7 de junho de 2010

Os babados do dia

O dossiê fantasma ainda é notícia nesta segunda-feira, para delírio dos críticos pósmodernos. Imagino-me numa exposição inteiramente nua. Sem nada nas paredes, nada no chão, nada no teto. Zanzo um pouco por ali, depois me dirijo à saída e pego um folheto, onde se lê: Essa exposição se propõe a criticar o vazio da existência. Não há nada exposto, de forma a excitar a imaginação do espectador.


Como de praxe, porém, o patrocínio para a exposição é alto.  E a polêmica, aguda. A imprensa está sem assunto. Além disso, serve para manter uma agenda negativa pesando sobre Dilma, em vez de dar espaço a análises autenticamente eleitorais ou políticas.

Essa notícia sobre o afastamento de Pimentel é outra misteriosa instalação artística. Não sabemos se é apenas o extintor de incêndio, ou uma importante obra prima. A teoria mais plausível é que Pimentel será candidato ao Senado mineiro (ou ao governo estadual) e seu afastamento da campanha de Dilma acontecerá naturalmente, em virtude da intensificação de sua agenda.

*

O Noblat nos brinda hoje com uma coluna do tipo "mondo cane", cheio de alusões sinistras à dossiês novos e antigos. Como de costume, todavia, traz apenas fofocas, sem provas, sem fontes, sem fatos novos. Baixaria pura.

*

De qualquer forma, a roda está girando e Lanzetta não parece satisfeito na condição de caça. A situação começa a se esclarecer, mas o objeto que emerge da escuridão é tão negro e viscoso que não se consegue distinguir o que seja. Ou antes, custa acreditar. Serra tentou mais um de seus golpezinhos sujos. O tal Onézimo Souza é homem dele, de Serra. Trabalhou com ele na época em que Serra era ministro da Saúde do governo Fernando Henrique Cardoso, e havia montado um grupinho de espionagem dentro do ministério.

É incrível como a imprensa blinda Serra. Ninguém lembra o assunto. Alguns colunistas, como Jânio de Freitas, fazem alusões, mas não sai nada em matérias. Se fosse alguém de Lula, os jornais viriam cheios de infográficos coloridos, com fotinhas de todo mundo, setas ligando uns aos outros. Também é impressionante a falta de curiosidade quanto às denúncias apuradas pelo premiadíssimo repórter Amaury Ribeiro.

Tentou-se uma armação. Queriam que Lanzetta ou algum petista aceitassem os serviços de Onézimo, que pediria para pagarem seus honorários em dinheiro vivo em tal dia e hora. Quando fossem fazê-lo, surgiriam policiais e jornalistas de todos os lados. A história ocuparia o noticiário por meses a fio, comprometendo seriamente a imagem e a candidatura de Dilma Rousseff.

Se estão fazendo esse escândalo todo com um dossiê não existente e com um araponga não contratado, imaginem o que não fariam se Lanzetta se dispusesse a pagar para ver?

*

Entretanto, a notícia mais importante do dia apareceu na Folha, dando conta que a base política de Aécio Neves em Minas Gerais não parece disposta a aderir à campanha de José Serra.

*

A ansiedade do mundinho político hoje é saber se o PT mineiro irá aceitar pacificamente a candidatura de Hélio Costa para o governo de Minas Gerais. O acordo no estado é fundamental para consolidar a aliança a nível nacional. É extremamente doloroso para o seção regional do partido, da mesma forma como também o é no Maranhão, ao apoiar Roseana Sarney. Mas é o preço para enfiar mais uma estaca de madeira no peito do vampiro.

*

Interessante esse texto do Fernando Rodrigues, na Folha, apontando para o vácuo de poder criado no PT com a saída de Dilma. Ele só esqueceu de fazer a conclusão óbvia. A grande liderança do partido será a própria Dilma. Ela tem agido mineiramente nas últimas semanas, ou seja, de forma bastante reservada, mas não se pode subestimá-la por causa disso.

8 comentarios

Anônimo disse...

"Se fosse alguém de Lula, os jornais viriam cheios de infográficos coloridos, com fotinhas de todo mundo, setas ligando uns aos outros."

Excelente idéia, Miguel! será q vc não poderia nos brindar com um infográfico sobre o artigo q saiu no Azenha "Correio Braziliense: Na Saúde, Serra multiplicou gastos com empresa de ex-agente do SNI"? estou com dificuldade para acompanhar tantos nomes e tramas do ZéLadeira. Enfim, seria maravilhoso se vc fizesse um info, até com fotos.
Desde já, agradeço e aguardo ansiosa!

