24 de junho de 2010

Ricos seguram Serra; não vai durar

P.02) E se a eleição para Presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes, em
quem o(a) sr(a) votaria para Presidente?





O único segmento social onde Serra ganha são eleitores com renda familiar superior a 10 salários mínimos (mais de 5 mil reais / mês). Não é bom sinal para o tucano, visto que a grande maioria da população é pobre. Dilma ganha com 10 pontos de diferença (40% X 30%) entre aqueles que ganham de 1 a 2 salários e de 8 pontos (40% X 32%) entre os que ganham de 2 a 5 salários. Entre os barnabezinhos que ganham até 1 salário, Dilma abre 5 pontos de diferença (38% X 33%) sobre Serra; mas nesse grupo ainda há muita desinformação sobre quem é a candidata e a tendência é que votem em Dilma assim que forem informados que "o cara" a apóia.

De qualquer forma, é impressionante a vantagem de Serra no andar de cima (43% X 25%). Explica a postura irritada dos jornalões e seus pitbulls.

Outro elemento interessante é o classismo explícito do eleitorado de Marina. A verde não está conseguindo se tornar conhecida ou popular entre os mais pobres. Seu público se torna cada vez mais elitizado. Ela tem 18% entre os que ganham mais de 10 salários. Conclusão: Marina está tirando votos sobretudo de José Serra.

Obs: Neste post e nos dois abaixo, eu usei o cenário 1 do Ibope, onde todos os candidatos são apresentados. Neste cenário, Dilma leva vantagem em relação ao cenário com apenas ela, Serra e Marina. É sintomático que a mídia tenha se agarrado apenas a este último, que mostra uma diferença um pouco menor entre o tucano e a petista.

Comente!