7 de junho de 2006

Os provocadores voltaram

A história dos movimentos sociais, desde seus primórdios, nas primeiras décadas da era industrial, sempre foi farta de provocadores. Quem são os provocadores? São lideranças com talento e ambição, mas narcisistas e impacientes.

O provocador é sobretudo um tipo psicológico. A denúncia mais inteligente, consequente e atual das dificuldades naturais do movimento trabalhista está na peça e filme Eles não usam Black Tie, de Giafrancesco Guarnieri. Vale a pena ver esse filme. Lá está o provocador, o traidor, o egoísta, e o sindicalista responsável.

Muitas vezes, quando vejo auditores fiscais que ganham 12 mil reais por mês e trabalham 4 horas por dia fazendo greves repetidas, penso que estamos diante de provocadores e oportunistas.

Entender os movimentos sociais implica respeitá-los. E respeitá-los implica tratá-los como cidadãos ou grupos sociais que possuem cidadania e, por isso, estão sujeitos tanto à proteção da lei como sob sua guarda. Digo, são obrigados a respeitar a lei. Sobretudo as leis do convívio democrático.

A tentativa patética da imprensa de associar, exageradamente, os erros de Bruno Maranhão, um provocador irresponsável, ao PT, são naturais. O PT é um partido grande. Ligado aos movimentos sociais. Mas é o MLST não é um segmento relevante dos movimentos sociais. Mostrou-se, com a baderna vista nesta terça-feira, imaturo politicamente e estranhamento ingênuo em relação às possíveis consequências negativas eleitorais do ato. Ou seja, é extremamente contraditório que uma entidade como essa tome iniciativa de patrocinar um ato que, obviamente, traria resultados políticos negativos para os movimentos sociais como um todo, e por extensão, para os partidos de esquerda e para o PT.

O que importa, porém, é termos consciência disso, nos posicionarmos criticamente perante aos fatos, mantendo nossa opinião e cobrando a defesa da democracia. Sem deixar que a influência fascistóide da oposição direitista e da cretinice da extrema-esquerda provoquem o retrocesso político e ideologico no país.

Os movimentos sociais são vários, são imperfeitos, são incontroláveis. Devem ser respeitados, ou seja, devem receber terras, crédito e palavras de apoio. Quem quer ser respeitado, deve respeitar também. Devem, portanto, respeitar a sociedade, pactuando com a democracia e as antigas leis de convivência social.

Movimentos sociais também erram. Seus líderes também podem ser presos, ter direito à defesa, serem julgados e condenados . Os movimentos sociais no Brasil têm uma tradição pacífica, à diferença do que ocorre em muitas outras partes do mundo. Não podemos perder isso.

3 comentarios

Marco Aurélio disse...

Miguel

Claramente podia se perceber que pessoas não ligadas ao campo estavam infiltradas no “movimento”. Vi uma mulher destruindo terminais de computadores com aparência de universitária “patricinha”. Ela só deve ter visto mato, no canto do meio fio ou pela televisão. Pessoas do campo estão acostumadas a produzir, plantar e construir e não a destruir e depredar.
Campo, só se for de batalha!

Um abraço

Marco Aurélio

Anônimo disse...

Miguel, gostaria de desabafar...
Como eu estou de saco cheio de ouvir tanta noticia ruim!!!! O que eu mais vejo é pessimismo, tanto da diteita(que diz que nada vai mudar) quanto da esquerda. Nem quando Lula foi eleito, a desgraça cessou... Por mais que tenhamos um governo mais responsável que os outros e um povo diferente, em constante mudança, parece que nossa classe formadora de opinião quer mais é que o Brasil se foda, que todo brasileiro vá parar no paredão, junto com o Lula, afinal brasileiro é um animal e devemso nos espelhar nos moldes europeus de decência. Cansei dessa prepotência dessa elite que está aliada também aos nossos intelecualóides. Cansei dessa esquerda irracional, burra e idota.
Quero ver um Brasil mais otimista e com um povo ainda mais atuante. Quero que a nossa imprensa morra de raiva, que os "pulitiCÚs" ACMs,Malufs Jeffersons e outros saiam de uma vez por todas do planalto.

E quero dizer que agora sinto uma mudança na cabeça do povo, no Brasil. E essa mudança é para melhor...

Anônimo disse...

Miguel, foi-me praticamente impossível entender o que moveu o MLST. Essa gente não sabe nem onde tem o nariz. Está sendo dirigida não só por despreparados como por lunáticos. Se não têm a menor noção do que são capazes seus liderados, os líderes do MLST e o próprio constituem uma ameaça a eles mesmos, além de a toda sociedade. Sobre a mídia, nem preciso dizer do asco por tentar atribuir a Lula e ao PT responsabilidade pelos atos dos malucos. Mas uma coisa é verdade: o PT precisa extirpar os fanáticos de suas fileiras. O partido não pode se dar ao luxo de errar. Abraço, Eduardo Guimarães

Postar um comentário