabeira Unger, aqele idiota q Lula engoliu (trocadilho besta?hehe).
Nunca me desceu a goela, E. Lobao + H. Costa (e Lula adora a gestao Patrus), + R. Stephanes + Jobin e Meireles, mas ... Lula ensinou aos afoitos de plantao, q o Brasil do dia a dia nao é o da mídia corrupta, ddaí ...

Dilma é DIlmais.

Inté,
Murilo

reginaldo gadelha disse...

Miguel, conte a seu público o endereço; www.gentequemente.com.br
Lá eles vão tomar contato com as peripécias da dupla lulla-dilma.
Vc tem peito p isso ?

Postar um comentário