Anônimo disse...

Kd vc que não deu as caras no twitter,,,se estás com a sua família, diga isso,,que o povo saiba dos seus afazeres ligados à maternidade até hoje

http://www.advivo.com.br/node/71383

Este link é sobre a importância de se cadastrar no Luis Nassif Online,,ele não está mais no PIG (Portal de Internet ou Imprensa Golpista)

Grato,
IV Avatar

http://www.josecarloslima.blogspot.com

Anônimo disse...

Desculpa,,este comentário no feminino era para a Dilma Rousself

IV Avatar

Anônimo disse...

Eles se ferraram com a cilada do dossiê, pois o Lanzetta não caiu na deles.
Mas isso foi o suficiente para o Civita atingir o orgasmo, daí o show de mentiras através da dobradinha Veja/Globo

Paulão

Anônimo disse...

Em MG a base aliada não se dividiu
Duvido muito que os mineiros deixem de votar na Dilma, que nasceu em BH e foi presa pela ditadura e torturada em MG, para votar numa figura bizarra tipo o Serra

Ana Maria

Anônimo disse...

Antes q chegue por aqí tmbm, a reqentada lorota do seu Azenhenhém, da tal MOVUCA, deixo meu ponto de vista:

Me lembro q, logo q o sr Azenhenhém montou seu cyber boteco, torcamos email curtos, onde ele me perguntava se eu tinha blogue e se qeria participar do seu MOVUCA - noutras palavras, o mesmo q isso q ele propoe agora.

1 - Nao tenho blogue, mesmo participando de muitos, mesmo sendo convidado a fazer parte de muitos, mesmo já tendo participado de alguns.

2 - Nao concordo c/ essa pseudo iniciativa "progressista". Qem tem esses nomes, da nova centro direita brasieleira em seu elenco, nao vai ter meio apoio integral NUNQINHA da silva.

2 - Apoiarei qlqr iniciativa democrática mas, desde q seja definida como de esqerda antes de tudo.

3 - Discordo de qlqr iniciativa q, qerendo ou nao, cheira a "cadastro", seja ela a do seu Azerêdo, o papai Mensalao original, aqele q se tenta esconder, pois desnuda a trama macrabra: Tucanos + DEMos + Dantas ou do seu Azenehenhém, nova centro direita jornalística tupiniqim (como já disse).

4 - O melhor de tudo o q a net oferece, é a certeza ser a nova e livre - em tudo.

Essa txurma, é composta por ex Der Göbbels q, ao tomarem 1 pé na bunda, abrem cuyber boteco "independente" e se arvoram como qlqr coisa até nos atraírem, desde q passemos a ser sua nova "audiência", de preferencia, cativa.

Craro, Eduardo é bicao da festa, já q vive a tricotar c/ eles, e eu sempre detestei essa postura (já escreví isso a lá).

3 - Cabe entao, enfiar aí outro q eu nao engulo tmbm, Lui$$$ nAS$$$IF - outro brigadinho, no caso dele, c/ os tucanos de SP. Este é Aécio NEVER até o talo, e assumido.

Creio firmemente q, na 1ra oportunidade, essa cambada de oportunistas vai desancar a Dilma, como andaram fazendo contra Lula, há certo tempo atrás.

Resumo: tô fora, e vou ralar contra.

Inté,
Murilo

Ines Ferreira disse...

Miguel,

O PT também dá umas vaciladas, como ter encontro com um araponga (mesmo, como alega o Lanzetta, que tenha sido marcado pelo araponga)que é mais manjado que a peste, e tido como homem do Serra. Tava na cara que era cilada para cima do PT, como eles fazem em todas as eleições. Acho que eles tem que ficar alertas que vem chumbo grosso por aí. O pessoal está desesperado com as pesquisas. Vão tentar de todas as artimanhas para denegrir a imagem da Dilma.

Ines Ferreira disse...

Miguel,

Acabo de entrar o blog do Azenha e ele está propondo um Encontro dos Blogueiros Progressistas. Está aberto a sugestões, e como você é nosso representante dos blogs cariocas, e tem idéias ótimas, que tal enviar para ele. E claro, fazer parte de Encontro Histórico que tem tudo para bombar.

Postar um comentário