3 de outubro de 2004

Hoje é dia de eleição. Não sei em quem vou votar. Bittar ou Jandira. De qualquer forma, César Maia vai ganhar... O César Maia, a quem eu já fiz duras críticas em meus artigos, sobretudo pela desnecessária truculência da guarda municipal contra os camelôs, pode vir a constituir uma peça importante no tabuleiro político do país pós-eleições. Isso caso ele se coloque ao lado da ala progressista do PFL, reduzindo a influência daquele azedume encarnado em gente, Jorge Borhausen. César Maia tem bom trânsito em Brasília e com Lula, e essa relação só tende a melhorar depois das eleições, em que ele apoiou decididamente os candidatos petistas Lindberg Farias em Nova Iguaçu e Godofredo Pinto em Niterói..

O importante é que a esquerda ganhe espaço no país. E que o povo dê mais um passo na direção da educação política. Não adianta um presidente bom. É preciso que o prefeito seja honesto e competente para que o desenvolvimento real chegue ao cidadão, sobretudo às comunidades carentes.

A figura de Lula sairá muito fortalecida após essas eleições, o que já era esperado. O grau de surpresa será dado pela oposição. Quem vai crescer mais? PSDB? E que tipo de PSDB? Serão bons administradores? A história dirá.

Enquanto isso, o povo espera nas filas, desconfiado, atento, alegre e pronto a mudar de opinião de acordo com os ditames de sua consciência. O povo sabe entender contradições. Quem não sabe é o intelectual. Ou alguns dentre eles.

Viva a democracia!

Comente!