8 de maio de 2005

A guerra fria não terminou

O aniversário da rendição total alemã aos exércitos aliados, na II Guerra Mundial, ocorrida por ocasião da entrada do exército soviético em Berlim, despertou na imprensa mundial, aqui representada pelo jornal O Globo, uma rançosa e anacrônica interpretação ideológica dos acontecimentos.

O Globo, repetindo pensamentos conservadores oriundos dos Estados Unidos, deu ênfase às mortes ocorridas quando os soviéticos dominaram metade da Alemanha e grande parte do Leste Europeu. Autoridades norte-americanas, mais uma vez, procuraram denegrir o prestígio histórico da Rússia, que foi, ela sim, a nação mais atrozmente destruída pelos exércitos de Hitler - com mais de vinte milhões de baixas - e a primeira a inflingir uma severa derrota militar aos nazistas.

A ascenção do comunismo após a II Guerra se deve não somente à ofensiva russa. Dentro dos países do Leste Europeu, o proletariado estava fortemente organizado e existia, em todo mundo, um chamado irresistível, um sonho que parecia próximo, às massas oprimidas por séculos, para conseguirem acesso a um sistema de educação e saúde que, sem o socialismo, nunca iriam alcançar.

Se o socialismo trouxe malefícios às liberdades individuais nos países onde se instalou, esse foi o preço, terrível, mas necessário. A consolidação da democracia norte-americana também foi terrível, também envolveu muitas mortes, com a Guerra de Secessão do final do século XIX e, no entanto, pensa-se hoje, com razão, que foi um conflito essencial para o estabelecimento das bases sociais em que se assentou a grande nação americana.

Os japoneses causaram doze milhões de mortes na China durante a II Guerra Mundial, e Mao é que o vilão? Mao Tsé Tung, artífice principal da revolução chinesa, salvou esse grande país de um implosão política, social e econômica que o fragmentaria em dezenas de nações miseráveis, vulneráveis e submissas às potências ocidentais, e o recolocou numa trilha digna e hoje todos respeitam a China como uma nação poderosa, rica e orgulhosa de si mesma.

Portanto, nesse momento em que se festeja a rendição dos nazistas, em maio de 1945, que não se tente usar a comemoração para diminuir o heroísmo inaudito dos povos soviéticos que souberam dar muito bem, à agressão alemã, a única resposta que os seguidores de Hitler entendiam e respeitavam: uma esmagadora e definitiva vitória militar.

E os russos eram um povo revolucionário. Camponeses que, durante séculos, haviam sido tratados como semi-escravos de uma aristocracia ociosa, corrupta e decadente, agora estudavam engenharia nas universidades do Estado. A mesma coisa com os chineses. E foi essa referência revolucionária que obrigou as elites americanas, por exemplo, durante o governo de Roosevelt, nos anos 30, a realizar profundas reformas para melhorar a situação dos trabalhadores. Na Europa, o proletariado começou a ser tratado, senão com respeito, pelo menos com um profundo temor em relação a seu potencial revolucionário e deu-se a preferência a conceder-lhe de bom grande os benefícios que merecia, antes que ele, o proletariado, o arrancasse à força.

Comente!