28 de junho de 2010

A eterna campanha midiática contra o Mercosul

Não foi gratuitamente que Serra afirmou que o "Mercosul é uma farsa". A direita brasileira, que é a mais burra do planeta, prega continuamente contra a política comercial de aproximação com nossos vizinhos. Qualquer mísero probleminha comercial, que são inevitáveis, e que tendem inclusive a crescer quando se amplia o fluxo de comercio, é tratado como uma hecatombe geopolítica que mereceria, no mínimo, o rompimento das relações diplomáticas e quiçá uma declaração de guerra.

Estou exagerando, mas é por aí mesmo. Lembram que há poucos meses, o Estadão iniciou a enésima campanha contra o Mercosul porque a Argentina teria imposto uma nova barreira contra alimentos brasileiros que tem concorrentes no país? Pois é, o jornal voltou à carga. Em editorial desta segunda-feira, ataca o Mercosul novamente; somos informados, todavia, que aquela barreira não passou de "instrução informal" aos empresários argentinos para que não importassem produtos alimentícios do Brasil que já fossem produzidos no país.

EUA e Europa impõem severas, rigoríssimas, barreiras, comerciais ou não, a qualquer produto brasileiro que tenha similar em seus países, e nunca veremos nossa mídia pregando retaliação comercial ou uma política externa mais agressiva para com esses países. Enquanto isso, a Argentina, principal compradora de nossos manufaturados, é tratada com a soberba de um aristocrata que, por viver apenas de renda, despreza o mundinho burguês onde se ganha dinheiro exportando autopeças e maquinários.

1 comentário

Heitor Thury disse...

Talvez para o Sr. Serra o único acordo comercial que sirva para o Brasil seja uma Alca, para as empresas dos EUA fazerem no Brasil o mesmo que já fazem no México. É por essa e por outras que essa eleição já está perdida para ele.

Postar um comentário