30 de junho de 2010

Serra: "Cortamos o gasto com leite em São Paulo em mais de dois terços"



Assistir a uma entrevista com Serra, como esta para Miriam Leitão, é algo ao mesmo tempo divertido e estarrecedor. Divertido porque testemunhamos alguém que se esquiva de qualquer questão mais concreta. Código florestal, escolha do vice, corte de gastos, Banco Central, o tucano tergiversa sobre tudo. Em geral, usa expressões idiotas, como "tem que trabalhar direito".

É engraçado também observar como ele tropeça no próprio rabo. Ao criticar as indicações políticas, ele afirma, por exemplo, que as escolhas serão "suas". Dá a entender que ele, Serra, será o único indivíduo com poder no Executivo. Ao esnobar a indicação política, Serra revela um centralismo doentio, e sugere que os partidos com os quais se aliou não tem competência para indicar nomes adequados para os milhares de cargos que, em virtude da alternância de poder, terão que ser necessariamente preenchidos. É ridículo ainda que ele não considere uma nomeação pessoal sua como uma "indicação política".

Serra vem repetindo, em toda entrevista, que chegou a nomear, para um carguinho no Ministério da Saúde, quando era titular da pasta, um "petista". Fala como se houvesse nomeado um corintiano para o cargo de diretor de um departamento do Palmeiras. É tão burro que revela que "não sabia" que ele era petista. Ora, se não sabia, então a sua isenção não está configurada, porque somente se soubesse, efetivamente, que a pessoa era petista e o tivesse, mesmo assim, indicado para o cargo, aí sim poderia dizer que é uma pessoa não-sectária.

Lula, por exemplo, quando nomeou Meirelles para presidente do Banco Central, sabia muito bem que se tratava de um tucano de carteirinha, e mesmo assim o indicou para um dos cargos mais importantes da República.

*

A parte da entrevista que me estarreceu, todavia, foi quando Miriam perguntou onde o governo poderia cortar gastos. Serra enrolou um pouco, e acabou revelando (aos 21min:18seg) que, em São Paulo, conseguiu cortar os gastos com leite em mais de dois terços, apenas mudando a "metodologia". Imagino que tipo de metodologia é essa: servir leite de pior qualidade para as crianças pobres de escolas, creches e hospitais. O incrível é que ele diz essas coisas com orgulho. Será que ele acha que ganhará votos e admiração quando revela que seu governo reduziu brutalmente os gastos com leite para as crianças do estado?

*

E termina, como de praxe, de maneira vulgar, monótona, convencional, repetindo bordão de campanha.

8 comentarios

Vera Pereira disse...

Já imaginou o Serra enfrentando um debate com Dilma sobre "gastos públicos"? Sobre investimentos do Estado? Ela liga a metralhadora giratória e arrasa com o Serra em 2 minutos. E só o fará em trinta segundos quando se acostumar a ser mais concisa e perceber que não precisa gastar tanta energia para pôr no devido lugar um despreparado como o Serra -- este sim, um posta da mídia.

Sergio Telles disse...

Esperemos que os mais pobres cortem também em 2/3 a intenção de votos no PSDB depois dessa revelação: o problemanão é cortar gastos, é sempre procurar gastar melhor:seria interessante se dissesse q compra 3 vezes mais leite com o mesmo dinheiro, mas não... cortou o gasto, afetando qualidade e provavelmente tb a quantidade de beneficiários. Afinal pro PSDB, como já foi dito, os mais pobres são pessoas que invadem SP e pioram a qualidade da educação, na lógica xenófoba deles merecem ser mal tratadas pra ver se voltam de onde vieram.

Miguel do Rosário disse...

É mesmo um poste da mídia, Vera e Sergio.

Se não o fosse, a mídia exploraria essas declarações até acabar com ele. Imagina se fosse Lula que tivesse cortado os gastos com o leitinho das crianças.

É um cara de pau.

Deu 458 milhões de reais para empreiteiras, por conta de dívidas de 20 anos atrás. Nem quis contestar na justiça, como todo governo faz.

Na hora de cortar alimentação infantil, ele e Kassab não pensam duas vezes.

Heitor Thury disse...

Caro Sr. Serra, fazer economia cortando benefícios é a coisa mais fácil que existe, quero ver cortar os gastos mantendo benefícios, apenas com o remanejamento de dinheiro público, refazendo as logísticas, modificando a alocação de estoques e, principalmente, eliminando a burocracia e os desvios de dinheiro.

Antonio Carlos disse...

Não nomeu ninguém com carteinha partidaria?

E o Paulo Renato? E o Aloysio Nunes?

Anônimo disse...

Acho que a autora do texto não é de São Paulo, por isso não conhece a história.

No governo martaxa da perfeitura de SP havia muita roubalheira e o Leve Leite, iniciado na gestão Maluf, custava R$ 10 o quilo para os cofres públicos. E só atendia os alunos em períodos escolares.

Entrou o Serra na prefeitura, viu que tinha malandragem petista na história e o que ele fez? Renegociou. Diminuiu para R$ 6,50 o quilo e ainda permitiu que as crianças ganhassem o leite durante as férias, pois elas comem 12 e não 9 meses ao ano.
Ainda depois melhorou a qualidade do leite e as crianças começaram a receber leite Ninho. O PT até entrou na justiça para atrapalhar mas felizmente não deu certo.

Foi isso que o Serra quis dizer.

Miguel do Rosário disse...

Prezado anônimo, nem vou discutir contigo, porque sei que é inútil. Nem vou entrar no mérito sobre a verossimilhança de um prefeito reduzir em 2 terços o gasto com leite e ainda estende-lo por mais 3 meses. Sei que é mentira, mas tudo bem. O que nem voce poderá negar, todavia, é a burrice do candidato afirmar que cortou gastos no leite e sequer se preocupar em explicar direito isso.

Anônimo disse...

Puxa! Parabéns Vampiro! Não usou nenhuma vez a indefectível expressão: TROLOLÓ PETISTA! Gostei ! kkkkkkkk

Postar um comentário